O Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) é um cadastro do Governo Federal, voltado para o trabalhador autônomo. O registro permite que os profissionais dessa categoria possam contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ter acesso aos benefícios previdenciários. Em outras palavras, o NIT equivale ao PIS/PASEP para trabalhadores que nunca mantiveram vínculo empregatício. Assim, essas pessoas são inscritas como contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico, segurado especial ou trabalhador autônomo.

Por meio da inscrição e posterior pagamento mensal da Guia da Previdência Social, o trabalhador estará incluído no cadastro do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), tendo, assim, direito a aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-família e salário-maternidade. Caso o trabalhador seja contratado por uma empresa privada, o NIT será utilizado para a realização do cadastrado no Programa de Integração Social (PIS), ou, se ingressar no serviço público, no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). O número permanecerá o mesmo, portanto, quem já possui PIS/PASEP ou Número de Inscrição Social (NIS) não precisa efetuar o cadastro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como fazer a inscrição no NIT pela Internet

Para obter o NIT pela Internet, basta ir ao site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (cnisnet.inss.gov.br) e informar dados como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF. Além de não ter cadastro em nenhum dos outros programas do Governo, é necessário ter no mínimo 16 anos e se encaixar em uma das categorias de segurado (contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico ou segurado especial), informando também a descrição da atividade exercida, segundo as opções disponíveis no site.

Veja também: Como consultar CPF no Serasa; app grátis funciona no celular

Como consultar o NIT pelo Cisnet

Passo 1. Se você já tem o NIT, pode consultá-lo pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (cnisnet.inss.gov.br). Acesse a plataforma e selecione a opção "Cidadão";

Passo 2. No canto superior esquerdo, selecione "Inscrição" e depois "Filiado";

Passo 3. Preencha os dados com nome, nome da mãe, data de nascimento e CPF. Marque a opção de "Não sou um robô" e clique em "Continuar";

Passo 4. Confira o número do NIT que aparecerá com a seguinte mensagem: "Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu número de Identificação - NIT - para efetuar recolhimentos".

Como consultar o NIT pelo CadÚnico

Passo 1. Acesse o site Meu Cad

... único (meucadunico.cidadania.gov.br);

Passo 2. Role a tela até encontrar o formulário. Preencha os dados com nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município. Marque a opção "Não sou um robô e clique em "Emitir Certidão".

Passo 3. No campo "NIS" você poderá conferir o número correspondente ao seu NIT.

Coronavírus: como limpar o celular? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.