Os celulares da Nokia foram pioneiros em jogos mobile e sucesso absoluto no início dos anos 2000. Em 1997, a empresa introduziu nos seus telefones o game Snake, também conhecido como jogo da cobrinha, que logo se tornou muito popular e retornou em diversos outros aparelhos da marca. A popularidade de Snake foi tamanha, que ao longo dos anos ele foi ganhando diferentes versões. Atualmente, o título já está presente também nos sistemas mais modernos como o Android e iOS (iPhone) e pode ser jogado até mesmo no Google ou Facebook.

A Nokia comemora 155 anos nesta semana, com uma história marcada por diversos destaques. Por isso, confira a seguir algumas curiosidades interessantes sobre o jogo da cobrinha, que fez a cabeça dos jogadores na época dos celulares "tijolão".

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Origens nos arcades

O conceito do jogo da cobrinha já existia bem antes da era dos celulares. Ele apareceu pela primeira vez em 1976 no jogo para arcades Blockade, desenvolvido pela Gremlin Industries. Diferente do game da Nokia, Blockade foi feito para dois jogadores. Cada usuário controla uma cobrinha que vai se expandindo no mapa, criando uma barreira, e quem sobreviver mais tempo sem se chocar com uma barreira vence a partida.

2. O primeiro Snake saiu em 1997

O jogo da cobrinha da Nokia nasceu em 1997 no celular Nokia 6110. Essa era uma versão bem primária do jogo, em que a cobrinha era apenas uma linha na tela que ia se expandindo ao coletar pequenos quadrados. A sua versão mais famosa foi Snake 2, que saiu posteriormente no Nokia 3310. Nesse, além da cobrinha se parecer mais com uma cobra, o jogador também podia coletar bônus para fazer mais pontos.

3. É considerado o primeiro grande jogo mobile

Snake foi um grande marco na indústria mobile e passou a ser considerado o primeiro jogo de celular de sucesso. Ele foi lançado em mais de 350 milhões de celulares em todo o mundo e foi o ponto de partida de uma indústria que hoje movimenta bilhões. Seu desenvolvedor, o finlandês Taneli Armanto, recebeu do Mobile Entertainment Forum (Fórum de Entretenimento Mobile, em tradução livre), uma premiação pela sua contribuição ao crescimento da indústria de entretenimento móvel.

4. A evolução de Snake

A popularidade de Snake cresceu rapidamente e, ao longo dos anos, o jogo foi evoluindo. Depois de Snake 2 veio também Snake Xenzia, elaborado especialmente para aparelhos monocromáticos, e Snake EX, que tinha gráficos aprimorados e pequenas animações. Quando a Nokia lançou a sua plataforma de jogos n-Gage, o game ganhou uma versão em 3D com visão em terceira pessoa.

O jogo 3D não foi bem recebido pelo público e ganhou uma versão repaginada chamada Snake Subsonic, que também não se saiu bem. Por fim, com a evolução dos celulares da empresa, a Nokia lançou um novo jogo 3D chamado Snake III, baseado no Snake EX.

5. O retorno de Snake em 2017

Depois do lançamento de Snake Subsonic em 2008, o Android entrou no mercado dominando o cenário dos jogos. A Nokia passou um bom tempo sem lançar um novo Snake, até que em 2017 ela trouxe de volta uma versão repaginada do Nokia 3310, o famoso celular “tijolão” dos anos 2000. Esse modelo apostava na nostalgia, trazendo o icônico Ringtone dos celulares da empresa e o jogo da cobrinha.

Saiba mais: veja os melhores games gratuitos para baixar durante a quarentena contra a Covid-19

6. Tem uma versão multiplayer chamada Slither.io

Hoje é possível jogar uma versão MMO

... de Snake direto do seu navegador ou aparelhos Android e iOS. No jogo Slither.io, cada jogador controla uma cobra e deve fazê-la crescer enquanto evitar se chocar com outros jogadores. Ele se tornou bastante popular desde o seu lançamento e em julho de 2016 ficou entre um dos mil sites mais visitados no rank Alexa.

7. Existe um jogo de Snake secreto no Google

O Google é conhecido por ter alguns truques e jogos secretos no seu buscador. Um deles é uma versão do jogo Snake. Para acessá-lo, basta digitar “Google Snake Game” na pesquisa do buscador. Existem também uma versão de Snake no Google Maps que você pode acessar tocando no botão de menu no topo esquerdo da tela e indo na opção “Jogar Snake”.

8. Você pode jogar Snake no Facebook

Outra forma de jogar Snake é pelo chat do Facebook. Ele está disponível na plataforma Instant Games do Messenger. Para acessar, toque no ícone de um controle logo abaixo do texto e selecione o game Snake. É possível jogar solo ou competir com os amigos para ver quem consegue alcançar a maior pontuação.

Jogos antigos eram mais criativos? Comente no Fórum do Techudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.