Redmi AirDots é um fone Bluetooth da Xiaomi que faz bastante sucesso no Brasil. Com preços a partir de R$ 139,90 no e-commerce nacional, o modelo costuma figurar entre os mais buscados do país nos levantamentos mensais do Zoom, feitos com exclusividade para o TechTudo. O dispositivo promete ser uma opção mais barata frente a modelos premium como os AirPods, da Apple, e o Galaxy Buds+, da Samsung, trazendo bateria para até 12 horas de música e boa qualidade de reprodução. Por conta do interesse dos consumidores, é comum encontrar versões falsificadas do produto por valores ainda mais baixos. Com isso, o usuário deve ficar atento para evitar golpes.

Confira a seguir algumas dicas pensadas com ajuda da Xiaomi no Brasil para ajudar a identificar se o fone é original ou não. Vale ressaltar que o Redmi AirDots também aparece no mercado como Mi True Wireless Earbuds Basic, nome dado pelo site oficial da fabricante no país.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Antes das dicas, é importante seguir algumas recomendações na hora de comprar, como conferir se o site é confiável e se há garantias contra defeitos de fabricação. Além disso, desconfiar de preços muito abaixo da média também pode ajudar a evitar problemas no futuro. Caso a compra seja feita em sites de revenda, pedir um vídeo mostrando o produto e a embalagem, se possível, vai ajudar a identificar possíveis fraudes.

Em relação à ficha técnica, vale conferir se as informações batem com o que é divulgado pela marca em seu site oficial. É importante lembrar ainda que o consumidor tem o direito de cancelar uma compra em até sete dias após o recebimento do produto, algo garantido no Código de Defesa do Consumidor (Artigo 49º).

1. Confira a embalagem

A primeira coisa que o consumidor precisa observar é a aparência da embalagem. Produtos falsos, geralmente, possuem embalagens feitas de material muito inferior para reduzir os custos de produção. Confira se a embalagem é igual à disponibilizada pela fabricante na loja oficial, checando também se todas as informações presentes estão de acordo.

A Xiaomi aponta que seus produtos trazem embalagens com determinados detalhes, como fontes oficiais, desenhos em alto-relevo e cores mais vivas. Em alguns casos, o próprio nome do dispositivo pode aparecer com alguma letra trocada, por exemplo.

2. Cheque o acabamento do produto

Fones de ouvido falsificados possuem acabamento grosseiro e de baixa qualidade. De acordo com a Xiaomi, os acessórios originais são fabricados com materiais de alta qualidade, que não trazem rebarbas e outros tipos de imperfeições. Além disso, é importante analisar se as ponteiras de silicone são de fato macias e possuem formatos anatômicos. Em falsificações, o material tende a ser mais rígido e não proporcionam o conforto adequado.

Além disso, o contato de carregamento dos fones também pode ter algumas diferenças. As peças, pequenas que ficam dentro do estojo-carregador, para repassar a carga, e também nos próprios earbuds, são produzidas a partir de um material específico para que não oxidem. Caso a cor seja diferente do dourado convencional, o produto pode ser falso.

3. Teste a qualidade de áudio

Analisar a qualidade de som antes de comprar um fone de ouvido também é uma maneira de não ser enganado. Segundo a Xiaomi, produtos falsificados são produzidos com componentes internos de baixa qualidade, oferecendo um desempenho sonoro inferior.

Caso a compra seja feita em uma loja física, é importante testar o dispositivo antes de levar para casa. Isso porque a fabricante promete um áudio de qualidade, mesmo sendo u

... m acessório de entrada. Caso seja possível notar ruídos desagradáveis ou graves estourados, há uma grande chance de ser um produto falso.

4. Desconfie da autonomia de bateria

Apesar de não se destacar de outros produtos do segmento por conta disso, o Redmi AirDots tem uma boa autonomia de bateria. De acordo com a Xiaomi, o fone Bluetooth pode tocar músicas por até quatro horas seguidas, contando com mais oito horas em seu estojo carregador. Em produtos falsos, o componente pode não garantir esse mesmo tempo de reprodução, já que a qualidade da peça costuma ser inferior. Portanto, ao notar que o produto não chega perto disso enquanto isso, desconfie.

5. Confira a entrada microUSB do estojo

Outro fator que pode ajudar na identificação é a qualidade da entrada microUSB do estojo carregador. Produtos falsificados contam com entradas genéricas e de baixa qualidade, que podem não conectar muito bem aos cabos. Além disso, a grande maioria das portas microUSB existentes nesses aparelhos podem deixar de funcionar após algumas conexões.

Qual é o melhor fone de ouvido por até R$ 100? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.