Google I/O, evento anual que serve de palco para as novidades da empresa, tem pequenas versões que ocorrem simultaneamente por todo o mundo. A Google I/O Extended reforça a relação com desenvolvedores regionais. No Brasil, uma das cidades escolhidas foi São Paulo, e o TechTudo esteve lá para ver de perto como funciona. 

Fique por dentro de tudo o que aconteceu no primeiro dia do Google I/O 2015 

A sala de espera do Google em clima de festa (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

O clima do evento

Mais de 80 pessoas inscritas e selecionadas se reuniram para assistir palestras e acompanhar o streaming do evento central. O caráter do Extended é bem mais informal do que o do evento matriz, que acontece nos EUA. Os participantes passam um bom tempo confraternizando, e não é à toa que quatro das 13 atividades sugeridas sejam dedicadas apenas a café, comida, e networking. 

Os momentos de trocas de experiências proporcionaram um ambiente efervescente e interessante entre as palestras. Em um momento você  ouve sobre os desafios do Big Data, em outro, sobre como QR Codes podem facilitar a vida de quem tem um jardim, por exemplo. 

“Eu vim pensando bastante no networking, em conhecer pessoas em várias áreas trabalhando com o que trabalho”, disse Daniela Castilho, 29, desenvolvedora de Android no instituto CPQD. Hudson Augusto, 38, gerente de comunidades do Google de Sorocaba e um veterano do I/O, foi mais fundo: “este ano [no GDC Summit, que reúne desenvolvedores Google do todo o mundo] o grande assunto foi comunidade; se você quer realmente aprender hoje, é através de grupos de pessoas, e é o que vemos aqui”.

Detalhe do espaço social dentro do Google. A cidade de São Paulo foi inspiração para o escritório (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Mas os participantes também estavam interessados no que a companhia tinha para revelar. Ainda que a plateia não tenha sido efusiva, boa parte dela não segurou aplausos para os anúncios mais impactantes. As soluções offline para aplicações como o Google Maps, e o ambicioso projeto que trará realidade virtual para as salas de aula através do dispositivo open-source Cardboard, estão entre as mais bem recebidas.

Novidades

Apesar do foco para desenvolvedores, o evento também apresentou dicas de como fazer um bom design e ganhar dinheiro com aplicativos, além de novidades para quem usa serviços do Google no dia-a-dia.

Foram divulgadas algumas novidades especialmente para o Brasil. Entre elas, o Google Play Family, novo serviço da marca feito para pais terem maior segurança na compra de apps, músicas e filmes. Ele será lançado nas próximas semanas. Ainda segundo informações oficiais, o Google espera que o Auto, software de mapas e rotas integrado em veículos, faça sua primeira aparição no país no segundo semestre.

Gabriel Carvalho, Sales Engineer para a América Latina do Google Maps for Work
... (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

"Este ano, pelo menos na área de geolocalização, o objetivo é melhorar nossa base de dados no Brasil e no México, melhorar a assertividade da busca do usuário (...) A ideia também é que os usuários possam ajudar nesse sentido", disse o engenheiro de vendas do Google Maps para América Latina, Gabriel Carvalho.

A história

A receita não é nova: esta já é a terceira vez que a empresa realiza o encontro. No Brasil, foram mais de 190 desenvolvedores reunidos em São Paulo, Aracaju, Belém, Curitiba, Goiânia, Maceió, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto e São Luis. É claro, um número humilde se comparado aos 6 mil desenvolvedores reunidos para o evento principal. O Google I/O Extended ocorreu ainda em mais 456 lugares, espalhado em 90 países, simultaneamente.

Grupo de desenvolvedores esperam palestrante. Organização contabiliza um total de 87 visitantes do I/O Extended. (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Qual o seu sistema operacional favorito e por quê? Comente no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.