PES 2021 ainda não foi anunciado pela Konami, mas as expectativas em torno do jogo se aquecem com o lançamento da nova geração de consoles de Sony e Microsoft. Os rumores indicam que a Konami poderia optar por um novo motor gráfico na versão para PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X, mas também há razões para esperar que PES 2021 chegue mais tarde aos videogames. Além disso, o game deve continuar oferecendo a disputa do Brasileirão e segue com contratos de exclusividade com grandes clubes brasileiros, como Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco. Confira, nas linhas a seguir, perguntas e respostas sobre o próximo Pro Evolution Soccer.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No meio dos rumores, há também dúvidas relacionadas aos adiamentos que a pandemia de Covid-19 provoca nos calendários do futebol. A atualização da Euro 2020 para PES 2020, prevista para o último mês de abril, foi cancelada em virtude do adiamento do torneio e pode pintar apenas em PES 2021, por exemplo.

Qual é a data de lançamento?

A Konami é bem consistente em relação à época de lançamento de sua série de games de futebol, que ocorre no segundo semestre, entre os meses de agosto e setembro. Isso indica que, descontados eventuais atrasos referentes à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é razoável esperar o jogo dentro dessa janela.

O cenário muda de figura quando se observa a nova geração. Ao longo dos anos, o lançamento de novos consoles como PS2, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One não ganhou uma versão disponível de PES (ou Winning Eleven). Isso pode indicar que a nova geração tenha acesso ao jogo apenas mais tarde, ou mesmo em 2021 – tudo isso sem levar em conta eventuais atrasos e adiamentos provocados pela covid-19.

PES 2021 chega para quais plataformas?

Ainda não há confirmação a respeito, mas os fãs da série devem esperar o jogo disponível para PS4, Xbox One e PCs, no mínimo. Versões para PS5 e Xbox Series X também são esperadas, embora a janela de lançamento para essas edições possa variar um pouco.

Um rumor sugere que a Konami pode até mesmo pular o primeiro ano dos novos consoles. A medida deixaria PES 2021 restrito a PS4, Xbox One e PCs e daria à desenvolvedora mais tempo para se adaptar ao uso de um novo motor gráfico para a série, marcando assim PES 2022 como o primeiro título para os novos videogames.

O que PES 2021 terá de novo?

PES 2021 poderá contar com duas versões bem diferentes no que tange a tecnologia por trás do game. Para Xbox One e PS4, a expectativa é de que a Konami crie um jogo mais evolucionário, usando a mesma Fox Engine, motor gráfico da própria desenvolvedora japonesa e que vem sendo usado como base para a série desde 2014.

Nesse sentido, as maiores expectativas ficam em torno das versões para PS5 e Xbox Series X, que devem usar um novo motor gráfico como base. Essa mudança de paradigma, associada com a maior capacidade de hardware dos novos consoles, pode indicar que PES 2021 para a nova geração chegue aos fãs da série com gráficos bem superiores e inteligência artificial mais refinada. Em relação à versão para PCs, ainda não se sabe que tipo de tecnologia será utilizada.

A aposta de que o jogo deve migrar de motor gráfico nas versões para nova geração não chega a ser recente – mas, por outro lado, parte da própria Konami. Kei Matsuda, um dos desenvolvedores da série, declarou em 2018 ao site especializado WinPes que a Konami planejava migrar de motor gráfico apenas com a chegada da nova geração e que versões para PS4 e Xbox One ficariam confinadas às limitações da Fox Engine.

E a atualização para a Euro 2020?

... >

A Konami havia prometido uma atualização relacionada à Eurocopa 2020 para o PES 2020 e que estava prevista para chegar aos jogadores no último mês de abril.

Como o torneio continental de seleções da UEFA foi adiado, com possibilidade de início apenas em novembro, é possível que PES 2021 acabe se beneficiando da decisão, recebendo assim o conteúdo antes pensado para a edição 2020 da série.

Veja as novidades de PES 2020 no seu lançamento no Brasil

Quais são os times brasileiros exclusivos?

Ainda é um pouco cedo para os anúncios da Konami em torno do conteúdo do novo jogo. Apesar disso, é possível ter uma ideia de quais times seguem exclusivos em PES 2021, considerando contratos divulgados e clubes já confirmados nas edições anteriores.

A maior novidade já confirmada é a Juventus de Turim que, acompanhada dos outros grandes da Série A italiana, será apresentada com uniformes oficiais, estádio e nome correto no game. De resto, clubes como Arsenal e Bayern de Munique devem receber o mesmo tratamento, enquanto que o Barcelona segue como grande protagonista da série quando o assunto é exclusividade.

Entre times brasileiros, nomes de peso continuam associados ao jogo. Corinthians, Flamengo, São Paulo e Vasco devem aparecer em PES 2021 com o mesmo tratamento caprichado dos demais exclusivos da série.

Quem será a estrela da capa?

Ainda é cedo para especular em torno do jogador escolhido para a capa. Entretanto, a Konami tende a usar estrelas do Barcelona nas versões internacionais do jogo e espera-se que PES 2021 repita a dose.

PES ou FIFA? Qual o melhor game de futebol? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.