Apesar de simples, os transistores têm uma importância enorme para o seu computador. A ferramenta foi apresentada ao mundo na década de 1950, e hoje está presente na maioria dos PCs. Para entender melhor como funciona esta importante parte do seu computador e qual função que ela tem, confira a matéria que o TechTudo preparou para você.

Conheça a GTX 980 Ti, nova placa de vídeo ‘top’ da GeForce

Modelos de transistores da Infineon (Divulgação/Infineon)

Como funcionam os transistores 

O recurso consiste em uma pequena partícula de material semicondutor como o silício, cuja capacidade de conduzir corrente elétrica se situa entre as dos materiais condutores e isolantes. Cada transistor tem três terminais, como se fossem canais, que recebem o nome de “emissor”, “coletor” e “base. Um dos terminais recebe a tensão elétrica, e o outro envia o sinal amplificado. Já o canal do meio – também conhecido como terminal de controle – é o responsável por fazer a mediação deste processo, uma vez que a corrente elétrica só entra e sai pelos condutores das pontas somente quando o do meio recebe uma tensão elétrica. Portanto, ele que faz o controle do processo. A quantidade de tensão aplicada ao terminal do meio determinará qual será a intensidade da corrente que sairá pelo terminal de saída.

Os transistores são agrupados nos circuitos integrados e são eles que controlam o fluxo de energia que passará nos circuitos. Quando o transistor está desligado, não existe carga elétrica na base, sendo assim, não terá corrente elétrica entre o emissor e o coletor. Ao ser aplicada uma quantidade de tensão na base, o circuito é fechado, e é estabelecida a corrente entre o emissor e o receptor.

Importância dos transistores

Os transistores têm uma importância enorme para o seu computador. Graças a essa invenção, diversos tipos de circuitos eletrônicos são fabricados em miniaturas. Isso fez com que fosse possível colocar milhões de transistores em um circuito integrado de poucos cm² de área, como ocorre nos processadores dos computadores.

Atualmente a maior parte dos circuitos integrados dos PCs possui uma imensa quantidade de transistores, juntamente com outros componentes como os condensadores.

Transistores foram criados para substituir as válvulas (Divulga�
... �ão/Infineon)

Como surgiram? 

Os transistores foram criados em 1947, mas só foram apresentados ao mundo em 1950. Criado para substituir as válvulas, eles surgiram do resultado de pesquisas conjuntas de três físicos, John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley. A ferramenta foi considerada tão importante que levou o trio a ser laureado com o Nobel de Física pelo seu feito poucos anos depois, em 1956.

O que influencia mais na hora de rodar um jogo no PC? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.