A Apple liberou nesta quarta-feira (20) o iOS 13.5, quinta grande atualização do sistema operacional do iPhone lançado em setembro de 2019, após quase um mês da apresentação do iOS e iPadOS 13.4.1 na WWDC 2019. A nova versão traz recursos voltados à pandemia, como a API de notificações de exposição ao novo coronavírus desenvolvida pela Apple e pela Google, além de aprimoramentos do Face ID na identificação de rostos com máscaras.

Fora os recursos que buscam minimizar a disseminação da Covid-19, a nova versão ainda conta com uma ferramenta para o usuário controlar o destaque automático dos blocos de vídeo nas videochamadas em grupo no FaceTime, e correções de bugs.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

API de notificações e exposição

A API de notificações e exposição é uma tecnologia de rastreamento de combate ao coronavírus criada pela Apple e pela Google, e que foi anunciada pela dupla em abril. O recurso foi desenvolvido com a orientação e colaboração de governos e autoridades de saúde pública. A API funciona somente quando um usuário ativa a ferramenta e tem um aplicativo de uma autoridade de saúde pública instalado no celular.

Dessa forma, o smartphone envia, com consentimento do usuário, um alerta via Bluetooth. Assim, a API de notificação e exposição baixará uma lista das chaves dos beacons (uma classe de dispositivos Bluetooth de baixa energia) de pessoas que testaram positivo para a COVID-19. A tecnologia permite notificar o usuário, caso ele tenha entrado em contato com uma pessoa possivelmente contaminada.

Agências de saúde pública em todo o mundo podem começar a implementar seus aplicativos a nova ferramenta. Em comunicado ao portal 9to5mac, o Google a Apple afirmaram que o recurso busca oferecer notificações rápidas aos usuários expostos ao vírus. A API também passou a ser disponibilizada, nesta quarta-feira (20), para celulares Android.

Melhorias no Face ID

Em versões anteriores, o usuário que tem o Face ID ativado para desbloquear o celular enquanto usa máscara precisava esperar alguns segundos para o dispositivo identificar o rosto antes de permitir a inserção de uma senha. Na nova versão, a opção de inserir sua senha aparece imediatamente após o usuário deslizar a parte inferior da tela de bloqueio.

Outras mudanças

A nova versão permite que o usuário controle o destaque automático nas chamadas de grupo do FaceTime, para que os blocos de vídeo não mudem de tamanho quando um participante interagir. A atualização ainda corrige um problema relacionado à tela preta ao quando um usuário tentava reproduzir streaming de vídeo de alguns sites.

Além disso, nos Estados Unidos, o iOS 13.5 ganhou a opção de compartilhar automaticamente informações essenciais médicas do usuário com os serviços de emergência ao realizar uma chamada de emergência.

Como baixar o iOS 13.5 no iPhone

Para baixar o iOS 13.5 no iPhone, vá em "Ajustes" e toque em "Geral"

... . Depois, selecione "Atualização de Software" e toque em "Baixar". O download será iniciado de forma automática. Vale destacar que, como se trata de uma grande atualização, o processo pode levar algum tempo, dependendo da conexão com a Internet. É recomendado estar com a bateria carregada e utilizar uma rede Wi-Fi.

iOS realmente vale a pena ou é status? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.