A NVIDIA aposta na inteligência artificial como forma de ajudar no combate à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Entre os investimentos da empresa no setor, estão a expansão da plataforma NVIDIA Clara, que utiliza IA e computação acelerada e tem como objetivo ajudar médicos e profissionais da saúde no monitoramento, testes e tratamento da doença. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) durante a conferência online GTC 2020.

Com relação à covid-19, a NVIDIA prevê que a Clara pode ajudar de três formas principais. A primeira é na análise mais rápida de genomas humanos. O software Clara Parabricks, que está disponível gratuitamente para pesquisadores por 90 dias, permite analisar uma sequência inteira de DNA em menos de 20 minutos, um recorde para a ciência até então. A plataforma ainda oferece modelos de inteligência artificial desenvolvidos junto com institutos de saúde que podem ajudar pesquisadores a estudar a covid-19 em tomografias de tórax para, então, entender melhor a doença e detectar infecções.

Além disso, a NVIDIA CLARA Guardian, ferramenta lançada nesta quinta-feira (14) pela empresa, promete ajudar hospitais no monitoramento de sinais vitais dos pacientes, deixando a equipe médica menos exposta ao vírus. Para isso, a plataforma usa análise inteligente de vídeo e tecnologias de reconhecimento automático de fala, transformando sensores comuns de hospitais em "smarts".

Para Kimberly Powell, vice-presidente do setor de cuidados com a saúde da NVIDIA, o uso da tecnologia tem sido essencial durante essa pandemia para o melhor entendimento da doença e a busca por uma solução mais rápida. Além disso, os efeitos dessa parceria entre ciência e tecnologia vão permanecer futuramente. "Nunca antes houve uma necessidade tão crítica de aplicar a melhor tecnologia de inteligência artificial e computação acelerada em todos os aspectos da assistência médica, e seus efeitos serão sentidos amplamente além dessa pandemia e no futuro", explica a executiva.

Outra novidade revelada pela NVIDIA que deve ajudar no combate a covid-19 é o DGX A100, terceira geração do sistema de inteligência artificial mais avançado do mundo. A placa é o primeiro servidor do mundo a entregar 5 petaflops de desempenho para IA. O sistema funciona por meio de aprendizado de máquina e pode ajudar em treinamento, inferência e análise de dados em diferentes setores. Tudo isso em uma única plataforma, que já vem sendo usado por importantes instituições nos Estados Unidos.

Além das novidades voltadas para a área da saúde, a NVIDIA ainda revelou investimentos em data centers

... , com a nova GPU A100 de arquitetura Ampere, que acelera o treinamento e a inferência de IA em até 20 vezes. A tecnologia promete ajudar em análise de dados, computação científica e gráficos na nuvem e já está em produção em larga escala. Em breve, a GPU deve ser utilizada por grandes provedores de serviços em nuvem, como Alibaba Cloud, Google Cloud e Amazon Web Services.

Texto em desenvolvimento



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.