Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

As TVs ainda são os eletrônicos mais famosos entre os brasileiros. Para aproveitar o aniversário de 65 anos da primeira transmissão de televisão no Brasil, o TechTudo relembra a história desses aparelhos, desde o primeiro televisor até os atuais, de alta qualidade. Vamos juntos nessa viagem de volta ao passado?

Como funciona uma Smart TV? Saiba como escolher o melhor modelo para você

Primeiro televisor no Brasil

Primeira TV fabricada no Brasil surgiu em 1951, da SEMP (Foto: Divulgação/SEMP)Primeira TV fabricada no Brasil surgiu em 1951, da SEMP (Foto: Divulgação/SEMP)

A televisão no Brasil surgiu em 1950, trazida por Assis Chateaubriand, que fundou o primeiro canal do país, a TV Tupi. Na época, o alto custo do aparelho, que era importado, restringia seu uso às classes mais altas. Porém, já no ano seguinte, em 1951, foi montado o primeiro aparelho televisor no Brasil, pelo Sociedade Eletromercantil Paulista (SEMP, hoje SEMP Toshiba). A primeira transmissão aconteceu em 1º de junho de 1950, pela TV Tupi, mas só em setembro do mesmo ano ela entrou no ar regularmente.

TV Tupi foi o primeiro canal brasileiro (Foto: Reprodução/YouTube)TV Tupi foi o primeiro canal brasileiro (Foto: Reprodução/YouTube)

TV em cores 

A primeira transmissão feita em cores por uma televisão brasileira aconteceu em 1962, pela TV Excelsior. Porém, o sistema não vingou, porque os aparelhos receptores eram todos importados e muito caros. Somente dez anos depois, em 1972, ocorreu a primeira transmissão colorida oficial no país, no mesmo ano em que o foi criado o primeiro televisor em cores fabricado no Brasil, também pela SEMP.

A chegada do controle remoto

Primeiro controle remoto sem fio do mundo foi criado em 1955 (Foto: Divulgação/)Primeiro controle remoto sem fio do mundo foi criado em 1955 (Foto: Divulgação/Zenith)

Depois de ganharem cores e mais qualidade de transmissão, os aparelhos de televisão ganharam também o controle remoto. Alguns modelos do equipamento podiam ser encontrados desde os primeiros televisores nos anos 1950, a maioria com fios. O primeiro controle sem fios foi criado por Eugene Polley em 1955 para a Zenith e batizado de Flash-Matic. Porém, somente na década de 1980 o aparelho ganhou a forma como o reconhecemos até os dias atuais, com infravermelho e sem fios.

Do tubo para o compacto

TV de tubo (Foto: Divulgação/Semp)TVs de tubo foram se desenvolvendo aos poucos (Foto: Divulgação/Semp)

Primeiro as TVs de tubo ganharam várias novidades, ficaram mais leves, com imagens melhores e tela plana. Depois, começaram a ser substituídas. O processo foi longo, durou décadas. Só no final dos anos 1990 surgiram as primeiras TVs de plasma e os modelos de tela LCD encontradas em computadores e palm tops, por exemplo, chegaram aos televisores. No início, eles, mais finos, eram para poucos devido ao alto preço, se tornando popular apenas nos anos 2000. Ainda assim, até hoje a maioria das casas brasileiras ainda possui TVs de tubo.

LED

Sony Qualia 005 foi a primeira TV LED a chegar ao mercado, em 2004 (Foto: Sony/Divulgação)Sony Qualia 005 foi a primeira TV LED a chegar ao mercado, em 2004 (Foto: Sony/Divulgação)

A evolução dos aparelhos de televisão continuou firme e forte, e as novidades passaram a ser constantes. Após o sucesso da tela LCD, surgiram as TVs com LED, com imagens mais nítidas e consumo de energia reduzido. O primeiro modelo, surgido em 2004, foi o Sony Qualia 005, porém, o equipamento só chegou ao Brasil alguns anos depois, no final da década de 2000, com um modelo da Samsung.

Qual TV comprar com até R$ 2.000? Comente no Fórum do TechTudo.

Realidade Virtual

No ano de 2010, chegaram no Brasil os primeiros televisores 3D importados. Durante os anos seguintes, alguns canais de televisão passaram a transmitir determinados eventos em três dimensões. Porém, pode-se dizer que o modelo não fez sucesso no Brasil e, devido ao elevado custo e eventual incômodo dos óculos, causando certo desinteresse na tecnologia por parte do usuário, eles começaram a diminuir.

Smart TVs

LG 32LB570B é uma Smart TV da LG de 32 polegadas HD (Foto: Divulgação/LG) (Foto: LG 32LB570B é uma Smart TV da LG de 32 polegadas HD (Foto: Divulgação/LG))LG 32LB570B é uma Smart TV da LG de 32 polegadas HD (Foto: Divulgação/LG) (Foto: LG 32LB570B é uma Smart TV da LG de 32 polegadas HD (Foto: Divulgação/LG))

No ano seguinte, em 2011, surgiu uma nova categoria do eletrônico: as Smart TVs. Elas traziam como principal novidade e grande diferencial a conexão com a Internet, com lojas de aplicativos e navegação livre, por exemplo. Ao contrário da tecnologia 3D, os modelos inteligente fazem sucesso e se tornam cada vez mais populares.

TVs de alta denifição

Modelos de TV 4K da Panasonic foram apresentadas na IFA 2014 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) (Foto: Modelos de TV 4K da Panasonic foram apresentadas na IFA 2014 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo))TVs com qualidade 4k ainda são caras (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Depois da Full HD, surgiram as TVs Ultra HD, também conhecidas como 4K, modelo que tem se popularizado no país. As primeiras televisões com e tecnologia foram lançadas no Brasil em 2012, pela LG e Sony, e custavam até R$ 100 mil. Porém, a tecnologia não irá parar por aí, e inclusive já foram anunciados modelos 8k, com imagem 16 vezes melhor do que nas telas HD. Agora nos resta esperar e acompanhar as novidades que o eletrônico irá trazer no futuro.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.