É possível emitir a segunda via de notas fiscais pela Internet, a partir do site da Secretaria de Fazenda (Sefaz). Para isso, é preciso ter a chave de acesso da nota fiscal eletrônica (NF-e) em mãos. Após informar o código de 44 dígitos, o sistema recupera as informações do documento e é capaz de gerar um arquivo XML com validade jurídica, assim como a versão física da nota fiscal.

Caso não tenha a chave de acesso, o usuário pode tentar consegui-la direto com o vendedor, procurar nos registros da compra em seu e-mail ou recorrer ao DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). O documento acompanha produtos comprados pela Internet e é uma versão simplificada da NF-e, mas sem valor fiscal.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Vale ressaltar que, embora apresente as principais informações contidas na nota fiscal eletrônica, o DANFE não a substitui. Ele é apenas uma representação gráfica da NF-e, ou seja, um documento impresso que não chega a ser uma versão física da NF-e, mas se aproxima bastante disso, já que traz as principais informações sobre a compra. No tutorial a seguir, aprenda como conseguir segunda via de nota fiscal pela Internet.

Veja também: Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Passo 1. Acesse o site oficial da Nota Fiscal Eletrônica (www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx) e clique em "Consultar NF-e completa";

Passo 2. Informe a chave de acesso de 44 dígitos da NF-e e marque a caixa "Não sou um robô". Feito isso, clique sobre o botão "Continuar";

Passo 3. A nota fiscal eletrônica completa será aberta em uma nova tela. Se desejar, navegue pelas abas indicadas para visualizar informações detalhadas sobre cada campo;

Passo 4. O download da nota fiscal está disponível apenas para pessoas que têm certificado digital. No entanto, é possível driblar essa limitação a partir do botão "Preparar documento para impressão", no final da página;

Passo 5. Clique no ícone de impressora, à direita, ou tecle Ctrl + P;

Passo 6. Será aberta uma caixa de diálogo. Em "Destino", selecione a opção "Salvar como PDF" e clique no botão "Salvar", no canto inferior direito da tela.

Como conseguir notas fiscais antigas?

As notas fiscais são examinadas pela Receita Federal para identificar sonegação de impostos por parte das empresas e para manter o controle sobre as questões tributárias. Isso significa que as companhias podem ter grandes prejuízos caso a Receita solicite o documento e elas não o disponibilizem.

Felizmente, é possível conseguir notas fiscais antigas ou per

... didas com a ajuda do Aplicativo para Manifestação do Destinatário, disponibilizado pela Sefaz em www.mde.fazenda.sp.gov.br. O software permite ver a lista de notas que foram emitidas contra a empresa em até 90 dias e baixar os documentos em XML, usando o certificado digital. Há também programas pagos de gestão fiscal que fazem o serviço.

Via Sefaz

Como conseguir a nova reação do Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.