Um bug no sistema operacional da Apple pode travar os dispositivos da marca, como iPhone, macOS, Apple Watch e iPad, ao receber uma mensagem ou notificação com caracteres da língua sindi intercalados com emojis. O texto em questão congela o iPhone e impede o uso do touch, de forma que o usuário é forçado a reiniciar o smartphone. Relatos da falha surgiram nesta quinta-feira (23), e se espalharam pelo Twitter e no Telegram, segundo comentários de internautas no Reddit.

Não foi confirmado ainda quais versões do iOS são afetadas pelo bug, mas postagens online indicam que ele está presente em todas as edições do iOS 13. Uma solução para a falha está disponível no iOS 13.4.5 para testadores beta, e a previsão é que o conserto chegue a todos os usuários da variação estável em breve.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O texto que provoca o bug e congela iPhones circulou inicialmente na Internet com o emoji da bandeira da Itália, mas testes posteriores indicam que a falha acontece independentemente da escolha de figurinha inserida entre o caractere sindi. Receber notificações dos aplicativos nativos e-mail e iMessage basta para travar o smartphone, de acordo com reclamações online.

Entretanto, visualizar o texto defeituoso em outros apps, como Instagram, WhatsApp e Twitter, também provoca a falha. No caso das redes sociais, não é preciso receber diretamente a mensagem com emoji e letra sindi — se ela estiver presente no texto de alguma publicação no feed, o iPhone travará.

A suspeita é que todas as edições do iOS 13 apresentem a falha, mas não há consenso em versões anteriores, como o iOS 12. Por exemplo, um usuário no Reddit alega que o bug não acontece em um iPhone 7 Plus e outro 6 Plus, ambos com o update número 12.4.5.

O vídeo de demonstração do bug, publicado no Twitter, mostra que não é preciso usar os emojis da bandeira italiana para travar o iPhone com iOS 13.4.1. Quando a falha é ativada, o smartphone não responde aos comandos sobre a tela touch e congela na última página aberta. É necessário, então, reiniciar o iPhone para voltar a usar o celular. O bug não deixa sequelas sérias no sistema, mas pode incomodar os afetados.

A falha acontece no iOS devido à forma como o sistema renderiza textos. O caractere sindi demanda memória em excesso do celular para ser exibido, o que resulta em panes. Casos semelhantes já ocorreram no sistema da Apple, como o bug com escrita telugo em 2018, que travava aplicativos de mensagens ao receber o recado defeituoso.

A expectativa é que a solução seja liberada na próxima

... atualização do iOS 13. A versão beta do iOS 13.4.5 já não é afetada pelo bug, e está sendo disponibilizada aos poucos para usuários experimentais. Enquanto o update não chega, o ideal é desativar as notificações do celular e reiniciar o iPhone caso se depare com o texto na Internet.

iPhone 7 vale a pena em 2020? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.