Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O controle remoto de sua TV, som, monitor de computador ou qualquer outro aparelho eletrônico não funciona? Confira os problemas mais comuns com os controles, as soluções e descubra qual dos casos acontece com você. Assim, a vida útil do aparelho dura mais e economiza na hora de comprar um novo. 

Como configurar um controle remoto universal

Controle remoto de uma TV da LG (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Controle remoto de uma TV da LG (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Pilha fraca

Esse é o primeiro e mais comum problema que afetam os controles remotos de todo o mundo: a pilha fraca. 

Portanto, se ao tentar ligar ou trocar o canal da TV nada acontecer, cheque as pilhas de seu controle remoto. É interessante ter ao menos um par extra guardado para esses casos, assim, não se perde tempo indo ao supermercado ou à mercearia mais próxima para comprar um novo par de pilhas (alguns controles usem três pilhas palito).

Pilhas invertidas

Atente para as polaridades das pilhas  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Atente para as polaridades das pilhas (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Para que pilhas possam funcionar elas devem ser colocadas de forma correta, obedecendo a polaridade. Você já deve ter percebido que todas as pilhas, em suas extremidades, possuem um sinal de “+” em uma ponta e um sinal de “-” na outra.

Desta forma, se o controle falhar, veja se as pilhas estão encaixadas com a polaridade correta. Basta olhar no local de encaixe das pilhas a forma correta. Todos os controles remotos trazem uma inscrição de “+” e “-”. Assim, basta encaixar segundo a indicação da fabricante.

Oxidação ou ferrugem nos conectores das pilhas

Os conectores das pilhas podem oxidas e causar defeitos no controle remoto  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Os conectores das pilhas podem oxidas e causar defeitos no controle remoto (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Outro problema que afeta bastante os controles remotos é a oxidação dos conectores das pilhas. Com o passar do tempo a ferrugem também pode aparecer. Isso impede que a carga elétrica da pilha alimente o controle remoto. Resolver esse problema é aparentemente fácil. Pegue uma lixa bem fina e comece a lixar os conectores, retirando toda a ferrugem ou sujeira decorrente da oxidação. Provavelmente seu controle voltará a funcionar normalmente.

Oxidação da placa de circuito

Muitos controles podem apresentar problemas na placa de circuito  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Muitos controles podem apresentar problemas na placa de circuito (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Internamente, todo controle possui uma placa de circuito. É ela quem controla todas as ações do controle remoto. Visto que ele passa muito tempo em nossas mãos, que são muito gordurosas e oleosas, sem falar na poeira a que ele fica exposto todos os dias, não é raro que muito dessa sujeira acabe passando do teclado para a placa de circuito.

Assim, com o tempo, ele deixa de funcionar corretamente. A solução nesse caso é abrir o controle remoto, retirar a placa de circuito e com um cotonete ou um papel toalha efetuar a limpeza deste componente. Mas atenção, toda placa de circuito é revestida por uma tinta condutora. Ao fazer a limpeza, cuidado para não removê-la e assim danificar permanentemente o seu controle remoto.

Vale a pena comprar um ChromeCast? Comente no Fórum do TechTudo.

Contatos defeituosos nas teclas

Pode acontecer, porém, do controle estar funcionando corretamente mas algumas teclas estarem com defeito. Isso ocorre porque a borracha condutora que faz o contato da tecla com a placa de circuito já está desgastada. Assim, você pode apertar várias vezes o botão que não ocorrerá o contato.

Sujeira acumulada pode oxidar os contatos do controle remoto  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Sujeira acumulada pode oxidar os contatos do controle remoto (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Para resolver este problema você pode pegar papel alumínio, abrir seu controle remoto e, então, colocar o papel alumínio sobre a placa de circuito, de forma que não fique muitas elevações. Feche o controle remoto e veja se as teclas defeituosas voltaram a funcionar. O papel alumínio tem a capacidade de atuar como condutor, realizando o contato da tecla com a placa de circuito.

Com essas dicas, você pode economizar alguns reais na compra de um novo controle remoto. Assim, você dá uma sobrevida ao seu controle, economiza na compra de um novo e ajuda a diminuir o lixo acumulado em sua casa.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.