Pesquisadores da Universidade de Winconsin-Madison, nos Estados Unidos, desenvolveram um chip que promete revolucionar. Isso porque o equipamento é composto por derivados da madeira, é biodegradável e ainda pode ser usado como adubo depois de descartado. É claro que ele também promete alta performance. A ideia é que ele substitua os chips usados em diversos gadgets.

Novo Gear VR pode vir com conectividade wireless e display de holograma

Tecnologia permite criar chips que se decompõem no ambiente (Foto: Divulgação/Universidade de Winconsin-Madison)

Um grande problema enfrentado atualmente é a alta velocidade com a qual gadgets são descartados e vão parar em locais onde demorarão anos para serem degradados. A vantagem do material criado pelos pesquisadores, chamado de nanofibras de celulose (CNF, na sigla em inglês), é que ele cria um produto que pode ser consumido por fungos. Ou seja, quando a vida útil do gadget acabar, ele poderá ser usado como fertilizante.

A tecnologia funciona por que a maior parte de um chip é composta de uma camada de suporte que envolve e protege a área onde estão os materiais semicondutores. A ideia do estudo é substituir esse material por CNF, que por ser um derivado da madeira, é flexível e biodegradável.

A professora de engenharia biomédica Shaoqin Gong e sua equipe têm usado polímeros biológicos há mais de uma década e acreditam que o material tem vários benefícios quando comparado a outros tipos de chip. Além de serem sustentáteis e biodegradáveis, ela lembra que eles possuem um coeficiente de expansão térmica baixo. O problema do CNF é que a madeira pode mudar de tamanho quando entra em conta

... to com a umidade do ar.

A nova tecnologia já foi aperfeiçoada, está pronta para ser usada e, segundo os pesquisadores, é barata. Agora resta esperar o interesse da indústria para investir nela. 

Qual o melhor celular de 2 chips da atualidade? Opine no Fórum do TechTudo.

Via Wisc, Gizmodo, Science Daily e Nature



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.