A crise gerada pelo coronavírus alterou a dinâmica de empresas, fazendo com que o trabalhador busque formas alternativas de controle de horas. Um dos motivos é o novo dispositivo instituído pela MP 936 de 2020, que permite ao empregador fazer a redução de salário com benefício do governo, acompanhada de diminuição da jornada. A medida, disponibilizada por meio do portal Empregador Web, visa compensar perdas e incentivar a manutenção de postos de trabalho durante a pandemia.

Para quem trabalha em empresa que optou pela redução da jornada de trabalho, o primeiro impacto pode gerar dúvidas em relação à contagem de horas trabalhadas, sobretudo para aqueles que adotaram o regime de home office. Veja, a seguir, três formas gratuitas de controlar o banco de horas online.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Meu controle de ponto

A plataforma Meu Controle de Ponto (www.meucontroledeponto.com.br/) possibilita controlar e gerenciar do banco de horas de forma online e gratuita, com preenchimento manual dos horários de entrada, intervalos e saída. A ferramenta é útil para manter o controle sobre as horas trabalhadas e gerir a rotina de trabalho de forma fácil e eficiente.

O cálculo de horas trabalhadas fica a cargo do site, que fornece a informação ao fim de cada dia trabalhado. Ele também oferece a possibilidade de baixar relatórios sobre o período de atividade laboral do usuário.

2. Excel Online

O Excel pode ser um aliado poderoso para ajudar fazer o controle laboral. Na versão online, o programa da Microsoft permite criar planilha de controle de horas trabalhadas do zero ou utilizar um modelo pronto. Entre os templates disponibilizados na biblioteca, o “Folha de Ponto” já traz uma tabela formatada para registrar os horários de início, intervalos e fim da atividade. Os cálculos são feitos automaticamente.

3. Extensão do Chrome para controle de ponto

Para usuários do Chrome, a extensão Controle de banco de horas (https://chrome.google.com/webstore/detail/controle-de-banco-de-hora/pfifkcaekcnananahibcebeeknnlfhna?hl=pt-BR) é uma alternativa rápida, pois não requer cadastro. A ferramenta permite elaborar sua própria planilha personalizada informando apenas os horários de entrada e saída. O plugin trabalha de forma similar às outras opções.

Com um visual de planilha, ele conta com um menu lateral que consolida

... as informações, mostrando um resumo de horas trabalhadas totais e horas extras. Além disso, a ferramenta tem um calendário de feriados integrado que marca os possíveis dias de folga automaticamente.

Veja também: Como ver Stories do Instagram anonimamente com plugin para Chrome

Qual é o melhor navegador de Internet? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.