Os celulares do futuro poderão usar o NFC para recarregar dispositivos como wearables e smartwatches. A tecnologia, que permite que aparelhos se comuniquem sem a necessidade de fios, deve possibilitar que os smartphones transfiram dados e bateria por meio de uma única antena. A informação foi levantada pelo grupo industrial NFC Forum.

A recarga reversa, isto é, quando um dispositivo é usado para carregar o outro, já é uma tecnologia conhecida. A novidade é que agora os telefones poderão usar um novo chip de NFC para implementar um recurso conhecido como “Wireless Charging via NFC (WLC)” ou Carregamento sem fio via NFC, em tradução livre.

A expectativa é que, em um primeiro momento, esta recarga reversa funcione de maneira lenta. De acordo com o NFC Forum, a capacidade de carregamento dos dispositivos deve ser de apenas 1 W, o que seria suficiente para dar carga a fones de ouvido sem fio, smartwatches, canetas digitais e outros dispositivos que usam IoT (Internet das Coisas).

Para efeitos de comparação, o Motorola Edge Plus, lançado no final do último mês, chegou ao mercado com recarga reversa de 5 W. A Xiaomi também já apresentou um sistema de carregamento reverso de 10 W, que permite que a bateria do smartphone seja compartilhada com outros dispositivos sem a necessidade de fios e tomadas.

O recurso também marca presença no Galaxy S10, Galaxy S20 e Galaxy Note 10 com capacidade de 4,5 W. Já o Huawei P30 tem recarga reversa de 2,5 W. Portanto, é provável que a tecnologia carregue mais devagar que nos celulares atuais.

????Saiba a ficha técnica no Galaxy S20 no vídeo abaixo:

Além de facilitar o carregamento, o novo recurso WLC também poderia ajudar a melhorar a compatibilidade entre dispositivos de diferentes fabricantes. O padrão poderá ainda funcionar com outros aparelhos com NFC além dos smartphones, como carregadores, computadores, tablets e até mesmo consoles de games.

De acordo com pesquisadores do NFC Forum, a eliminação de cabos e plugues para o carregamento poderia permitir a criação de dispositivos menores e totalmente fechados. Isto poderia fazer com que o design dos celulares fosse modificado. Com a eliminação dos tradicionais espaços para acessórios de áudio e outros, sobraria mais espaço para investir em componentes maiores, como a bateria, por exemplo.

Alguns rumores apontaram que o novo iPhone 12 poderia apresentar recursos de carregamento sem fio, mas provavelmente baseados nos padrões de Qi mais usados. Isso porque, caso a Apple decida incluir essa tecnologia, terá que renovar os componentes internos do aparelho e expandir a tecnologia NFC para vários outros acessórios compatíveis com o smartphone.

... div>

Caso o novo padrão WLC seja de fato implementado, as fabricantes precisarão usar um novo chip NFC para receber e transmitir energia. Isso porque os chips atuais não podem ser usados para esta tecnologia. Ainda não existe uma previsão para que o recurso chegue de fato ao mercado de celulares.

Com informações de Android Authority, Engadget e Gizmochina



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.