O Google revelou nesta quinta-feira (28) mais novidades para o aguardado Android M no Google I/O 2015, em San Francisco. O evento para desenvolvedores passeou por lançamentos já esperados como Google Pay, revelou mudanças no Android Wear e Google Now e deu detalhes sobre o novo app Google Photos. A gigante ainda demonstrou versões do Google Maps e YouTube offline e uma parceria com a GoPro, que promete vídeos em 360 ainda mais imersivos. Confira todos os lançamentos e novidades.

LG G4: smart sofisticado da LG chega ao Brasil com 'preço de iPhone'

Sundar Pichai revela Android M, Android Pay e outras novidades para o sistema (Foto: Reprodução/Google)

Android, YouTube, Google Maps, Gmail e Chrome: 1 bilhão de usuários cada 

O vice-presidente de produtos do Google, Sundai Pichar, apresentou alguns números: 600 milhões de pessoas compraram o seu primeiro smartphone no último ano. O resultado é que, agora, os famosos aplicativos  Android, YouTube, Google Maps, Gmail e Chrome tem mais de um bilhão de usuários cada.

Sobre o Android, o Pichar revelou que há mais de quatro mil produtos diferentes equipados com o sistema. O Google pretende levar ainda o software para além dos smartphones, destacando as versões Wear (relógios), Auto (carros) e TV, lançados no último ano e adotado por diversas fabricantes.

Android já tem versões Wear, Auto e TV, além da versão original para smartphones (Foto: Reprodução/Google)

Android M

Sem muita enrolação, foi anunciada a nova versão do sistema, o já esperado Android M, que chegará primeiro em Preview para desenvolvedores, como no último ano. O sistema vem com a mesma interface Material Design, mas focará em melhorias de desempenho em seis áreas diferentes.

1) App Permissions

A nova permissão de aplicativos vai garantir maior domínio do usuário e funcionará de forma semelhante à do Windows 10. Será possível editar as configurações aplicativo por aplicativo ou através da função desejada. Ao acessar o microfone, por exemplo, será possível conferir tudo o que tem acesso aquela área do seu telefone e negar ou aceitar o acesso de um aplicativo, de forma mais simples.

WhatsApp, agora, vai permissão para acessar certas áreas do seu smart no Android (Foto: Reprodução/Youtube)
... >2) Web Experience

A segunda área é a experiência de navegação na web. As abas customizadas do Chrome, por exemplo, prometem fazer com que o browser do Google se integre com aplicativos móveis, oferecendo uma experiência padronizada e sem aquelas trocas de janelas bruscas e incômodas. 

3) App Links

A terceira área de melhora é o link entre apps, que promete facilitar a troca entre aplicativos sem passar pela tela inicial do sistema. Isso no entanto, é mais interessante para os desenvolvedores no momento.

Android Pay ainda está restrito aos Estados Unidos, mas promete revolucionar pagamentos (Foto: Reprodução/Youtube)

4) Android Pay 

Outra aguardada novidade é o Android Pay, plataforma de pagamentos do Google, rival do Apple Pay. O recurso servirá para fazer pagamentos com o NFC do seu smartphone, simulando um cartão de crédito ou débito. No entanto, tudo estará restrito ao Estados Unidos, por enquanto. Sem previsão para o Brasil.

5) Finger Print

O Android também suportará nativamente sensores de impressões digitais. Com isso, os usuários poderá desbloquear o telefone sem ter que digitar senhas, fazer compras na Play Store e pagamentos a partir do Android Pay. O recurso é muito similar ao do iOS, da Apple, presentes nos iPhones.

Finger print, Android M ganha desbloqueio por digital, igual ao recurso do iPhone (Foto: Reprodução/Google)

6) Menor consumo de bateria

O Google introduzirá um novo mecanismo que fará com que o telefone consuma menos bateria quando estiver com a tela bloqueada. Na comparação com a versão Lollipop, o Android M consumirá a metade da bateria. Além disso, o sistema móvel  suportará o padrão USB-C para recarga e outras funções.

Google I/O apresenta mudanças no Android, versão M vai consumir menos bateria (Foto: Reprodução/Google)

Android Wear, sempre ligado

Entre as novidades do Android Wear é o Always On, que manterá a tela do dispositivo sempre ligada, sem impactar muito na bateria (promete o Google). A novidade funcionará tanto com a máscara de relógio como com aplicativos, evitando que você tenha que tocar sempre que quiser ativar a tela.

Android Wear será renovado, vai funcionar melhor e promete bater o Apple Watch (Foto: Reprodução/Google)

O sistema para relógios também ganhará gestos para navegação. Ao balançar o seu pulso será possível trocar entre notificações e navegar no aplicativo sem ter que tocar na tela do aparelho. O Google anunciou ainda uma melhoria no reconhecimento de emojis desenhados no Android Wear. Os relógios já podem contar com mais de quatro mil apps disponíveis na Google Play Store.

Brillo e Weave: Internet das Coisas

O Google também decidiu entrar de vez no mercado de Internet das Coisas (IoT), que reúne dispositivos de automação residencial, interação digital com uma nova plataforma: o Brillo.

Brillo, o sistema do Google para Internet das Coisas (Foto: Reprodução/Google)

Derivada e integrada ao Android, vai funcionar especialmente para esses pequenos dispositivos. Suportará diversos padrões de conexões, como Bluetooth e Wi-Fi, e será capaz de interagir com dispositivos próximos através do Weave, um sistema de comunicação multi-plataforma na nuvem.

O Android, que permanecerá como o centro de controle de todos os gadgets. Ou seja, o usuário poderá gerenciar o seu termômetro residencial, carro, alarme ou outros tipos de produtos com o telefone.

Google Now, em um toque

O Now ganha uma nova função batizada Now on Tap, especial para o Android M, que fará com o que o sistema fique mais inteligente e dê respostas baseadas no que o usuário faz naquele momento.

Ao escutar um músico com um nome artístico, por exemplo, o usuário poderá perguntar "Qual o verdadeiro nome dele?" e obter a resposta diretamente. Ao receber um e-mail sobre uma atração ou conversar sobre um local, o assistente do Google será capaz de apresentar um card personalizado para aquele contexto, como informações do evento ou direções para o estabelecimento do encontro.

Now On Tap, nova ferramenta do Google Now vai mostrar cards a todo momento (Foto: Reprodução/Google)

O Google integrará o Now também ao Google Chrome de forma semelhante ao que a Micorsoft fará com a Cortana no Edge. Ao tocar no nome de uma pessoa ou selecionar uma palavra, o Now aparecerá na parte inferior da tela com informações sobre o texto selecionado, incluindo fotos e pesquisas.

O novo Now estará disponível juntamente com a versão o Android M, e não chega a versões anteriores.

Google Photos: ilimitado

O novo Google Photos será capaz de sincronizar as fotos da memória interna do telefone, cartão microSD e Google Drive, e terá atenção especial a organização de fotos por tempo, com o zoom da tela.

App Google Photos vai permitir armazenamento de fotos e vídeos ilimitado na nuvem (Foto: Reprodução/Google)



O app será capaz ainda de criar momentos com suas fotos de acordo com tempo e localização. Além disso, poderá organizar sua coleção de acordo com as pessoas com as quais você mais tira foto, os lugares ou, novamente, o tempo. Tudo será automático e só o usuário terá acesso a eles.

O novo aplicativo do Google suportará ainda o upload ilimitado e gratuito para fotos na nuvem em alta qualidade. Para fotos, será possível carregar até 16 megapixels, e vídeos poderão ter qualidade Full HD. O Google Photos estará disponível hoje mesmo para Android, iOS e web.

Android One

Para 2016, espera a venda de 1,2 bilhões de novos aparelhos Android One. Os aparelhos são uma versão especifica do sistema voltada para smartphones de entrada, com rádio FM, cartão microSD e outros. A plataforma garante que os dispositivos rodem a atualização mais recente do sistema. 

Google Maps e YouTube offline

O Google revelou está otimizando seus serviços para lugares onde a conexão é lenta e ruim. O buscador, por exemplo, possui uma versão especial capaz de aumentar a velocidade de carregamento em quatro vezes, reduzindo ainda o consumo de dados em 80%. Há ainda outros recursos que salvam conteúdo online para evitar que usuários gastem mais dados ao acessar uma página novamente.

YouTube Offline: recurso permitirá salvar páginas para assistir a vídeos sem conexão (Foto: Reprodução/Google)

O YouTube ganhou ainda uma versão offline para alguns países, que infelizmente exclui o Brasil, para assistir vídeos sem conexão. Ao tratar do Maps, o Google destacou o país, onde uma iniciativa ajuda moradores de favelas a incluir dados das comunidades no serviço de mapeamento. Haverá melhora no suporte a mapas offline, possibilitando que o usuário se localize sem conexão com a Internet.

Google Play mais organizada

A loja de aplicativos do Google teve 50 bilhões de downloads nos últimos 12 meses e já conta com um bilhão de usuários. Para os próximos meses, será mais fácil encontrar novo apps. Ao fazer uma pesquisa, o Google exibirá subcategorias. Por exemplo, ao buscar por "Compras", a Play Store dividirá o Apps em Lojas, Cupons de desconto e outros, deixando tudo mais organizado.

Já o Family Star ajudará os usuários a encontrar os aplicativos, livros, jogos e filmes para os seus filhos. A função destacará ainda personagens famosos, como o desenho Hora da Aventura, e reunirá todo o conteúdo disponível. O Star dificultará ainda compras acidentais em aplicativos e games.

Google Cardboard, no iOS

Anunciado o no último ano, a iniciativa de baixo custo para realidade virtual já conta com mais de 1 milhão de usuários no mundo. O Google anunciou ainda uma nova versão para aparelhos com telas maiores de até seis polegadas, como os foblets, e o suporte ao iOS (Apple).

Google Cardboard ganha versão para iPhone e telas de smartphones maiores (Foto: Reprodução/Google)

O Google anunciou ainda o projeto Expeditions. Com ele, um professor poderá distribuir Cardboards para os seus alunos e controlar o que eles estão vendo e explorando através de um tablet ou telefone. Isso promete revolucionar disciplinas como Geografia e Biologia com exemplos imersivos e interativos.

Google e GoPro

O Google apresentou ainda o projeto Jump, que promete aumentar o conteúdo para realidade virtual através da gravação de vídeos em 360 graus. O recurso funciona com um anel composto por 16 câmeras e terá como parceira a GoPro, que construirá dispositivos para a plataforma.

Os vídeos do Jump estarão disponíveis durante o verão americano no YouTube. As câmeras, porém, chegarão inicialmente para alguns parceiros selecionados, não estando disponível para o público.

GoPro e Google vão agitar o mercado com conteúdo em 360 e vídeos esféricos (Foto: Reprodução/Google)

Sundar Pichai voltou ao palco encerrar o I/O com alguns dos projetos que o Google desenvolve ao redor do mundo, como carros inteligentes e balões capazes de levar Internet para áreas remotas. A longa conferência anual teve fim com uma dúvida no ar: qual será o nome da nova versão do Android? Marshmallow? Mousse? O jeito é aguardar os próximos capítulos reservados pelo Google.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.