O Ministério da Saúde lançou um bot no WhatsApp nesta quinta-feira (26) para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus. A ferramenta consiste em um atendimento automático que responde perguntas do usuário de acordo com os números enviados no aplicativo de mensagens. A oferta de questões permite questionar como é transmitido o Sars-Cov-2 (vírus causador da doença), dá recomendações sobre como agir em caso de suspeita de Covid-19, ensina como se prevenir e desmente boatos sobre o coronavírus.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para acessar o bot, você deve mandar um “oi” para o número do WhatsApp do Ministério da Saúde (61) 9938-0031. Também é possível conversar com a instituição a partir do endereço direto da campanha: bit.ly/sauderesponde

Em seguida, uma resposta automática surgirá na tela do celular, com dez opções de temas sobre a pandemia, como transmissão e sintomas do coronavírus. Basta digitar o número referente ao assunto que você quiser, de um a dez, que as informações solicitadas serão disponibilizadas na conversa do WhatsApp. Os profissionais da saúde também contam com um tópico específico para orientação em casos suspeitos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disponibilizou, na última semana, um bot no WhatsApp para esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus. O recurso está disponível apenas em inglês, e funciona de forma semelhante ao atendimento automático do Ministério da Saúde no Brasil. O contato acontece ao conversar com o número 41 22 501 75 96 no WhatsApp. O bot da OMS, por exemplo, é capaz de informar o número de casos de coronavírus em nível mundial, e quantas mortes aconteceram até então.

Outras medidas do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde também dispõe outro número de WhatsApp para tratar exclusivamente o combate à desinformação sobre o coronavírus. O canal (61) 99289-4640 serve para verificar a veracidade de textos e de imagens que circulam em redes sociais.

Na luta contra o novo coronavírus, o Ministério da Saúde lançou neste mês figurinhas para WhatsApp. O pacote de figurinhas pode ser baixado por meio do aplicativo Sticker.ly, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). "Tamo junto contra o coronavírus", "lave bem as mãos", "desinfete objetos usados frequentemente" e "busque ajuda m�

... �dica" são exemplos de frases de conscientização nos stickers.

O aplicativo do Ministério da Saúde Coronavírus SUS, lançado no último mês, também busca desmentir fake news sobre a Covid-19 e auxilia cidadãos com casos suspeitos do novo coronavírus.

Coronavírus: como limpar o celular? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.