O Google Acadêmico é uma ótima ferramenta de busca para os que desejam encontrar artigos, trabalhos, teses, entre outros documentos. Possui o Minhas Citações, para criação de um perfil acadêmico e o acompanhamento de citações de artigos próprios. Além disso, suas métricas são computadas e atualizadas automaticamente. Veja como usar o Citações do Google Acadêmico.

Como controlar seu histórico de buscas do Google

Aprenda a usar o Citações no Google Acadêmico (Foto: Tony Avelar/Bloomberg)

Crie um perfil

Passo 1. Para começar, você precisa criar seu perfil no Citações. Inscreva-se, colocando nome, e-mail e áreas de interesse;

Passo 2. Crie uma conta no Google ou use alguma conta já existente. É interessante usar um perfil pessoal, uma vez que, assim, você sempre terá mais acessos a conta. Agora, você receberá um e-mail de confirmação;

Monitore as citações das suas publicações

Passo 3. Ao entrar na ferramenta, você verá grupos de artigos escritos por pessoas com nomes semelhantes ao seu. Entre em “Adicionar todos os artigos” ou em “Visualizar todos os artigos” para ver trabalhos do grupo em questão. Caso seus documentos não estejam nesses grupos, clique em “Pesquisar artigos” e faça uma pesquisa comum no Google Acadêmico;

Passo 4. Depois de achar seus artigos, adicione-os um de cada vez. Você poderá fazer quantas pesquisas desejar;

Captura de Tela 2015-05-29 às 19.30.12

Passo 5. Assim que terminar, o sistema vai perguntar o que fazer quando a data do artigo for alterada no Google Acadêmico. Isso porque as atualizações podem ser feitas de forma automática pela própria ferramenta ou você pode analisá-las antes de publicar. Em ambos os casos é possível acessar seu perfil e fazer as alterações manualmente;

Passo 6. Pronto, agora você criou seu perfil. A partir daí poderá fazer os ajustes finais, como upload de fotos, verificar lista de artigos, etc. Depois de tudo pronto, é só tornar seu perfil público, assim ele será exibido no Google Acadêmico quando seu nome for pesquisado.

Captura de Tela 2015-05-29 às 19.30.46

Remova artigos que não são seus

Caso aconteça algum engano e um artigo que não é de sua autoria vá parar em sua página, selecione-o e escolha a opção Excluir em Ações.

Excluiu um artigo por engano? Veja o que fazer

Todos os artigos excluídos vão para a lixeira. Caso queira voltar atrás, vá até ela, selecionando a opção Visualizar Lixeira, em Ações. Depois, ache o arquivo, selecione-o e clique no botão Restaurar.

... ht="297" width="695">Captura de Tela 2015-05-29 às 19.30.56

Como corrigir a descrição de um artigo

Clique no título do artigo e aperte o botão Editar. Por fim, basta salvar as mudanças feitas.

Como tornar seu perfil público

Seu perfil só se tornará público caso você ative esta opção. Para isso, clique no link Editar ao lado de Meu perfil é privado, e aperte Visualizar a versão pública.

Captura de Tela 2015-05-29 às 19.31.07

Significado do " * " ao lado da contagem “Citado por” do seu artigo

O * indica que a contagem “Citado por” inclui citações que podem não corresponder ao artigo em questão – tudo feito automaticamente por um programa de computador. Para verificar essas citações, clique no título do artigo e procure por “Artigos do Google Acadêmico” com um * ao lado.

Classifique os artigos do seu perfil por data de publicação

Para isso, basta clicar no cabeçalho da coluna Ano.

Receba notificações quando seu artigo for citado

Para ativar as notificações, clique no número “Citado por” do artigo e, em seguida, clique no ícone de envelope – na barra verde – abaixo da caixa de pesquisa. Dessa forma, você receberá um e-mail toda vez que citarem seus artigos.

Qual o melhor doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.