Diversos aplicativos criados pelo Governo Federal oferecem serviços úteis para o dia a dia do cidadão em celulares Android e iPhones (iOS). Desenvolvidos por diferentes ministérios e autarquias do governo, as ferramentas permitem, entre outras coisas, solicitar programas de aposentadoria, pensão e seguro desemprego, regularizar dívidas de pessoa física ou jurídica com a União e acessar o resultado de exames feitos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Outras opções permitem fazer investimentos em títulos públicos do Tesouro, acessar multas de trânsito e fazer o pagamento com desconto, acessar todas as informações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e encontrar um mapa de hemocentros para doar sangue em várias cidades do país. Confira, a seguir, uma lista com nove aplicativos desenvolvidos pelo Governo Federal que podem ser úteis para acessar serviços do cidadão.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Caixa Auxílio Emergencial

O aplicativo Caixa Auxílio Emergencial foi desenvolvido pelo governo em parceria com a Caixa para realizar os repasses do benefício conhecido como "coronavoucher", que é destinado a trabalhadores informais de baixa renda afetados pelo surto de Covid-19. A proposta do app é cadastrar os beneficiários e registrar os dados bancários para transferir os R$ 600 do auxílio governamental.

2. Tesouro Direto

O aplicativo do Tesouro Direto permite que o usuário faça investimentos em títulos públicos diretamente pelo celular. É possível acompanhar seus números, acessar extrato, consultar taxas e resgatar os valores de rentabilidade de forma rápida. A ferramenta também exibe gráficos com a evolução da rentabilidade dos títulos do investidor ao longo do tempo.

O app também disponibiliza um simulador para saber o tipo de título de renda fixa mais indicado para o perfil de investimento de cada pessoa, além de uma assistente virtual que explica por que e como investir, e as vantagens do Tesouro em comparação a outros tipos de investimento, como a poupança.

3. SNE Denatran

O SNE é um aplicativo de multas desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Pela ferramenta, o motorista consegue visualizar todas as multas de trânsito registradas em seu veículo e ter acesso a boletos para pagamentos das infrações.

Um dos principais benefícios é que, através do app, o usuário pode ter acesso de descontos de até 40% nas multas, caso ainda estejam dentro da validade. O cadastro é simples e solicita alguns dados pessoais e o número da carteira de habilitação, ou credenciais já cadastradas nos portais de autoridades locais.

4. Hemovida

O Hemovida é uma central de doação de sangue pelo celular criada pelo Ministério da Saúde. No aplicativo, o usuário encontrará os hemocentros mais próximos da sua localização, com endereço, horários de funcionamento e telefone para contato.

Além disso, é possível ter acesso às regras e condições de saúde necessárias para conseguir doar sangue, criar um registro do seu perfil com todas as doações já realizadas, agendar uma doação pelo app e convidar amigos para doar. O app também reúne campanhas de incentivo à doação realizadas pelo governo.

5. Meu INSS

O Meu INSS é uma central de serviços do Instituto Nacional do Seguro Social. Após realizar um cadastro com nome completo, CPF, telefone e e-mail, o usuário poderá ter acesso a informações, atendimentos, agendamentos e solicitações sobre aposentadoria, salário-

... maternidade, auxílio-doença, entre outros programas.

Entre os principais serviços estão a possibilidade de pedir aposentadoria pelo celular, acessar extratos de pagamento e contribuição, agendar perícias, pedir pensão e acessar o informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda. Entre outras soluções mais simples, estão um mapa de localização de agências do INSS e um simulador de aposentadoria.

6. Enem

O aplicativo do Enem, criado pelo INEP, órgão vinculado ao Ministério da Educação, reúne informações importantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. O estudante pode acessar o cronograma de provas, ler notícias sobre a aplicação do exame e encontrar seu local de prova.

Após a realização do exame, o aluno poderá visualizar o gabarito do seu tipo de prova e o seu resultado individual, separado por conteúdo. Também é possível acessar um histórico com todas as notas obtidas em edições anteriores.

7. Viva Bem

O Viva Bem foi criado pelo Ministério da Saúde para reunir informações sobre a saúde do usuário. É possível receber exames realizados pelo SUS, reunir contato de médicos e registrar todos os medicamentos que toma, incluindo seus efeitos colaterais.

O app também permite que o usuário crie alertas para lembrar a hora de tomar seus remédios, os horários de consultas médicas e os dias de tomar vacinas previstas. Além disso, é possível acessar notícias com novidades sobre doenças e dicas de saúde publicadas por profissionais.

8. Dívida Aberta

O Dívida Aberta é um aplicativo que informa pessoas ou empresas que estão com dívidas ativas na União ou no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Pela ferramenta, é possível consultar CPFs e CNPJs que estão em situação irregular de forma rápida.

A ferramenta de busca permite encontrar irregularidades usando nome, nome fantasia, endereço, tipo de dívida e até a localização. Os devedores também podem usar a ferramenta para regularizar a situação através de negociações no próprio ambiente digital.

9. Coronavírus SUS

O aplicativo do Ministério da Saúde chamado Coronavírus SUS busca ser uma central de informações confiáveis sobre o vírus que provocou a atual pandemia. O app permite acessar as últimas notícias do ministério para ficar por dentro dos avanços do governo em combate à Covid-19, e conferir os postos de saúde mais próximos do cidadão. Também é possível cadastrar seus sintomas para constatar um possível caso de Covid-19, e verificar quais são os sintomas de pessoas nas redondezas.

Qual é o aplicativo do auxílio emergencial? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.