O alistamento militar será feito exclusivamente pela Internet este ano. Em vez de comparecer a uma junta militar próxima à sua residência, jovens brasileiros que completam 18 anos em 2020 deverão acessar o site www.alistamento.eb.mil.br para concorrer à seleção no quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica. A mudança na modalidade de inscrição, que ocorre em meio à pandemia do novo coronavírus, tem o objetivo de evitar aglomerações.

Vale lembrar que o alistamento militar é obrigatório. Quem não se alistar dentro do prazo, que expira em 30 de junho, deverá pagar multa. Além disso, o jovem estará em dívida com o serviço militar e não poderá tirar passaporte, matricular-se em instituições de ensino, inscrever-se em concursos públicos, entre outras coisas. Para tirar todas as suas dúvidas sobre a nova modalidade, o TechTudo preparou quatro perguntas e respostas sobre o alistamento militar online.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Como funciona o alistamento militar online?

Todo brasileiro do sexo masculino deve se alistar no ano em que completar 18 anos. Os jovens têm até 30 de junho para fazer o alistamento no site www.alistamento.eb.mil.br, onde devem informar o número do CPF e preencher um formulário com dados pessoais. Neste ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o alistamento acontece exclusivamente pela Internet, e não nas juntas militares.

"É importante enfatizar que é preciso evitar sair de casa por isso, agora, o procedimento somente está disponível no modo virtual", afirmou o Coronel Penasso, Coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa. Também é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

2. Como fazer o alistamento militar online?

Para se alistar no serviço militar, é preciso acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e clicar em "Quero me alistar". Em seguida, o jovem deve indicar em qual das situações abaixo se encontra:

  • Arrimo (é o único responsável pelo sustento da família);
  • Exterior (mora no exterior e não possui CPF);
  • Nome social (quer se alistar usando nome social);
  • Problema de saúde (é portador de necessidade especial física e aparente);
  • Alistamento militar (não se enquadra em nenhum dos itens anteriores).

Feito isso, o site exigirá a inserção do CPF, data de nascimento e nome completo da mãe para validar os dados do candidato. Após a leitura das informações pelo sistema, será possível preencher o formulário de alistamento propriamente dito.

Assim que concluir o preenchimento dos dados, lembre-se de anotar o número de registro de alistamento (RA). É ele que permitirá acompanhar o status do processo.

3. Como acompanhar o processo?

Uma vez alistado, o jovem pode conferir se foi dispensado ou convocado para o serviço militar direto em www.alistamento.eb.mil.br. O acompanhamento do processo deve ser feito a partir da opção "Já me alistei", disponível na página principal do site. É preciso informar o número do CPF ou do RA.

Veja também: Como identificar fake news?

... Veja sites para checar se notícia é verdadeira

4. Como ver o certificado?

Após a conclusão do preenchimento do formulário, basta clicar em "Imprimir certificado agora" para visualizar o documento. O site vai gerar uma caixa de diálogo a partir da qual você poderá fazer o download do certificado em PDF.

Qual é o melhor navegador de Internet? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.