O HoloLens são os óculos revolucionários da Microsoft que prometem misturar realidade com hologramas. O TechTudo testou o aparelho durante a Build 2015 e conferiu como é usá-lo. No entanto, quais utilidades o HoloLens pode ter ao ficar totalmente pronto e chegar na sua casa? Quais atividades poderão ser revolucionadas? Veja nove coisas que ele é capaz de fazer ou mudar completamente.

Relembre as novidades da Build 2015

HoloLens prometem tornar hologramas presentes na vida dos usuários (Foto: Divulgação/Windows Phone Store)

1) Aplicativos

A Microsoft confirmou que os aplicativos universais chegarão também ao HoloLens. Isso significa que o usuário poderá fazer algumas das atividades para celulares na forma de hologramas. Entre as possibilidades podem estar, por exemplo, visualizar fotos no Instagram, acessar previsão do tempo, usar aplicativos de banco, notícias, entre muitas outras. Isso, no entanto, vai depender da disposição dos desenvolvedores de lançar seus serviços na plataforma e também, claro, da criatividade deles.

2) Jogos

O HoloLens deve fazer uma participação na E3 2015, no próximo mês, em Los Angeles, para demonstrar como os óculos podem ser usados para jogos. A Microsoft já apresentou um conceito de Minecraft interativo durante os vídeos de apresentação dos óculos inteligentes, mas algo bastante aguardado é uma possível integração com o Xbox One. Pode ser que a empresa crie funções compartilhadas entre o console e o HoloLens, fazendo com que o jogador tenha uma experiência mais imersiva nos seus games.

HoloLens pode ser utilizados para jogos como a versão holográfica de Minecraft (Foto: Divulgação/Windows Phone Store)

3) Filmes e TV

Já pensou em ter um telão gigante na sua sala sem precisar comprar um projetor e adaptar todas as instalações? Pois é isso que o HoloLens pode oferecer na sua versão final. A Microsoft já faz demonstrações dos aplicativos do Netflix e Xbox Video para o aparelho e mostrou como o usuário pode redimensionar a janela dos mesmos ou até pedir para que o aplicativo o siga pela casa. O mesmo pode ser aplicado a serviços como YouTube, Globosat Play e mais apps de streamings que ainda não tiveram o lançamento para o aparelho confirmado.

4) Modelagem 3D

A impressão 3D ganha cada vez mais adeptos no mundo e o HoloLens pode facilitar as criações do usuário. A proposta da Microsoft é que o usuário abandone o mouse e o teclado e possa manipular os objetos virtuais com as próprias mãos através do HoloStudio. Isso pode ser um grande avanço, já que atualmente é preciso conhecer softwares específicos e entender diversas configurações para criar os seus objetos tridimensionais.

5) Comunicação

... oft-holografia-windows-6.jpg" alt="HoloLens podem ser usados para ligações no Skype e até instruções (Foto: Divulgação/Microsoft)" height="360" width="695">HoloLens podem ser usados para ligações no Skype e até instruções (Foto: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft já garantiu que o Skype estará presente nos óculos inteligentes da empresa. Assim, é possível fazer chamadas de vídeos utilizando janelas holográficas onde estiver, sem ter que utilizar as mãos ou ficar parado enquanto conversa com alguém. Outra possibilidade é apenas chamadas por voz, já que o aparelho traz tanto um microfone como alto falantes embutidos.

6) Estudos

Os estudos de biologia podem nunca mais ser os mesmos. A Microsoft já fez parceria com universidades e centro de pesquisas para recriar o corpo humano em um holograma especial para o HoloLens. Com isso, é possível conferir com vários detalhes dos órgãos, tecidos, ossos e qualquer componente do ser humano. A novidade pode ser levada ainda para outra áreas, como engenharia, física, química, educação física, entre outros.

7) Instruções

Se você é daqueles que se confunde todo quando precisa trocar alguma peça ou montar o móvel novo, o sofrimento pode chegar ao fim em breve. A Microsoft pretende integrar o HoloLens ao Skype de forma que o usuário possa receber comandos e desenhos nas lentes dos óculos. O recurso pode ser bastante útil para mostrar qual parte específica de um móvel deve ser conectada com outra e onde isso pode ser feito, por exemplo.

8) Análise de projetos

HoloLens pode ser utilizados para experimentar projetos antes da produção de produtos (Foto: Divulgação/Microsoft)

Se você é um pequeno fabricante, um designer ou qualquer profissão ligada com o desenvolvimento de projetos, o HoloLens pode ser uma boa ferramenta para visualização da sua criação antes de produzi-las. O aparelho da Microsoft pode ser útil para verificar virtualmente como um objeto se adaptará em um espaço, permitindo modificações antes que este se torne real. Assim, será possível economizar custos na produção de um produto.

9) Robótica

Os robôs são alvos da imaginação e curiosidade humana há algum tempo e o HoloLens pode tornar a tecnologia mais amigável. Durante a Build 2015, a Microsoft demonstrou um pequeno ser robótico criado a partir de um Raspeberry Pi 2 que ganhou rosto e uma aparência mais amigável a partir dos óculos. Além disso, é possível utilizar até mesmo o comando de voz para dar ordens ao pequeno robô.

Veja, neste vídeo, imagens do Hololens:

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.