A pandemia do coronavírus (Covid-19) está sendo usada por criminosos para aplicar golpes e espalhar fake news na Internet. Para denunciar os casos, o streamer norte-americano Kitboga começou a desmascarar fraudes ao vivo em seus canais na Twitch TV e no YouTube. Nas lives, o influenciador procura serviços falsos que prometem a cura para o coronavírus e ajuda o público a não cair nos golpes. Na última terça (24), um de seus vídeos ao vivo atingiu 11 mil espectadores.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em uma de suas transmissões mais recentes, Kitboga utilizou um modulador de voz e se passou por uma mulher chamada Barbara Kendal. Sua estratégia foi se mostrar interessado em um suposto óleo essencial que seria a cura do Covid-19, e afirmar que gostaria de pedir uma encomenda para uma clínica no estado do Arizona, nos Estados Unidos. A golpista, que tinha voz feminina e se identificou como Anne, passou a responder prontamente às perguntas de Kitboga.

Ao mesmo tempo que leva entretenimento e bom humor para seus espectadores, Kitboga aproveita para explicar sobre os riscos desses golpes, que envolvem falsas curas do coronavírus e outras fraudes, e na maioria das vezes buscam extorquir as vítimas. Ele também faz alertas sobre fake news.

De quarentena? Veja os melhores games para jogar grátis durante o isolamento:

Como evitar golpes e fake news durante a pandemia do Covid-19

Os golpes e fake news são recorrentes hoje em dia, e não está sendo diferente durante pandemia da Covid-19. Mas algumas medidas importantes podem ser tomadas para evitar ser vítima de fraudes e compartilhar informações erradas sobre um assunto tão grave.

Por exemplo, ao receber uma notícia via Internet e redes sociais, é importante confirmar a veracidade do texto. Algumas atitudes rápidas, como conferir o link de domínio, realizar uma breve pesquisa no Google e verificar o selo de segurança do site que está compartilhando são medidas importantes.

Caso a dúvida permaneça, é possível procurar por plataformas nacionais especializadas em checar notícias suspeitas. Os portais realizam uma prática conhecida como fact checking, que analisa o quã

... o confiável pode ser um texto compartilhado na Internet. Vale destacar o "Fato ou Fake", que pode ser acessado pelo site G1, do Grupo Globo, e pela Agência Pública.

Computador não reproduz algumas lives? Veja dicas no Fórum TechTudo

Via Wired e TheGamer



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.