O Huawei P40 é o mais novo celular premium da Huawei para brigar pela liderança no mercado de smartphones. O telefone chega para enfrentar diretamente aparelhos como o Galaxy S20, modelo avançado recém-lançado pela Samsung. Além da ficha técnica robusta, a gigante chinesa trouxe grandes aprimoramentos na câmera, que agora aposta em uma câmera principal de 50 MP com o maior sensor do mercado.

O ponto negativo, entretanto, fica por conta do sistema Android que não conta com os serviços e tecnologias do Google, por decisão do governo dos Estados Unidos. Confira, nas linhas a seguir, o comparativo dos modelos.

Design e tela

Diferente dos modelos mais caros, como o Huawei P40 Pro e P40 Pro Plus, o Huawei P40 traz uma tela plana e sem curvas nas laterais – tal qual o Galaxy S20, que perdeu o recurso nesta geração. Outras similaridades são as câmeras alocadas em uma área dedicada na traseira e a câmera de selfies, abrigada dentro da tela.

Quanto à qualidade exibida no display, ambos devem entregar bons resultados apesar dos números superiores da Samsung. Enquanto o P40 tem um display OLED de 6,1 polegadas Full HD+ (2340 x 1080 pixels), o rival sul-coreana traz um painel AMOLED Dinâmico de 6,2 polegadas Quad HD+ (3200 x 1440 pixels).

Nas cores, o telefone da Huawei tem opções em branco (Ice White), azul (Deep Sea Blue), prata (Silver Frost), dourado (Blush Gold) e preto (Black). Já o Samsung foi lançado nas cores cinza, azul e rosa.

Câmeras

O Huawei P40 é um gigante quando o quesito é câmera. O principal diferencial do modelo é que o sensor principal de 50 MP (wide, abertura f/1.9) tem o maior tamanho do mercado, medindo 1/1,28 polegada. Em teoria, este é o smartphone com maior capacidade de captar luz da atualidade, o que deve gerar excelentes imagens mesmo em ambientes escuros.

???? Veja no vídeo abaixo o lançamento do Huawei P30 Pro no Brasil:

Os sensores extras são um ultra wide de 16 MP (f/2.2) e outra teleobjetiva de 8 MP (f/2.4) com zoom de 3x, totalizando três câmeras traseiras. Outro destaque é inteligência artificial (IA) aprimorada, que indica qual é a melhor imagem da galeria para publicar nas redes sociais.

Já o Galaxy S20 também sai de fábrica com câmera tripla: uma com 12 MP de resolução (26 mm, abertura f/1.8), uma ultra wide de 12 MP para capturar ângulos mais abertos (f/2.2), e outra com lente teleobjetiva e sensor de 64 MP (f/2.0), capaz de aplicar zoom óptico de 3x.

Para as selfies, o Huawei P40 tem câmera de 32 MP (f/2.0), enquanto o Galaxy S20 registra imagens com até 10 MP (f/2.2).

Processador e armazenamento

No quesito desempenho, ambos pertencem ao segmento de celulares premium e devem rodar com tranquilidade a maior parte dos apps e jogos da atualidade. No telefone da Huawei o processador é o Kirin 990 (octa-core de até 2,8 GHz), de fabricação própria e otimizado para a internet 5G. Já o chipset do Galaxy S20 é o Exynos 990, também de fabricação própria e com velocidade de até 2,7 GHz.

O modelo da Samsung traz ainda memória RAM de 8 GB, a mesma capacidade do celular chinês. Ambos também compartilham 128 GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão via microSD.

Bateria

O Galaxy S20 traz bateria de 4.000 mAh contra 3.800 mAh no P40. Apesar da diferença, os dois smartphones devem ter desempenho similar. A promessa, nos dois casos, é que os celulares cheguem até o fim do dia com carga. Eles ainda contam com suporte a carregamento rápido.

O Galaxy S20, entretanto, se desta

... ca pelo Wireless PowerShare, que permite carregar outros aparelhos sem fios apenas encostando na traseira do celular.

Software e recursos

Os dois smarphones saem de fábrica com versões modificadas do Android 10, mas com uma diferença fundamental: por conta de uma determinação do governo norte-americano, a Huawei não pode rodar aplicativos do Google nos dispositivos da marca. Isso significa que ele não conta com a Google Play Store e nem outros serviços e apps, como o Google Maps, YouTube e Gmail.

Outro ponto negativo para o telefone da Huawei é a certificação apenas IP53, o que significa que ele não pode ser mergulhado. O Galaxy S20 tem proteção IP68, a mais avançada atualmente. Quanto ao desbloqueio, ambos trazem leitor de impressão digital integrada à própria tela.

Preço e disponibilidade

O Huawei P40 desembarca na Europa no dia 7 de abril por 799 euros, cerca de R$ 4.535 em conversão direta e sem impostos. Não há informações sobre a chegada do modelo em solo brasileiro. Já o Galaxy S20 chegou ao país em março com preço sugerido a partir de R$ 5.499.

Com informações do Verge, Huawei e Samsung



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.