A assinatura eletrônica é um recurso de segurança disponível no app de internet banking da Caixa Econômica Federal. Trata-se de uma espécie de segunda senha que o usuário cadastra no próprio aplicativo para realizar funções específicas de transações financeiras. Por meio deste método, os usuários de Android e os de iPhone (iOS) garantem mais segurança enas atividades monetárias pela Internet pelo celular.

É importante ressaltar que a assinatura eletrônica sempre será solicitada para executar transações seguras e movimentações financeiras na sua conta pelo aplicativo da Caixa. Confira a lista a seguir para tirar algumas dúvidas, como o que é a assinatura eletrônica e como fazer o seu cadastro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é a assinatura eletrônica da Caixa?

Diferentemente das senhas comuns utilizadas para logins em apps, as assinaturas eletrônicas são senhas com finalidades específicas. Elas servem para concluir pagamentos, transferências, demais transações bancárias e movimentações financeiras em contas, garantindo mais segurança ao usuário e ao banco. A Caixa oferece dois tipos de assinaturas do gênero: simples e múltipla.

A assinatura eletrônica simples é composta de seis dígitos. Ela é criada para contas com um titular ou mais de um, em que ambos podem fazer transações bancárias. Já a assinatura eletrônica múltipla é formada por oito caracteres alfanuméricos — ou seja, é composta por letras e números. Ao contrário da simples, a múltipla é direcionada para contas conjuntas em que pelo menos duas pessoas precisam assinar para realizarem transações.

2. Como fazer a assinatura eletrônica da Caixa?

Passo 1. Baixe o app Caixa no site do TechTudo. Em seguida, faça o login utilizando seu CPF e senha previamente cadastrada. Na segunda aba do menu, selecione “senhas e configurações”;

Passo 2. Dentre as opções, toque em “Senhas e Acesso”. Depois, escolha a conta e selecione “Cadastrar assinatura”;

Passo 3. Após a leitura dos “Termos da transação eletrônica”, assinale a caixa “Li e Concordo com os Termos do Contrato”. Na página seguinte, crie a sua assinatura seguindo as regras de sequência numeral — que não podem ser sequências simples, alternadas ou com mais de dois números repetidos — e toque em “Confirmar” para concluir o procedimento.

3. Como saber se já tenho uma assinatura eletrônica?

Durante o procedimento do tópico anterior, você pode descobrir se já tem uma assinatura eletrônica cadastrada na sua conta se a opção “Alterar assinatura” estiver indisponível para você. Além disso, se o botão “Cadastrar assinatura” não estiver ativo, você deverá procurar a sua agência para solicitar que o gerente exclua a assinatura eletrônica existente para que você possa criar outra.

4. Esqueci assinatura eletrônica da Caixa: o que fazer?

Caso você tenha esquecido a sua assinatura eletrônica, é preciso solicitar uma nova em sua agência física. A partir de então, você receberá uma assinatura provisória, com duração de 15 dias. Para trocá-la, acesse o aplicativo normalmente e siga o mesmo procedimento do segundo tópico, optando, dessa vez, pela opção “Alterar assinatura”.

5. Assinatura eletrônica da Caixa bloqueada: o que fazer?

Suspeitas de fraude ou erro de digitação por três vezes consecutivas podem provocar o bloqueio da assinatura eletrônica. Caso você se lemb

... re da assinatura eletrônica, o processo de desbloqueio é fácil: basta ir até um caixa eletrônico da Caixa e selecionar, no terminal, a opção: Outros serviços > Outros serviços > Senhas e Validações > Desbloqueio de Assinatura Eletrônica.

O procedimento também pode ser feito na sua agência, ou pelo Suporte Tecnológico da Caixa pelos telefones: 3004-1104 para capitais ou 0800 726 0114 para as demais regiões.

Via Caixa (1 e 2)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.