O mbira, instrumento musical originário do Zimbábue, é o tema de um Doodle interativo liberado pelo Google nesta quinta-feira (21/05). A animação, que celebra a Semana da Cultura no país africano, se passa em quatro capítulos e é exibida na página inicial do buscador, tanto no computador como em celulares Android e iPhone (iOS).

O Doodle conta a história de uma menina que está aprendendo a tocar o instrumento, presente na cultura do Zimbábue há mais de mil anos. Na infância, a criança ouve o som do mbira sendo tocado por um senhor mais velho e se encanta. A partir daí, ela acompanha o processo de criação do instrumento e aprende a tocá-lo. Desenhos dos teclados de metal do mbira aparecem à tela com algumas informações sobre o instrumento.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A animação se torna interativa, já que permite que o usuário toque as músicas em uma versão digital do mbira, conforme as instruções que aparecem na tela. De acordo com a equipe que produziu o Doodle, o objetivo da brincadeira é fazer com que as pessoas de diversos países conheçam um pouco da cultura do Zimbábue e que os nativos sintam orgulho de suas raízes.

O mbira é um instrumento composto por um pedaço de madeira e teclados em metal. Para tocá-lo, são utilizados os polegares, por isso, também é chamado de "piano de dedo". O som ecoado provém da vibração de conchas, tampas de garrafa ou contas que fazem parte do instrumento e, por ser fixado a uma cabaça, o som é amplificado. As melodias tocadas pelo mbira são suaves e bem características, e ele não é tocado apenas no Zimbábue, mas também em outros países da África.

O instrumento é bastante popular na cultura do Zimbábue, e está presente em diversas celebrações no país, tais como ca

... samentos e rituais do povo Shona.

Qual é o melhor Doodle feito pelo Google? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.