O DualSense, controle do PlayStation 5 (PS5), foi revelado oficialmente pela Sony, fazendo companhia ao já anunciado joystick do Xbox Series X, próximo console da Microsoft, em termos de nova geração. O lançamento dos dois aparelhos é aguardado para o final do ano, mas ainda sem data para o Brasil, e sem preço para o restante do mundo. Mas qual console tem o melhor controle? Neste comparativo, o TechTudo lista suas principais características para dar uma ideia de como eles são e o que podem trazer aos fãs que optarem por comprar um ou outro. Como são aparelhos que ainda não estão no mercado, é bom lembrar que a análise é feita com base nas especificações oficiais já divulgadas.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Design

Em termos de design, a Microsoft optou por manter as coisas em “terreno familiar”. O controle do Xbox Series X é bem parecido com o do Xbox One, em todos os sentidos, enquanto a Sony mudou completamente o visual do DualSense em relação ao DualShock 4 – agora o controle é branco em sua cor padrão e tem várias diferenças visuais. Na verdade, este é um aspecto meramente visual, já que ainda não dá para saber qual dos dois aparelhos têm uma melhor “pegada” para as mãos dos jogadores, enquanto não chegam ao mercado.

Botões

Até onde vimos, os botões continuam os mesmos em cada um dos controles. Uma das novidades, porém, está nos gatilhos adaptáveis, com ajuste de pressão. Os dois joysticks, de ambos consoles, terão gatilhos, de acordo com o gosto do jogador. Além disso, eles mantém algumas características que já existiam na geração atual: o controle do Xbox Series X tem um direcional modificável, como no controle Elite do Xbox One, enquanto o DualSense da Sony mantém o painel sensível ao toque do DualShock 4.

Saiba mais: veja o que esperar do PS5

Novidades

Além dos já citados gatilhos adaptáveis, os dois controles terão feedback háptico em suas configurações. "Háptico" é algo relativo ao tato e promete ser uma das novidades que trarão imersão para a nova geração. A tecnologia promete passar sensações aos jogadores – se um item dentro de um game for pesado, por exemplo, ou se um golpe em um jogo de luta for mais fraco ou forte. Tudo não apenas por meio de vibrações, mas também por pulsações, peso e outros elementos que compõem a novidade.

Capacidades técnicas

Além dos novos gatilhos e o feedback háptico, os controles devem reservar novidades técnicas. O controle do Xbox Series X, por exemplo, promete apresentar uma entrada de latência dinâmica, o que deve auxiliar pessoas que jogam nos mínimos detalhes, como games de luta, que dependem de latência para aplicar golpes precisos. Já no DualSense, uma mudança: sai de cena o botão “Share” (Compartilhar) e entra o botão “Create” (Criar). Não sabemos ainda como este novo botão vai funcionar, mas é possível esperar mais novidades em breve.

Alimentação e carregador

Os dois controles utilizam USB padrão C para ligar nos consoles para carregar eventuais baterias internas (PS5) ou externas (Xbox Series X). O controle da Microsoft ainda usará pilhas como alimentação padrão, com a possibilidade de usar uma bateria própria, enquanto o da Sony terá bateria interna fixa, da mesma forma que o atual DualShock 4.

... >

Comunicações

Os dois controles são sem fio e se comunicam com os consoles via Bluetooth. Além disso, os joysticks virão também com entrada para headset, para facilitar a comunicação entre os jogos. Ao que tudo indica, os dois aparelhos também funcionarão para jogar no PC, por conta da comunicação Bluetooth e da entrada USB-C, assim como os atuais joysticks da geração.

Veja ainda uma tabela que reúne as principais características técnicas dos controles:

Alguma previsão para o PS5 no Brasil? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.