Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Mozilla Firefox possui um buscador integrado, assim como outros navegadores. Porém, após um acordo, em qualquer pesquisa feita na ferramenta nativa do Firefox os resultados serão da busca do Google. No entanto, se você prefere outro buscador, como Bing ou Yahoo, veja como personalizar e configurar o recurso.

Sete segredos da barra de busca do Firefox que vão agilizar sua vida

Briga de gigantes: Firefox x Chrome (Foto: Divulgação) (Foto: Briga de gigantes: Firefox x Chrome (Foto: Divulgação))Veja como mudar o buscador padrão na barra de endereços do Firefox (Foto: Divulgação)

Passo 1. Acesse o menu do Firefox, no canto superior direito da tela, e clique em “Opções”;

Acesse as configurações do Firefox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as configurações do Firefox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Nas configurações do navegador, clique em “Pesquisa”, na barra lateral esquerda da tela. À direita, selecione a opção desejada em “Mecanismo de pesquisa padrão”;

Definindo o buscador padrão do Firefox (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Definindo o buscador padrão do Firefox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na seção abaixo, você pode gerenciar os mecanismos de pesquisas instalados no Firefox. Para remover um, basta selecioná-lo e clicar em “Excluir”. Você também pode clicar em “Adicionar mecanismos de pesquisa…” para abrir a galeria do Firefox ou em “Restaurar mecanismos de pesquisa padrão” para voltar às configurações de fábrica;

Gerenciando os mecanismos de busca instalados no navegador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Gerenciando os mecanismos de busca instalados no navegador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Ao digitar um termo no campo de pesquisa e pressionar Enter, a busca será realizada usando o mecanismo de pesquisa padrão selecionado no segundo passo. Caso queira usar um buscador diferente, basta clicar sobre o ícone do serviço, logo abaixo das sugestões de busca.

Pesquisa pode ser realizada usando o mecanismo padrão ou em outros buscadores (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Pesquisa pode ser realizada usando o mecanismo padrão ou em outros buscadores (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Para criar um atalho de busca, clique com o botão direito do mouse sobre o campo de busca do site e, no menu de contexto, clique em “Criar palavra-chave de pesquisa…”;

Criando um atalho de busca em sites específicos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Criando um atalho de busca em sites específicos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Insira a palavra-chave desejada e, caso queira, altere o nome do site e selecione uma pasta dos favoritos para salvar o link da busca. Feito isso, clique em “Salvar”;

Adicione um atalho para realizar buscas usando o site (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Adicione um atalho para realizar buscas usando o site (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Para pesquisar em um site usando o atalho criado, basta digitá-lo no campo de endereços do Firefox, adicionar um espaço e escrever a palavra ou frase a ser pesquisada. Por fim, pressione Enter para realizar a pesquisa no site.

Realizando pesquisa no TechTudo direto da barra de endereços do Firefox (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Realizando pesquisa no TechTudo direto da barra de endereços do Firefox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essas dicas, você poderá configurar o buscador padrão do Firefox para realizar buscas e criar atalhos de pesquisa para websites específicos.

Qual é o melhor navegador? Comente no Fórum do TechTudo. 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.