Durante a quarentena por conta do novo coronavírus, muitos brasileiros estão recorrendo à música para passar o tempo. Dessa forma, seja para assistir a lives no YouTube ou Instagram, ou até mesmo para ouvir playlists no Spotify, pode ser uma boa ideia melhorar a qualidade do áudio. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com cinco dicas de como deixar o som melhor sem precisar gastar nada com isso.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Ajuste as configurações de streaming

A primeira dica que pode melhorar a qualidade das músicas é ajustar a qualidade de transmissão. Essa configuração foi desenvolvida para que usuários com internet mais lenta pudessem ouvir seus seus artistas favoritos sem problemas de travamentos. Para quem possui conta no Spotify, Deezer, Apple Music ou YouTube Music, basta acessar o menu de configurações do aplicativo de streaming e definir a transmissão para alta qualidade.

Além disso, existem alguns serviços de streaming que oferecem planos com áudio Hi-Fi, que buscam entregar o máximo de fidelidade possível ao som real, com o mínimo de ruído ou distorções. Atualmente, apenas Deezer e TIDAL, oferecem essa opção entre as principais opções.

2. Equalize a saída de som

Usar um equalizador de som no PC ou no celular pode ser uma boa alternativa para melhorar a qualidade de som em músicas e filmes. O recurso permite ao usuário fazer ajustes mais detalhados, como aumentar os graves e adequar os agudos. Além disso, alguns aplicativos permitem ajustar automaticamente o som de acordo com o estilo da música, seja rock, MPB ou sertanejo.

Existem alguns aplicativos próprios de marcas como JBL e Sony que também podem ser interessantes. Esses apps permitem ajustar a qualidade de caixas de som e fones de ouvido das respectivas marcas, ou seja, o usuário precisa ter um dispositivo da fabricante para usar o serviço.

3. Utilize fones de ouvido, caixas de som ou alto-falantes

Outra dica simples, mas fundamental, é sempre optar por dispositivos próprios para reprodução de som. Mesmo que tenham qualidade baixa, caixas de som, alto falantes de computador e fones de ouvido foram fabricados para esse propóstio, e independente do caso, devem melhorar a qualidade do áudio. Com uma simples conexão via cabo auxiliar ou Bluetooth, será possível perceber alguns detalhes a mais, mesmo que a definição não seja das melhores.

4. Deixe a caixa de som em lugares mais altos

Após conectar seu notebook ou smartphone em uma caixa de som, é fundamental posicionar o dispositivo em lugares mais altos por conta da acústica do ambiente. O som que ouvimos é resultado da captação de ondas sonoras e, por conta disso, uma caixa bem posicionada no cômodo pode entregar uma melhor qualidade de som. O contrário também vale, e, dependendo de onde estiver o speaker, o áudio pode decepcionar. Enquanto estiver em cima, as ondas emitidas pelo aparelho vão ser melhor distribuídas no ambiente.

5. Faça o uso de mais caixas

Outra dica para aumentar a qualidade de som é conectar caixas de som simultâneas em seu smartphone. O maior exemplo desse recurso é o

... a>, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). O aplicativo permite conectar várias caixas de som Bluetooth da marca para tocarem ao mesmo tempo, aumentando a potência final e a qualidade de som. Vale ressaltar que a função está disponível apenas em alguns produtos, sendo necessário consultar antes se há suporte no seu modelo. Além da JBL, Multilaser e Ultimate Ears têm recursos parecidos.

Via Wired

Qual é a melhor caixa de som Bluethooth? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.