Muitas vezes, gostaríamos de limpar completamente o computador, formatando tudo e começando com uma nova instalação do sistema operacional, mas, em alguns casos, problemas acabam conseguindo impedir até mesmo a formatação do seu disco rígido. Pensando nisso, mostraremos como você pode apagar completamente o Windows ou Linux do seu computador e dar nova vida à sua máquina.

Problemas para formatar seu pen drive? Descubra possíveis causas

Facebook no PC (com marca d'água) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Descubra como formatar computador de outras maneiras (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Em algumas instalações do Windows e do Linux, conflitos entre hardware e software acabam gerando erros na tentativa de formatação do disco rígido. Tentar apagar completamente o conteúdo de um HD e descobrir que isso não é possível não é comum, mas pode acontecer por problemas físicos com o disco.

Caso o conflito seja realmente de software, existe uma maneira um tanto drástica, porém efetiva, de apagar completamente o conteúdo do disco rígido. É válido lembrar que isso realmente significa que todos os arquivos do seu computador serão apagados, então, prossiga com cautela.

Primeiro passo: Você deve baixar uma ferramenta chamada DBAN. O DBAN é um programa gratuito que tem como objetivo utilizar a BIOS do seu computador para limpar completamente o seu HD. 

Baixe o programa na página do TechTudo (Foto: Reprodução/Internet)Baixe o programa na página do TechTudo (Foto: Reprodução/Internet)

Segundo passo: Note que o DBAN vem em formato ".ISO", como se fosse um disco comum. Grave-o em um CD ou torne um pendrive em bootável. Com tudo pronto, reinicie o seu computador.

Como formatar o seu PC usando um pendrive

Terceiro passo: Na tela inicial do DBAN, que você pode ver logo abaixo, apenas aperte ENTER.

Tela inicial do DBAN (Foto: Reprodução/André Mello)Tela inicial do DBAN (Foto: Reprodução/André Mello)

Quarto passo: Você deve ver uma tela como abaixo, mostrando o nome e modelo do disco rígido que você deseja apagar.

Escolha o disco que será formatado (Foto: Reprodução/André Mello)Escolha o disco que será formatado (Foto: Reprodução/André Mello)

É importante comentar que, caso você tenha mais de um disco instalado no computador, é necessário que você confirme exatamente qual é responsável pela instalação do sistema operacional.

Com tudo certo, aperte espaço na linha do HD e F10 logo em seguida.

Quinto passo: Agora, você deve aguardar o trabalho do

... DBAN. Uma tela como a vista abaixo deve ser exibida com o progresso da formatação.
Disco rígido sendo formatado (Foto: Reprodução/André Mello)Disco rígido sendo formatado (Foto: Reprodução/André Mello)

No final, aperte qualquer tecla, reinicie o computador e pronto, seu disco provavelmente foi formatado. Vale lembrar que se o problema persistir, existe a possibilidade de o seu HD estar danificado, necessitando de ajuda profissional para tentar recuperá-lo.

Quais são os 20 maiores mitos sobre computadores? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.