O Internet Archive é um site que reúne páginas e conteúdos antigos da Internet, acessíveis para os tempos atuais e computadores modernos. O site possui um grande arquivo de jogos e títulos liberados gratuitamente para PC, que rodavam em MS-DOS ou em outros sistemas mais antigos. É possível jogar online, diretamente na página, sem a necessidade de baixar nada. Alguns dos milhares games disponíveis são Prince of Persia, The Oregon Trail, Pac-Man, Wolfenstein 3D, Aladdin, SimCity, Golden Axe, entre outros clássicos.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Entendendo o Internet Archive

O Internet Archive é um depósito de vários conteúdos digitais que, hoje, são considerados livres para uso. No caso dos jogos, são títulos que não possuem mais licenças e não foram relançados ao longo dos anos ou que são arquivos de demonstração sem custo e sem impedimentos para jogar.

O importante é saber que o Internet Archive costuma ser um site seguro e de confiança, já que, de fato, não baixa nada no seu computador para funcionar – a não ser que o usuário assim deseje, para todos os conteúdos arquivados por lá.

Como encontro jogos?

Acesse a página inicial do Internet Archive (archive.org) e clique em “Software”, na parte superior do menu. No menu que se abrir, você tem várias opções para achar jogos: MS-DOS Games, Classic PC Games, MS-DOS, ZX Spectrum são alguns deles.

Qualquer uma destas opções no menu leva até a página seguinte, que já traz uma lista completa com todos os jogos e demos de jogos disponíveis no Internet Archive. Caso esteja procurando por algum jogo específico, digite o nome no campo “Search”.

Lista de jogos

Apenas no segmento de games de MS-DOS, o Internet Archive lista mais de seis mil títulos. Além dos já citados, temos disponíveis: Carmen Sandiego, Ms. Pac-Man, Batman Returns, Donkey Kong Classic, Mario Brothers VGA, Doom 2, Ferrari Formula One, Warlords 2, Maniac Mansion, Lode Runner, 3D Bomber, Championship Manager 93, Double Dragon Classic, Dragon's Lair, Paperboy 2, The Secret of Monkey Island, entre outros.

Como jogar?

Os comandos variam de jogo para jogo, não há uma instrução única para todos. O mais comum é que, por exemplo, em games de plataforma, as setas do teclado sirvam para fazer com que o personagem avance pelo cenário, enquanto a barra de espaço funcione para pulo. Já em games de estratégia, como SimCity, quase todos os comandos são feitos pelo clique do mouse.

Infelizmente os jogos não trazem manual de instruções em suas páginas, então é preciso treinar e testar o game que você deseja jogar para descobrir e decorar seus controles. Nem mesmo para pausar existe um padrão, ainda que a tecla ESC, do teclado, funcione na maioria dos casos.

Saiba mais: veja os melhores jogos gratuitos para jogar durante a quarentena

Filtrar os jogos

Como dica extra, vale atentar para os menus

... laterais das páginas do Internet Archive. Ali é possível filtrar o conteúdo das buscas ou de listagens por vários parâmetros: por ano, plataforma, autor e, em especial, idioma.

É só selecionar o filtro que deseja ativar e esperar o resultado. Caso prefira limpar o filtro, clique novamente na mesma opção. Assim, é possível organizar melhor as opções do Internet Archive e tirar mais proveito da navegação no site de clássicos da Internet.

Jogos antigos eram mais criativos? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.