Jogar Journey com um amigo é o desejo de alguns usuários. O game independente da produtora ThatGameCompany teve grande aclamação de público e crítica em plataformas como PlayStation 4 (PS4), PlayStation 3 (PS3), PC e iOS (iPhone). Atualmente, ele está disponível de forma gratuita para PS4 pela campanha Play at Home da Sony, que oferece jogos de graça para ajudar no isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Confira algumas dicas para mandar bem no jogo e veja perguntas mais frequentes, como a possibilidade de jogar com amigos online.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A experiência que Journey se propõe a oferecer é bastante única. Saber detalhes sobre o funcionamento do game, especialmente do seu modo multiplayer online, pode estragar algumas das surpresas e revelações.

É recomendado que o jogador passe pela história da jornada ao menos uma vez até o final antes de se aprofundar nos elementos individuais do game para compreendê-los melhor. Por ser um jogo mais focado em narrativa, seu gameplay é simples e intuitivo, acessível para a maioria dos usuários.

Como jogar?

Os controles de Journey são extremamente simplificados. O direcional analógico mexe seu personagem na tela, enquanto o botão X serve para pular e flutuar. O botão Círculo é uma espécie de interação que pode ativar objetos do cenário e mais. Os outros botões do joystick não são utilizados, exceto como alternativas para os já mencionados.

Normalmente, o objetivo do jogador é apenas seguir em frente, em direção a algo que se destaca visualmente no cenário. O design intuitivo do game faz com que sempre haja algo para manter o usuário curioso e para que explore na direção correta. Quando houver dúvidas sobre o caminho, basta tentar andar para frente. Não é possível errar o caminho e se afastar demais da área de jogo, há sempre efeitos que mantêm o personagem dentro da área delimitada.

É possível jogar com um amigo?

A resposta para essa pergunta é complexa. O multiplayer de Journey permite que jogadores sejam pareados com usuários de todo o mundo durante suas partidas, algo que acontece de maneira quase aleatória. Teoricamente, esse companheiro aleatório poderia ser um amigo por coincidência, porém não há como convidar diretamente um amigo para jogar.

Parte da experiência de Journey está em seu multiplayer incomum, em que jogadores inicialmente não sabem que estão em contato com outras pessoas. Ao perceberem, parte do desafio é descobrir o que está na mente de seu parceiro e como conversar de uma maneira não verbal por meio do sistema de interação ou outros métodos. Jogar com amigos vai contra o conceito principal do game.

O que é o truque da ponte?

Apesar de o multiplayer de Journey ser voltado para encontros aleatórios, há jogadores que tentam forçar o game a pareá-los com seus amigos, usando o truque da ponte quebrada, que aparece logo nos primeiros momentos do jogo. Dois amigos em contato por algum método fora do game, como WhatsApp ou Skype, podem iniciar sua partida de Journey ao mesmo tempo e irem em direção a essa primeira área.

Neste local, ambos devem consertar apenas o segundo pedaço da ponte quebrada, sem consertar antes o primeiro pedaço e sem seguir adiante com o terceiro. O multiplayer do game poderá ser enganado para achar que ambos são jogadores compatíveis e, assim, pareá-los. Este método tem uma chance muito pequena de dar certo. Mesmo quando funciona, seu amigo pode ser desconectado facilmente ao se afastar ou ao mudar de área, já que essa não é a finalidade para que o jogo foi pensado.

Saiba mais: veja os melhores games para jogar durante o i

... solamento contra o novo coronavírus (Covid-19)

Por que o cachecol de alguns jogadores é maior?

Em Journey, o cachecol é uma representação de barra de energia dentro do jogo, que indica quantos saltos o jogador pode realizar ou por quanto tempo flutuar. Quanto maior o cachecol, mais saltos e mais tempo no ar são concedidos. Para aumentar seu cachecol é preciso encontrar glifos escondidos em cada uma das áreas do game. Caso o jogador não tenha pego esses glifos e outro usuário tenha, aparecerá com um cachecol maior.

Como recarregar a energia do cachecol?

Após saltar ou flutuar por um tempo a energia do cachecol irá se esvair e não será mais possível sequer pular. O cachecol pode ser recarregado ao encostar em qualquer tipo de tecido vermelho com símbolos, sejam eles pequenos pedaços de tecido no ar, grandes tapetes ou criaturas feitas de tecido. Um jeito bastante útil de recuperar sua energia, no entanto, é ao encostar em outro jogador ou quando ele utiliza o botão de interação. Dessa forma, duas pessoas podem se mover muito mais rápido e alcançar mais lugares.

Como saber se há outro jogador na partida?

Sempre que houver outro jogador no game é possível saber sua localização por meio de um brilho branco na tela. A localização do brilho na tela, por sua vez, indica a direção que o outro usuário está. Quando o outro jogador utiliza o botão de interação também pode ser possível vê-lo à distância. Da mesma forma que pessoas podem entrar de repente em uma partida, também podem sair ao se afastarem do jogador ou se desconectarem.

Como se comunicar?

Não há qualquer tipo de chat em Journey – toda a comunicação do game é realizada de forma não verbal. O botão de interação, Círculo, faz o personagem gritar, o que chama a atenção do outro jogador. Ao segurar o botão, o personagem grita ainda mais alto. Usuários normalmente prestam atenção se o outro player estiver em algum local e apertam o botão várias vezes para chamá-los, mas nem todos compreendem.

Por que alguns jogadores usam roupas brancas?

As roupas brancas em Journey são desbloqueadas ao obter todos os glifos do jogo – não necessariamente em uma mesma partida. Uma vez que o jogador as use, ele não será escolhido para jogar com pessoas que estão na aventura pela primeira vez. Após pegar todos os glifos, as roupas ficam disponíveis na área de seleção de fases, em um círculo luminoso com panos brancos. Basta entrar no círculo para trocar a roupa e entrar novamente quando quiser retornar às roupas vermelhas.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.