Apesar de ser facilmente acessível para usuários do Google, o Google Fotos possui muitas funções que ainda passam despercebidas. O serviço de armazenamento de imagens e vídeos, disponível no navegador e como aplicativo para Android e iPhone (iOS), permite a criação de clipes personalizados e montagens, além de apresentar diferentes modalidades de armazenamento para seus usuários. Confira a seguir seis funções pouco conhecidas do Google Fotos que podem facilitar a sua vida.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo.

1. A opção de armazenamento gratuito ilimitado

Uma das mais importantes funções do Google Fotos é o armazenamento em nuvem de imagens e vídeos salvos no celular. Há modalidades diferentes de armazenamento no serviço do Google. A modalidade que realiza o backup de fotos em tamanho original permite até 10 GB de armazenamento, que podem ser ampliados em até 100 GB por meio de uma assinatura que custa R$ 6,99 por mês.

Outra opção é o armazenamento ilimitado, no qual as fotos sofrem uma redução em seu tamanho, mas com alta qualidade.

Para habilitar a possibilidade de armazenamento ilimitado, o usuário deve acessar o menu "Configurações" no app e, em seguida, a opção "Backup e sincronização. É preciso prestar atenção no formato de vídeos no dispositivo, pois nem todos são contemplados da mesma maneira pelo serviço do Google.

Em dezembro de 2018, o Google Fotos excluiu formatos de vídeo como VOB e RAW de seu plano de armazenamento ilimitado. Portanto, caso queira garantir um backup integral, o usuário deve verificar esses detalhes.

2. Buscar fotos por emojis ou textos da imagem

O Google Fotos permite realizar buscas internas por determinadas imagens localizadas no dispositivo ou no armazenamento. Um dos destaques dessas buscas é que elas podem ser feitas por meio de palavras ou textos que aparecem nas imagens. Outra funcionalidade curiosa é a busca de imagens por meio de emojis.

Desse modo, se o usuário inserir um emoticon com óculos escuros, por exemplo, o Google Fotos mostrará todas as imagens nas quais reconhecer o uso do acessório. Além disso, o sistema de buscas do serviço trabalha com correlações variadas, como identificar, por exemplo, a localização de fotos ou os contatos do usuário que aparecem em determinada imagem.

Para realizar buscas no Google Fotos, basta utilizar a barra de pesquisa na parte superior da tela principal do aplicativo. Insira a palavra ou emoji que podem ser relacionados à imagem que busca e, em seguida, confira o resultado.

3. "Stories" de recordações

No segundo semestre de 2019, o Google Fotos ganhou uma funcionalidade de histórias com recordações no topo de sua tela principal. A funcionalidade recupera imagens antigas de acordo com a data em que o usuário as criou e as exibe de modo privado. No entanto, elas podem ser compartilhadas por meio do próprio Google Fotos em outras plataformas.

No menu "Configurações", é possível usar a opção "Recordações" para desabilitar totalmente o recurso, ou ocultar determinadas pessoas e animais que possam aparecer em função das escolhas do aplicativo. Outra possibilidade é acessar o menu "Sugestões", no qual o usuário pode desabilitar a função de recordar um dia específico.

4. Fazer vídeo de fotos com música

É possível fazer vídeos com fotos e música de jeito simples por meio do Google Fotos. O aplicativo pode selecionar imagens por meio do reconhecimento de rostos. Outra opção é que o próprio usuário selecione as imagens que deseja incluir em um vídeo e, em segui

... da, configure manualmente a duração de cada imagem na sequência que formará o vídeo.

Para criar um vídeo, basta que o usuário toque sobre o ícone "Filme", disponível na parte superior da tela "Para você" do aplicativo. Em seguida, deverá escolher o tipo de vídeo que deseja criar.

5. Fazer montagem de fotos

É possível juntar várias fotos em uma só montagem por meio do Google Fotos. Para realizar o processo, o usuário precisa apenas selecionar as fotos que deseja incluir em uma montagem e, em seguida, confirmar o comando para a criação da colagem.

A realização da montagem é feita automaticamente pelo app do Google. Por causa disso, não é possível interferir na ordem da disposição final das fotos. Caso o usuário queira alterar a sequência das fotos, o ideal é repetir o processo até alcançar uma montagem que lhe agrade. Uma vez que a montagem estiver concluída, é possível compartilhá-la em redes sociais, como Facebook, Pinterest, Twitter e Instagram.

6. Edições automáticas

Outro destaque do Google Fotos são os efeitos automáticos, disponibilizados a partir de 2018. Por meio desses efeitos, o próprio serviço de armazenamento sugere continuamente edições e alterações em imagens, que são apresentadas como "criações" no aplicativo. Há, por exemplo, o uso de efeitos automáticos para a criação de fotos estilizadas, que sofrem alterações em suas cores e iluminação. Outra sugestão de efeito automático que pode ser utilizada é a alteração da rotação das fotos.

A cada nova "criação" do Google Fotos, o usuário receberá notificações avisando que um novo panorama ou uma nova foto estilizada foi criada. Todas as edições automáticas podem ser configuradas mediante a opção "Sugestões" do menu "Configurações".



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.