Os aplicativos de videoconferência se popularizaram por conta da pandemia do novo coronavírus. Os apps são uma alternativa para reuniões de trabalho, estudo, ou apenas para manter o contato entre familiares e amigos. Pensando nisso, o portal Xataka realizou um estudo com o Skype, Hangouts, WhatsApp, FaceTime, Google Duo, Instagram, Facebook Messenger e Houseparty com o objetivo de testar a eficiência de cada um deles baseada no consumo de dados móveis.

Os testes foram realizados com dois iPhones 11 Pro para que as câmeras de ambos os celulares participando das chamadas apresentassem as mesmas especificações. Foi constatado que quanto melhor a qualidade da imagem oferecida, maior o gasto.

O monitoramento foi feito a partir de ligações de vídeo de 10 minutos de duração entre duas pessoas realizadas em cada um dos aplicativos. Tendo por base o consumo de dados durante esse período e assumindo que este seja constante e linear, foram calculados qual seria o consumo para uma hora de ligação e quantos minutos de chamada podem ser feitos para cada GB.

De longe, o Hangouts foi o aplicativo com maior gasto. Nos 10 minutos de videochamada foram usados 517 MB, o equivalente a mais de 3 GB por hora, um número capaz de esvaziar um pacote de dados razoável. Depois dele, outro aplicativo do Google aparece: em segundo lugar está o Google Duo, consumindo pouco mais da metade, com 271 MB.

O terceiro maior consumidor de megabytes de internet móvel foi o Instagram, com 195 MB, seguido do Houseparty, com 103 MB. Este último, de acordo com o teste, oferece uma qualidade de imagem muito próxima ao Hangouts com um gasto significativamente mais baixo.

Os demais aplicativos não chegaram a 100 MB gastos em 10 minutos. O FaceTime, aplicativo da Apple, foi o campeão de menor consumo. Foram 31,6 MB, o equivalente a 316 minutos de chamada por GB. No entanto, o app foi também o que ofereceu a pior qualidade de imagem.

É importante ressaltar que o estudo não é científico, apenas uma referência. Muitos fatores podem interferir no consumo, como o número de pessoas participando das chamadas, estabilidade do sinal e resolução de vídeo.

O Hangouts, por exemplo, foi testado novamente pelo portal devido à grande diferença com relação aos demais. No segundo teste, o consumo caiu para 488 MB. No terceiro, realizado com uma ligação feita por um Google Pixel 2 XL para o iPhone 11 Pro, foram gastos 135 MB em 10 minutos.

???? Veja abaixo o lançamento do iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max:

...

Vale lembrar ainda que operadoras brasileiras permitem o uso de alguns destes aplicativos sem descontar do plano. Sem a preocupação com o consumo do pacote de internet, é possível que o usuário opte por aqueles que oferecem maior qualidade na ligação. É necessário consultar o plano contratado com a empresa de telefonia para saber se alguma carência está inclusa no pacote.

Com informações de Xataka



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.