Minecraft Dungeons foi anunciado com olhares desconfiados – afinal, é difícil derivar da fórmula do jogo de sobrevivência. Apesar disso, o novo game chegou ao PlayStation 4 (PS4), Nintendo Switch, Xbox One e PC mostrando algum charme, características interessantes, boa fonte de inspiração e um preço muito em conta para os padrões atuais.

Na verdade, Minecraft Dungeons pode ser a opção perfeita para quem anda com um pouco de tédio em seu mundo do Minecraft tradicional. Quer saber se Minecraft Dungeons vale a pena? No review a seguir, confira a análise completa com os prós e contras do lançamento.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Uma aventura épica

Ao contrário do Minecraft tradicional, Minecraft Dungeons tem história, narrada de maneira épica. A aventura apresenta o conto de um aldeão do mundo do game que se corrompeu e se tornou um grande vilão, liberando hordas de inimigos e monstros, como esqueletos ou Creepers, por todo o mundo.

O jogador controla um herói anônimo que tem como missão frear o avanço do mal pelo mapa, encarando fases repletas de inimigos, desafios e pequenos quebra-cabeças. Começando com poucos equipamentos, seu herói pode se tornar uma verdadeira lenda ao vencer os oponentes e trazer a paz de volta ao universo de Minecraft.

Minecraft Dungeons tem nada menos que uma história que se conta em poucas cenas, apenas para situar o jogador. O enredo é o mesmo até o fim, sem grandes surpresas, mas tudo bem, pois este não é o foco. A jogabilidade vem primeiro e ela brilha na aventura.

Contudo, em termos de enredo, por mais que seja básico, Minecraft Dungeons segue uma boa cartilha de RPGs e outras histórias medievais. A narração em off deixa tudo no clima mais épico possível e condizente com outras obras, de outras mídias – lembra, em especial, O Senhor dos Anéis.

Diablo encontra Minecraft

Não é segredo para ninguém que Minecraft Dungeons seja um jogo de RPG de ação inspirado em Diablo e em outros jogos do mesmo gênero. Na verdade, ele não faz a menor questão de esconder isso, seja por jogabilidade, controles ou até a possibilidade de posicionar o mapa sobre a tela, enquanto estamos jogando.

Toda a jogabilidade de Minecraft Dungeons é baseada no que vimos ao longo de toda a série Diablo, da Blizzard. Os controles funcionam de forma bem próxima do que são vistos em Diablo 3, para sermos mais exatos. Controles de esquiva, ataca contra inimigos, uso de poções de cura e itens de habilidade.

Isso se traduz também no multiplayer. Aliás, Minecraft Dungeons é um jogo multiplayer por sua natureza. Até quatro participantes podem jogar online, com dois limitados ao multiplayer local. É possível aproveitar o game sozinho, mas o ideal é tentar partidas online, pois não apenas fica mais fácil, mas também divertido.

Contudo, apesar de se inspirar bastante em Diablo 3, Minecraft Dungeons também uma certa identidade própria. O jogo oferece opções mais simples na hora de obter itens ou reciclar o que você obtém em fases. Conforme avança na história, pode ter mais pessoas em sua cidade para construir coisas e vender armas ou armaduras.

Sem construções

Por falar em “construir”, Minecraft Dungeons não permite minerar e nem mesmo construir coisas, como no Minecraft tradicional. A ideia aqui é outra, o foco é total nos combates e no RPG. Não é possível destruir nada no cenário, a não ser itens interativos ou inimigos que surgem em hordas.

Muitos fãs podem estranhar a falta de construções no início, mas é uma decisão acertada. Os cenários foram feitos para pensar no desafio da exploração. Permitir destruir para abrir caminho ou mo

... dificar tornaria o game caótico, e Minecraft Dungeons não tem esta proposta.

Visual

O visual de Minecraft Dungeons é caprichado. O estilo do design segue o mesmo que é visto no Minecraft tradicional, apenas com alguns efeitos extras de luz, sombras e outros detalhes que surgem nos cenários, como brilhos das armas e magias.

O som também não faz feio. Apesar de a única voz que ouvimos ser da narração, Minecraft Dungeons tem som ambiente caprichado, com músicas que seguem o estilo épico e acompanham o ritmo das batalhas.

Conclusão

Minecraft Dungeons dá certo, por incrível que pareça, e é um ótimo clone de Diablo 3. O jogo foi pensado em quem já era fã da série da Blizzard, mas com muito mais a oferecer se você também curte Minecraft. Isso sem falar no preço: é possível comprar Minecraft Dungeons com valores que variam entre R$ 20 e R$ 70 nas edições mais básicas, que te dão o jogo já com várias opções de personagem. É uma ótima opção para quem quer continuar no mundo de Minecraft, mas que não quer jogar mais o game tradicional por um tempo.

O que achou de Minecraft Dungeons? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.