É possível melhorar o desempenho do computador e deixá-lo mais rápido em jogos alterando algumas configurações do Windows 10. Para isso, é possível forçar o sistema a economizar desempenho para melhor performance nos jogos, impedir sustos com as atualizações automáticas, ajustar o comportamento de mouse e interface gráfica, além de ativar o “Modo de Jogo” da Microsoft. Confira a seguir, uma lista com técnicas para deixar o PC com Windows 10 mais rápido na hora jogar online.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Melhores games para jogar grátis durante o isolamento do coronavírus

1. Ative o Modo de Jogo

Disponível nas Configurações do Windows 10, o Modo de Jogo altera alguns comportamentos do sistema operacional, impedindo, por exemplo, a atualização automática de drivers e notificações que pedem que o usuário reinicie o sistema. Além disso, a Microsoft afirma que o modo para games pode garantir um desempenho mais estável na hora de jogar.

Para acionar o recurso – que, em geral, fica ativado por padrão no Windows 10 – basta usar a busca do sistema com “modo de jogo”. Caso o recurso esteja desligado, é só mover o seletor para que as alterações tenham efeito imediatamente.

2. Melhore a performance de rede

Para quem joga online, é importante garantir que a conexão com a Internet use as configurações ideais para impedir que limitações provoquem erros. Uma das alternativas é usar um DNS mais rápido do que o oferecido automaticamente pelo seu provedor de acesso.

O processo de configuração de um DNS é super simples: basta escolher um servidor (o do Google, com os endereços 8.8.8.8 e 8.8.4.4, está entre os mais recomendados), abrir as configurações de sua rede e inserir os valores nos campos relacionados. Depois, basta aplicar as alterações para que a conexão passe a usar o serviço que você escolheu.

3. Desative as atualizações automáticas do Windows

Uma atualização do Windows 10 realizada durante uma partida pode agendar uma reinicialização do sistema sem que o usuário perceba. Além disso, o recurso que realiza o download pode acabar consumindo bastante banda, a depender da velocidade da sua rede e do tamanho da atualização, comprometendo a experiência de quem joga online.

Para impedir surpresas com atualizações, você pode pausar o serviço do sistema operacional que busca automaticamente os updates. Para fazer isso, use a pesquisa do sistema e digite “Windows Update”. Na tela de configurações do recurso, pause a busca automática para interromper as atualizações.

4. Libere mais energia

Se você usa um notebook, há chances de que o seu computador esteja configurado para operar em modos de economia de energia: eles reduzem o consumo de eletricidade, mas acabam provocando perda de desempenho. A saída é acionar os modos de alto desempenho do Windows, que liberam o sistema para usar toda a performance disponível na máquina.

Para realizar a alteração, digite “energia” na busca do Windows e acesse “Escolher um plano de energia”. Na nova tela, você deve encontrar os planos de energia do seu computador: escolha “alto desempenho” ou “equilibrado”, caso seu notebook esteja operando em modo de economia.

5. Reduza os efeitos gráficos do Windows

Por padrão, o Windows 10 vem configurado para apresentar a interface gráfica com o maior nível de qualidade possível, com efeitos gráficos que suavizam transições de janelas e recursos, como a pré-visualização ao passar o cursor sobre um programa minimizado. Esses e outros efeitos gráficos acabam consumi

... ndo recursos do hardware e podem ser desativados pelo usuário.

Na busca do Windows 10, insira “configurações avançadas” e abra a opção “Configurações avançadas do sistema”. Na nova janela, dentro do campo “Desempenho”, clique em “Avançado”. Na tela seguinte, selecione “Ajustar para melhor desempenho” e clique em “Aplicar”. O Windows 10 irá desligar efeitos gráficos da interface, mas, em contrapartida, irá liberar mais recursos da CPU, memória RAM e placa gráfica para os seus jogos.

6. Desative a aceleração do mouse

O sistema da Microsoft conta com um recurso de aceleração que considera a velocidade do cursor do mouse não apenas com a posição física do mouse, mas também pela velocidade com a qual você o move: na prática, quanto mais rápido o movimento da sua mão, mais veloz o cursor se move na tela. A ideia é interessante para usar a interface gráfica do Windows e ir aos extremos da tela com velocidade, mas pode comprometer seu rendimento em jogos, já que pode levar a imprecisão nos controles.

A saída para isso é usar as configurações de mouse. Abra o app de “Configurações” e, em “Mouse”, selecione “Opções adicionais de mouse”. Na nova janela, escolha “Opções de ponteiro” e, no primeiro campo, desmarque “Aprimorar precisão do ponteiro”. Você pode usar a escala acima para mexer na velocidade, caso sinta necessidade de deixar o mouse mais rápido.

7. Mantenha os drivers atualizados

A performance do hardware está diretamente relacionada com o bom funcionamento dos drivers do sistema. Para um melhor desempenho, lembre-se de sempre conferir se seu sistema está em dia, dando atenção especial aos drivers gráficos do seu computador, independente da marca da sua placa de vídeo.

Atualmente, o processo é bastante simples, tanto para placas da Nvidia como da AMD. Para placas GeForce, você pode simplesmente usar o software GeForce Experience para conferir se há atualizações disponíveis. Para placas da AMD, o Adrenalin desempenha a mesma função.

Qual é a melhor versão do Windows? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.