As principais notícias do WhatsApp em março abordam as tentativas de golpes no mensageiro envolvendo a pandemia da Covid-19 e como identificar correntes mentirosas. Uma das fraudes aproveita a repercussão do Projeto de Lei que prega auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais de baixa renda — fato verídico — para disseminar link malicioso que promete às vítimas um "coronavoucher" de R$ 200.

A chegada do Modo Escuro para Android e iPhone (iOS), no início do mês, também foi destaque entre os leitores. As brincadeiras para jogar em grupo ou com um só amigo também bombaram, grande parte para driblar o tédio da quarentena, que é recomendada por especialistas em saúde para minimizar a disseminação do novo coronavírus. Abaixo estão listadas as matérias mais populares sobre o WhatsApp em março.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Golpes com coronavírus

Antes de março chegar ao fim, pelo menos 19 golpes espalhados no WhatsApp usando o coronavírus já tinham atingido 2 milhões de pessoas, de acordo com especialistas da PSafe. O laboratório de segurança digital descobriu seis aplicativos maliciosos usados nessas empreitadas, que têm como característica em comum a promessa de algum benefício, usado como isca para direcionar o usuário para um link inseguro.

Além do falso programa "Auxílio Cidadão 2020", golpistas usaram o nome de grandes empresas para atrair vítimas. Um dos grandes exemplos foi o golpe que usava a Netflix prometendo assinatura de graça durante o período de isolamento social. Somente esta URL maliciosa recebeu mais de 1 milhão de acessos e compartilhamentos.

A quantidade de fake news sobre o novo vírus também foi grande. Uma pesquisa feita pelo dfndr lab, do PSafe, apontou que aproximadamente 42,5 milhões de brasileiros receberam ou acessaram notícias falsas sobre a Covid-19, veiculadas principalmente no WhatsApp. Para conter o problema, o mensageiro chegou a lançar um portal oficial exclusivo sobre o coronavírus.

2. Modo Escuro

Seguindo a tendência de vários apps, o WhatsApp adotou o Modo Escuro no Android e no iOS. O novo visual com tela preta foi liberado para todos os usuários, podendo ser ativado nas configurações do aplicativo.

O principal objetivo do dark mode é reduzir a emissão de luz azul, que atrapalha o sono, aumentando o conforto para olhar a tela à noite ou em locais pouco iluminados. Outra vantagem é que o esquema de cores escuras reduz o consumo de bateria, sobretudo em aparelhos com display OLED.

3. Brincadeira para WhatsApp

A terceira mais lida de março foi a matéria reunindo cinco jogos para brincar com os amigos no WhatsApp durante a quarentena. A lista engloba games famosos: Uno, jogo da velha, forca, Cidade Dorme e Detetive, todos com jogabilidade adaptada para o mensageiro do Facebook.

4. Filtros avançados de busca

Outra novidade introduzida pelo app foi a busca avançada com filtros. Com o novo recurso, a barra de buscas passou a exibir as opções de fotos, GIFs, vídeos, documentos, links e áudios, que podem ser selecionadas para reduzir a quantidade de arquivos retornados na pesquisa. A funcionalidade chegou apenas para usuários do sistema da Apple e, até agora, ainda não está disponível no Android.

5. Apps mais baixados de fevereiro

A notícia de que o WhatsApp foi o segundo app mais baixado do mundo em fevereiro — atrás apenas do TikTok — foi a quinta mais lida sobre o aplicativo de mensagens. A plataforma teve 96 mi

... lhões de downloads entre Google Play Store e da App Store, 42,4% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados são da consultoria Sensor Tower, que computou 113 milhões de instalações no TikTok. O Brasil foi responsável por 8,6% desse número, sendo o segundo país que mais baixou a rede social em fevereiro. Facebook, Instagram e Messenger completaram o top 5 de aplicativos mais instalados no período.

6. Corretor de texto

Um tutorial ensinando a colocar corretor de texto no WhatsApp recebeu bastante atenção dos leitores do TechTudo. A dica, que vale para iOS e Android, aproveita ferramentas nativas das configurações dos dois sistemas, dispensando instalação de outros apps.

7. Figurinhas do coronavírus

O Ministério da Saúde e o WhatsApp se uniram para lançar um pacote de figurinhas sobre o coronavírus. De caráter educativo, os stickers trazem informações sobre como evitar o contágio do vírus Sars-Cov-2, que causa a doença Covid-19.

A instalação deve ser feita por meio do app Sticker.ly, disponível para Android e iOS. A página do pacote de figurinhas (sticker.ly/s/6RWR1J) reúne desenhos com mensagens como "evite compartilhar objetos", "desinfete objetos usados frequentemente" e "cubra a boca e nariz ao tossir ou espirrar".

8. WhatsApp com senha

Proteger as conversas do mensageiro com senha também foi tema muito buscado no último mês. O tutorial com foco no WhatsApp Web ensinou a realizar o procedimento usando a extensão WA Web Plus, disponível gratuitamente para Google Chrome. Além de adicionar a camada de segurança, o plugin consegue esconder fotos de contatos e ver mensagens deletadas, entre outros recursos úteis na versão para PC do mensageiro.

Como usar o mesmo WhatsApp em dois computadores? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.