O Excel é uma das principais ferramentas para produzir planilhas. O programa popular do pacote Office da Microsoft atende desde quem precisa organizar o orçamento doméstico de forma simples até quem necessita de recursos avançados para ambientes corporativos. No entanto, embora seja conhecido e recomendado pela maioria das pessoas, seu uso depende de um plano de assinatura anual. Os usuários que buscam plataformas com funções parecidas de forma gratuita podem optar por alternativas como Google Planilhas ou programas como Zoho Sheet e FreeOffice PlanMaker, por exemplo. Confira, a seguir, uma lista com oito programas para quem quer produzir planilhas de forma gratuita

1. Google Planilhas

O Google Planilhas funciona de forma online e, para acessar, basta ter uma conta no Gmail. Todo material produzido fica salvo na nuvem. Quem opta por fazer o download do aplicativo pode acessar, criar ou até mesmo editar suas planilhas por meio do smartphone, tablet ou computador mesmo que não haja conexão de Internet. A ferramenta ainda permite que mais de uma pessoa trabalhe na mesma planilha de forma simultânea. Além disso, a plataforma é compatível com o Excel e oferece complementos para deixar o trabalho ainda mais personalizado.

Veja também: Planilhas prontas no Microsoft Excel para curtir as férias

2. Zoho Sheet

O Zoho Sheet funciona de maneira online e salva todas as planilhas na nuvem, fazendo com que a pessoa consiga acessar seus dados sempre que quiser. Assim como o Google Planilhas, permite a colaboração entre os usuários. A ferramenta é compatível com arquivos do Excel e outros formatos, como .ods, .csv e .tsv, e ainda oferece recurso para baixar as planilhas como arquivos .pdf e .html ou para impressão.

3. FreeOffice PlanMaker

Com o FreeOffice PlanMaker é possível ir da planilha simples à avançada. Suas funcionalidades de design permitem que o usuário insira imagens, desenhos, molduras de texto ou gráficos em 2D e 3D nas suas tabelas. Além de oferecer mais de 430 funções de cálculo, a ferramenta salva os arquivos XLS e XLSX do Excel e também exporta para PDF ou impressão. O download do programa está disponível para Mac, Windows e Linux.

4. ThinkFree

O ThinkFree oferece um pacote de programas para escritório, sendo os principais White, Calc e Show. Para quem quer criar uma planilha, o Calc é o mais indicado por ser bem semelhante ao Excel. A ferramenta permite o acesso do usuário por meio do smartphone e possibilita que outros colaboradores participem simultaneamente.

5. BIRT

Com o BIRT, é possível criar relatórios para visualizar dados e realizar cálculos como somas e porcentagens. A ferramenta oferece recurso de criação de planilhas automatizadas, listas, gráficos, tabelas dinâmicas, documentos e relatórios. O download pode ser feito pelo próprio site (www.eclipse.org/birt/), mas vale ressaltar que a versão disponível está apenas em inglês.

6. LibreOffice Calc

A ferramenta Calc, do LibreOffic, também realiza análises de dados, relatórios, tabelas e cálculos. Embora o programa salve as planilhas em seu formato próprio, o OpenDocument (.ods), ele pode abrir tabelas do Excel e também salvar trabalhos no formato compatível com a ferramenta do Office. Além disso, o criador da planilha pode integrar pessoas e novos dados com apenas alguns cliques. Já o recurso de colaboração é interessante para evitar conflit

... os de edição.

7. Numbers

O Numbers é uma opção gratuita para os usuários da Apple. Suas funções disponíveis para análise de dados e relatórios são muito parecidas com as do Excel. No entanto, há uma ênfase nas ferramentas visuais para que o usuário crie um projeto belo e bem personalizado de forma fácil e intuitiva. Outro ponto interessante é a possibilidade de salvar planilhas do Numbers como arquivos do Excel para trabalhar com outra pessoa que tenha o programa.

Qual é o melhor app editor de documentos? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.