"Pprt" significa "papo reto" nas redes sociais. A expressão, assim como "jantar" alguém durante uma discussão, "pedir biscoito" em uma selfie ou "cancelar" algum famoso, é muito popular especialmente no Twitter. A rede social tem um vocabulário próprio, cheio de termos irônicos e bem-humorados. Para te ajudar a entender os tweets do microblog, o TechTudo preparou uma lista com 13 gírias usadas no Twitter. Descubra a seguir o significado de expressões como "sco pa tu manaa", "old que" e "bomboclaat", entre outras.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Fleets: como usar a nova função de 'Stories' do Twitter

1. pprt

A expressão "pprt" é a abreviação de "papo reto". A gíria é usada para enfatizar que a pessoa está falando sério, sendo direta, sem zoeiras ou enrolação.

2. Sco Pa Tu Manaa

Geralmente acompanhada de fotos nostálgicas ou que fazem referência a alguma situação cotidiana, a expressão "Sco Pa Tu Manaa" é usada como sinônimo para as perguntas “o que isso te lembra?” e “qual sua opinião sobre isso?”. O termo, que não tem significado aparente, apareceu pela primeira vez em abril de 2019, na música “Daavi Ne Ba”, lançada pelo cantor ganense Kawoula Biov em parceria com o artista Patapaa, famoso por inventar palavras sem nexo em seus raps.

3. Bomboclaat

Depois da febre do meme "Sco Pa Tu Manaa" no Twitter, surgiu a expressão "Bomboclaat". O termo, que tem origem jamaicana, virou sinônimo de "crie uma legenda para essa foto" ou "explique essa foto". A tradução literal, contudo, aponta para um significado bem diferente: "bomboclaat" é uma maneira vulgar de se referir a absorventes menstruais e papel higiênico.

4. Cancelar

Tradicionalmente usado para deixar de assinar um serviço ou desmarcar um compromisso, o verbo "cancelar" ganhou uma nova conotação no Twitter. Quando uma celebridade faz algo controverso, ofensivo ou preconceituoso, ela é prontamente "cancelada". Em outras palavras, a pessoa sofre um boicote por parte dos usuários.

5. Old que

A expressão "old que" é bastante utilizada na rede social, e é sinônimo de "já é de comum conhecimento que" ou "é claro que".

6. O que tenho a ver

Muito popular no Twitter, a expressão "o que tenho a ver" é uma forma de mostrar que você se interessa só por uma coisa e despreza o restante. O meme pode aparecer de diversas formas no microblog.

7. Biscoiteiro/dar biscoito

"Biscoiteiro" é todo aquele que faz de tudo para chamar a atenção e conquistar likes. "Dar biscoito", portanto, significa elogiar alguém. Em geral, a expressão é usada em tom de deboche para responder às pessoas que estão em busca de curtidas e elogios.

8. O auge

A expressão "o auge" se popularizou no Twitter e pode indicar deboche ou elogio. Se alguém compartilha uma notícia explicitamente falsa, você pode comentar “o auge” para dizer que acreditar em fake news seria o “auge” do ridículo. Caso sua intenção seja elogiar alguém, vale dizer algo como "o auge da beleza"

... ;.

9. Vtzeiro

A expressão "vtzeiro" se popularizou no Twitter em março, quando o reality show Big Brother Brasil, da rede Globo, estava no ar. O termo era usado para alfinetar os participantes que se aproveitavam das câmeras para criar diálogos e interações forçadas, tentando ganhar mais destaque durante a exibição do programa. Com o fim do reality, a expressão pode ser empregue para nomear pessoas que são artificiais e fazem de tudo para aparecer.

10. Jantar

A gíria "jantar" aparece com frequência no Twitter e tem um significado bem parecido com o da expressão "lacrar": trata-se de uma forma de elogiar alguém dizendo que aquela pessoa "calou a boca" de outra, deixando-a sem argumento durante uma discussão.

11. E choca zero pessoas

A expressão "e chora zero pessoas" vem sempre ao final de uma frase e é usada para indicar que uma situação é óbvia, esperada. Também aparece nas formas "e choca um total de zero pessoas" e "e choca ninguém".

12. lol

Presente na Internet desde muito antes do surgimento do Twitter, "lol" é uma gíria em inglês que abrevia a expressão "laughing out loud". Em português, significa algo como "rindo muito alto", "rolando de rir" etc.

13. mds

"Mds" é a abreviação de "Meu Deus". A gíria pode ser usada em múltiplos contextos, mas costuma indicar surpresa ou espanto.

Problemas para postar no Twitter? Descubra como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.