Solicitar e acompanhar benefícios do governo pela Internet é uma opção durante a pandemia do novo coronavírus, já que oferece maior praticidade, além de evitar aglomerações nas lotéricas e nos postos de atendimento — uma importante medida de prevenção contra a Covid-19. Com os aplicativos do governo, cidadãos brasileiros podem solicitar Seguro-Desemprego e Abono Salarial, bem como verificar disponibilidade de outros benefícios, como do Bolsa Família.

Segundo o Governo Federal, desde 15 de março um dos serviços mais acessados no portal Gov.br é a inscrição para o programa do auxílio emergencial, que pode ser feita de maneira totalmente digital pelo aplicativo e pelo site. Confira, na lista abaixo, os apps oficiais para Android e iPhone (iOS) que podem auxiliar a consulta de dados e o acesso de alguns dos serviços mais procurados pelos cidadãos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Consultar o Cadastro Único

O CadÚnico é um programa do governo capaz de identificar e implementar políticas públicas de apoio às famílias em situação mais vulnerável, que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. Por meio do Cadastro Único, cidadãos brasileiros podem participar de programas de assistência, tais como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, por exemplo.

Para se cadastrar no programa é necessário ir até um posto de atendimento do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), com toda a documentação necessária, que inclui o CPF ou Título de Eleitor do responsável da família, comprovante de residência e um documento com foto de todos os membros da família. Portanto, não é possível se inscrever para o CadÚnico online através do site ou pelo aplicativo, e sim acompanhar sua situação cadastral.

Pelo aplicativo Meu CadÚnico, inscritos no programa podem esclarecer dúvidas e consultar dados cadastrais. Também é possível verificar se há alguma pendência em algum dado fornecido e consultar os postos de atendimentos mais próximos. Pelo app, inscritos também podem conhecer seu número NIS (Número de Identificação Social) e verificar outros programas sociais oferecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

2. Solicitar auxílio emergencial

O Auxílio Emergencial é um benefício de R$ 600 mensais, oferecido pelo Governo Federal e pago pela Caixa Econômica Federal, que visa manter uma renda emergencial básica às famílias mais afetadas pela crise provocada pela pandemia de Covid-19 no país. O auxílio pode ser solicitado por cidadãos brasileiros que estão desempregados ou que trabalham de maneira informal, além de MEIs e autônomos.

A solicitação do benefício pode ser feita pelo app Caixa | Auxílio Emergencial ou pelo site (auxilio.caixa.gov.br/#/inicio). O aplicativo permite que possíveis beneficiários prossigam com a solicitação do auxílio e acompanhem uma solicitação já realizada. Vale lembrar que o benefício pode ser acumulado por até dois membros de uma mesma família.

Não é necessário que beneficiários dirijam-se a uma lotérica Caixa, já que os pagamentos são realizados por meio de transferências online. O beneficiário pode escolher receber o valor do benefício em uma conta já existente, e quem não possuir uma conta bancária pode movimentar o auxílio por meio do app Caixa Tem com a poupança social digital da Caixa.

3. Solicitar seguro-desemprego

O Seguro-Desemprego é um direito trabalhista previsto em lei e que pode ser solicitado pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. O app também permite consultar outros benefícios, tais como o Abono Salarial e o

... a>, que foi instituído em meio à pandemia para assegurar trabalhadores que tiveram contrato de trabalho suspenso ou redução de salário temporários.

Para prosseguir com a solicitação do Seguro-Desemprego pelo app, basta acessá-lo por meio do número do CPF e senha cadastrados — também é possível criar sua conta pelo aplicativo. Logo em seguida, clique sobre a aba "Benefícios" e confira a disponibilidade dos auxílios oferecidos. Toque sobre cada um deles para obter mais informações em "Saiba Mais" e toque sobre "Consultar" para saber se você tem direito ao benefício.

Para Solicitar o Seguro-Desemprego, é necessário ter em mãos o número de requerimento do seguro, que é entregue pelo empregador. Ele pode ser acessado em "Consultar" e, em "Solicitar", você pode iniciar a solicitação do benefício.

4. Consultar informações cadastrais do CPF

O aplicativo CPF Digital permite que pessoas físicas consultem o número de sua inscrição e obtenham o documento de forma digital, que tem a mesma validade das versões impressas. Pelo app, também é possível baixar CNH Digital, e a autenticidade dos dados pode ser verificada através de um QR Code.

Para acessar seus documentos, informe o número do seu CPF e data de seu nascimento e prossiga com as informações pedidas pelo aplicativo. Também é necessário tirar uma foto, que funciona como uma forma de autenticação do app, além de criar um PIN para acessar o aplicativo. Na sequência, você terá acesso aos seus documentos, bastando tocar sobre o CPF ou CNH para exibi-los.

5. Consultar informações do Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa social de transferência de renda mantido pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica Federal, que busca garantir o acesso e o direito à alimentação, educação e saúde de famílias em situação mais vulnerável, beirando a pobreza e extrema pobreza.

Para receber o benefício do Bolsa Família é necessário estar inscrito no CadÚnico. A seleção das famílias que receberão o benefício é realizada mensalmente pelo Ministério de Desenvolvimento Social, e são consideradas a composição familiar e a renda de cada integrante da família.

Pelo aplicativo Bolsa Família Caixa, beneficiários podem consultar saldos, calendário com as datas de pagamento do benefício, parcelas já liberadas e extrato detalhado, além da agência Caixa mais próxima para atendimento e dicas de como organizar melhor as finanças.

Via Caixa (1, 2, 3 e 4)

Fui vítima de ataque hacker no WhatsApp, o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.