O Jitsi Meet é uma ferramenta online que permite fazer chamadas gratuitas com até 20 pessoas. A plataforma possui mecanismos que permitem ao usuário compartilhar a tela, gravar a reunião, exibir vídeos do YouTube e transmitir a chamada ao vivo em seu canal. Um ponto prático do Jitsi é que o usuário não precisa fazer login para iniciar ou participar de chamadas.

A plataforma foi desenvolvida inicialmente na Universidade de Estrasburgo e é utilizada por instituições como o Greenpeace, universidades e empresas para manter as atividades online. A ferramenta funciona da mesma forma que outros serviços de videochamadas, como o Zoom e o Google Meet. As videoconferências se tornaram frequentes durante a pandemia do coronavírus por conta da quarentena, sendo utilizadas para reuniões de trabalho, aulas online e até mesmo festas de aniversário. A seguir, veja como funciona o Jitsi Meet e como iniciar uma videochamada gratuita.

Quer comprar TV, celular e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Como fazer uma chamada de vídeo em grupo no WhatsApp

Como funciona o Jitsi Meet

As videochamadas do Jitsi Meet pelo PC são feitas pelo site (meet.jit.si), o que dispensa o download de aplicativos. Dessa forma, a ferramenta funciona em navegadores de computadores com sistema operacional Windows, Linux e macOS. Todas as reuniões são criptografadas, o que torna a plataforma mais seguro para a realização de chamadas importantes na web. Além disso, o Jitsi Meet também está disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS).

O Jitsi possui código aberto e permite que programadores de diversos lugares do mundo colaborem com alterações e soluções para os problemas. Por conta disso, a ferramenta disponibiliza opções incomuns em outros aplicativos de videochamada, como a possibilidade de transmitir vídeos do YouTube para os participantes da reunião, o botão "levantar a mão" para indicar que deseja falar sem interromper outro usuário e até mesmo recurso para expulsar alguém da sala.

Assim como o Google Meet e o Zoom, o Jitsi permite apresentar a tela e gravar a reunião. As chamadas gravadas ficam armazenadas no Dropbox, desde que o usuário entre com seu e-mail na aplicação. Outra vantagem do Jitsi Meet é a possibilidade de escolher a qualidade da chamada, o que ajuda quem possui uma conexão de Internet ruim. Além disso, um recurso interessante da aplicação é o desfoque do fundo da imagem, que está em teste e, no momento, ainda apresenta falhas.

A ferramenta de videoconferências também permite sincronizar com os calendários do Google e da Microsoft, o que possibilita agendar as chamadas para os usuários não esquecerem. Outro ponto positivo é a opção de adicionar as videochamadas ao Slack, bastante utilizada por empresas para comunicaçao. Confira, no tutorial a seguir, como fazer chamadas de vídeo utilizando o Jitsi Meet.

Como fazer videochamadas no Jitsi Meet

Passo 1. Abra o website do Jitsi Meet (meet.jit.si) em seu computador. Em seguida, digite o nome da sala que deseja criar e clique em “Go”. Não é necessário fazer login para criar a videochamada;

Passo 2. O Jitsi Meet solicitará permissão para acessar a câmera e o microfone de seu computador. Clique em “Permitir” para entrar na chamada;

Passo 3. Ao criar

... a sala de reunião, o Jitsi Meet exibe as informações para compartilhar a chamada. Clique no ícone de informação, copie o link e envie para as pessoas que vão participar da ligação. Para aumentar a segurança da sala, adicione uma senha para o usuário informar antes de entrar na videochamada;

Passo 4. Para desabilitar a câmera ou o microfone durante a videochamada, clique nos ícones dos equipamentos exibidos na tela. Ao final da reunião, clique no ícone do telefone em vermelho e encerre a chamada.

Coronavírus: como limpar o celular? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.