O Facebook mudou o design do aplicativo nesta segunda-feira (6). A nova interface, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), altera a posição da barra de atalhos — antes, ela ficava no topo da tela, mas agora está localizada no rodapé do display. Segundo o aviso exibido durante o primeiro acesso à rede social após a atualização, a proposta é que "essa alteração ajude você a navegar pelo Facebook mais facilmente".

A mudança, contudo, dividiu opiniões no Twitter. Na Play Store, usuários escreveram avaliações de uma estrela para o aplicativo, reclamando que a transferência das configurações para a barra inferior foi desnecessária. O redesign está disponível na versão 264.0 do Facebook, que foi liberada a partir de sexta-feira (3) aos poucos para os usuários.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Antes, os atalhos disponíveis no topo da página eram feed de notícias, Facebook Watch, grupos, notificações e menu lateral. Agora, a barra inferior apresenta três versões diferentes, de acordo com a conta cadastrada no aplicativo.

Uma das edições abriga os atalhos para o feed de notícias, lista de grupos, marketplace, notificações e menu lateral de opções. Já outra traz, além dessas opções, um ícone de pessoa para acessar o perfil de usuário. A mudança deixa o perfil da própria pessoa e a seção de compra e vendas da rede social em evidência com o fácil acesso.

O TechTudo conseguiu acessar essas duas versões da barra de atalhos em dois celulares com contas diferentes cadastradas. Independente do dispositivo em que o perfil era logado, era exibida sempre mesma edição da barra para o usuário. Isso indica que os diferentes designs dos atalhos estão atreladas às contas, e não ao modelo do celular ou à versão do aplicativo.

Usuários estranharam a atualização, segundo relatos no Twitter:

Outros usuários ainda compartilharam no microblog uma terceira versão diferenciada do layout novo, que parece ter sido disponibilizada para um número mais limitado de contas. A edição alternativa traz a logo do Facebook — a letra "F" branca no fundo azul — no centro da barra de opções, como um atalho para acessar o menu de configurações do aplicativo no lugar do tradicional menu hambúrguer (nome dado para o ícone de três barras na horizontal localizado no canto inferior direito do Facebook).

A logo substitui os atalhos para perfil e Facebook Watch, e já foi flagrada em testes no app no ano passado. Ela chamou ainda mais a atenção dos usuários dessa vez:

Usuários deixaram resenhas na página do Facebook na Play Store com críticas ao novo design do aplicativo. Um internauta questiona a mudança, considerando que “em qualquer cultura começamos a leitura de cima numa página”.

Mais mudanças no visual do Facebook

O Facebook passou por muitas alterações de interface nos últimos meses. O aplicativo para celulares mudou o menu de configurações, tradicionalment

... e branco, para um tom de azul mais chamativo. Já o Facebook Lite, versão mais leve do app, ganhou o modo escuro em fevereiro.

Além disso, a versão para desktop da rede social apresenta, agora, um redesign experimental para alguns usuários. Entre as principais novidades está o modo noturno e a interface mais branca e “clean”, diminuindo o azul característico da identidade visual da empresa de Mark Zuckerberg.

Vídeos do Facebook não abrem no celular; como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.