A Microsoft Build 2020, conferência voltada a desenvolvedores de software que é promovida pela empresa, teve início nesta terça-feira (19). Neste ano, devido a pandemia de Covid-19, a tradicional conferência de 48h acontece online e todos os desenvolvedores podem participar gratuitamente. A Microsoft traz, na conferência, diversas novidades para softwares, como o navegador Microsoft Edge, Microsoft 365 e o Windows.

Além disso, a Build é uma oportunidade de troca de experiências entre os desenvolvedores. Nesta conferência, a Microsoft mostra aos desenvolvedores novas ferramentas da empresa para ajuda-los a projetar inovações para as organizações em que trabalham. Outro ponto abordado é a importância das empresas adotarem as novas ferramentas para os desenvolvedores a fim de solucionar os problemas atuais e os que podem surgir. Confira a seguir algumas novidades apresentadas pela Microsoft na Build.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Windows

De acordo com a Microsoft, atualmente, um bilhão de computadores utilizam o sistema operacional Windows 10. Na Build, a empresa anunciou algumas novidades para os desenvolvedores de aplicativos para Windows. Uma delas é o Project Reunion, que vai unificar o acesso às APIs de programas para Win32 e UWP (Plataforma Universal do Windows). Com a ferramenta, os programadores podem atualizar e modernizar os apps que já existem para os sistemas operacionais do Windows.

O Project Reuinion também possui o componente WinUI 3 Preview 1, que permite aos desenvolvedores criarem melhores experiências de uso, produzindo aplicativos responsivos em diversos dispositivos. Outra novidade para programadores é o WebView2, mais um componente do Project Reunion, que permite incorporar páginas da Internet, utilizando o novo Microsoft Edge, dentro do aplicativo desenvolvido.

A Microsoft também apresentou o Windows Virtual Desktop, solução pensada para as empresas que adotam o trabalho remoto, algo que se tornou muito comum durante a pandemia. Com a ferramenta, é possível testar e dimensionar apps e computadores virtuais mais rapidamente. O Windows Virtual Desktop permite que os usuários acessem os programas de seus apps por meio de dispositivos Windows, macOS, Android e iOS.

Com o objetivo de melhorar a experiência dos desenvolvedores com o sistema operacional, a Microsoft desenvolveu melhorias para o Windows Terminal e para o Subsystem for Linux. O Windows Terminal 1.0 está disponível para uso de empresas e permite executar linhas de comando WSL e Azure Cloud Shell, além de possibilitar o uso dos caracteres Unicode e UTF-8. Já Windows Subsystem for Linux (WSL) ganhou melhorias que envolvem a aceleração de hardware. O WSL roda direto o app Linux GUI, o que torna facilita o uso de programas do Linux no Windows.

Para atender o pedido de desenvolvedores para configurar uma maneira mais fácil de configurar o ambiente de desenvolvimento, a Microsoft lançou o Gerenciador de Pacotes do Windows, que permite ao usuário instalar as ferramentas preferidas. Além disso, o Microsoft PowerToys (0.18) permite personalizar o Windows Shell para os fluxos de trabalho. Nele é possível alterar cada tecla do teclado para os atalhos utilizados no trabalho.

Microsoft Edge

O novo Microsoft Edge também foi lançado na Build. A empresa acrescentou ferramentas de controle de privacidade para os usuários, maneiras para serem mais produtivos com o Collections e tornou as pesquisas no Bing mais fáceis, com o Give Mode. O novo navegador estará disponível aos usuários do Windows 10 em algumas semanas. Outra novidade do Microsoft Edge é a possibilidade de encontrar extensões de maneira mais fácil. O site da Microsoft Edge Add-ons passou por melhorias para facilitar as buscas. Novas categorias, novos modos de pesquisa e um novo layout foram adotados para isso.

O novo Microsoft Edge ganhou fun�

... �ões para ajudar a produtividade dos consumidores. Uma dessas funções, é a integração do Collection com o Pinterest, que permite aos usuários organizarem, salvaram e encontrarem ainda mais ideias para receitas, design, reforma e qualquer outro assunto. Com a integração, é possível salvar diversas páginas em um grupo e ainda exportar as ideias para o perfil no Pinterest.

O modo de pesquisar novos temas no Edge também mudou. Agora, em vez que abrir uma nova guia para pesquisar termos de seu interesse, o usuário pode utilizar a barra de pesquisa lateral para não perder sua linha de raciocínio e encontrar o que precisa. A barra fica oculta para não atrapalhar o usuário durante a navegação, mas pode ser aberta facilmente a qualquer momento.

Além disso, o novo Microsoft Edge possui ferramentas bastante interessantes para gerentes de TI e profissionais da informação. Uma delas, é a nova opção de sincronização e customização do navegador, que permite aos usuários sempre manter seu trabalho salvo. Além disso a segurança de dados no Edge também teve melhorias. O navegador passou a suportar o Windows Information Protection para os usuários do Windows 10, que permite separar os dados pessoais dos dados da empresa e adicionar mais proteção para os apps corporativos.

A página de pesquisa do Bing também foi repensada para atender os profissionais. Os usuários logados no Microsoft 365, com credenciais de trabalho, terão acesso a uma janela de trabalho, que mostra resultados específicos do trabalho, como pessoas, arquivos e sites internos da empresa. Essa é mais uma iniciativa para as empresas adotarem o uso corporativo do Microsoft 365 e aproveitarem os apps disponibilizados.

Microsoft 365

O Microsoft 365 ganhou novas funções que foram pensadas para o uso da tecnologia em momentos de trabalho remoto, como o isolamento social devido a pandemia. O Microsoft Teams, utilizado pelas equipes de trabalho, ganhou a opção de utilizar templates personalizados ao criar uma nova equipe. A função deve ser disponibilizada pela Microsoft em alguns meses. Além disso, o Teams também ganhará a função de adicionar chatboats e solucionar as dúvidas mais frequentes da equipe.

Para os desenvolvedores, o Tems será capaz de adicionar as aplicações através da função Power Apps to Teams. Através dessa função, os desenvolvedores poderão otimizar o fluxo de trabalho. O Power Bi também poderá ser compartilhado por seus usuários com o Teams, para enviar relatórios gráficos específicos para toda a equipe.

Outra novidade do Teams é o Booking, que permite agendar compromissos com os consumidores e toda a equipe. A função pode ser utilizada para agendar entrevistas com candidatos, consultas financeiras e até mesmo consultas médicas. Além disso, o Teams será capaz de hospedar eventos online e criar produções de estúdio com as equipes. Através de um novo suporte ao Network Device Interface (NDI), o Teams oferecerá novas ferramentas para produção e transmissão de eventos de alta qualidade. O NDI estará disponível no próximo mês.

O Fluid Framework permitirá aos usuários do Microsoft 365 colaborar em documentos dinâmicos, com edição instantânea, e criar componentes conectados que podem ser compartilhados pelos apps do Outlook e Office Online. Além disso, o Fluid Framework possui código aberto e permite a colaboração de todos os desenvolvedores em suas melhorias. Outra novidade da Microsoft é o Project Cortex, que aplica Inteligência Artificial e o Microsoft Graph para criar uma rede de conhecimento conectada ao Microsoft 365 e fontes externas. Tudo isso foi pensado para organizar o conteúdo e melhorar a experiência das equipes. O Project Cortex também permite trabalhar com novas ferramentas de desenvolvedor, com as novas APIs lançadas na Microsoft Build.

O Outlook também ganhou melhorias com IA que ajudam o usuário a compor seus textos de maneira mais fácil e tornam os e-mails mais claros. Além disso, a empresa lançou a nova Microsoft Lists, que permite aos usuários criarem e compartilharem dados da informação por diversos apps do Microsoft 365 com sua equipe, como o Teams e o SharePoint. Assim, fica mais fácil de organizar e partilhar as informações com as equipes de trabalho.

Outras novidades lançadas na Build

A empresa também lançou um supercomputador, hospedado na Azure, para testar modelos mais extremos de Inteligência Artificial. O supercomputador é um dos principais divulgados publicamente no mundo e visa transformar a geração da IA. Para o diretor técnico da Microsoft, Kevin Scott, o mais interessante do lançamento é o que o supercomputador vai proporcionar, como aplicativos que são difíceis de imaginar no momento.

Outro lançamento anunciado na conferência, é a Microsoft Cloud for Healthcare, a primeira indústria específica da Microsoft. Ela foi criada devido a pandemia de Covid-19, que mudou todo o sistema de cuidados da saúde e aderiu até mesmo o teleatendimento para evitar o contágio. A Microsoft Cloud for Healthcare possui recursos que ajudam as equipes de saúde a se conectarem com os. Ela foi pensada para a saúde do futuro e conta com o melhorias no envolvimento do paciente, colaboração da equipe de saúde, melhoria das informações e nuvem construída com segurança.

A Microsoft também lançou a Azure Synapse Link, uma implementação nativa da nuvem do HTAP. Com ela, os clientes podem obter informações dos dados transacionais, armazenadas nos bancos de dados operacionais, em tempo real e com um único clique. A iniciática também surgiu durante a pandemia, pois os desenvolvedores observaram o quanto o mundo da informação pode mudar rapidamente e, por isso, criaram a nuvem com acesso às bases de dados da Azure.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.