O Android M finalmente foi anunciado no Google I/O 2015, na semana passada. Depois de muitos rumores, o substituto do Lollipop está na versão preview para desenvolvedores e promete melhorias de desempenho relevantes. Há seis novidades que devem deixar o sistema operacional bem à frente do anterior. Confira os detalhes de cada uma e entenda porque o Google afirma que o Android M faz parte de sua revolução mobile.

Novo sistema de login do Android M se chama YOLO – You Only Login Once

O Android M ainda está na versão preview, mas promete funções interessantes  (Foto: Reprodução/Google)

App Permissions

Parecido com o que o iOS já faz, o Android M vai permitir que o usuário escolha quais áreas do smartphone poderão ser acessadas por cada programa. É uma ferramenta de segurança dinâmica e que garante mais privacidade. Por exemplo, ao tocar no ícone de gravação do WhatsApp, a pessoa vai responder se habilita ou não o microfone do celular no app. O melhor é que a mesma coisa vai acontecer com a câmera, a galeria de fotos e outros.

O uso da câmera e do microfone, por exemplo, será habilitado ou não em cada app (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Web Experience

Com o recurso  “Chrome Custom Tabs”, não será preciso sair de um app e iniciar o navegador do Google para abrir um link, por exemplo. O programa oferecerá a possibilidade de ser aberto dentro dos aplicativos, o que vai economizar tempo e melhorar o desempenho do aparelho. Além disso, a experiência de uso vai ficar ainda mais fácil com opções como login automático, senhas salvas e preenchimento automático.

No Android M, o Google Chrome poderá ser aberto dentro dos aplicativos (Foto: Reprodução/Youtube)

App Links

Para aumentar a usabilidade entre os apps, o Android M terá uma função de “app linking”. Ou seja, o usuário poderá abrir um aplicativo dentro de outro, sem precisar acessar a tela de início do gadget. No Facebook, por exemplo, será possível clicar num link do Twitter, e ir direto para o microblog.

Google I/O apresenta mudanças no Android (Foto: Reprodução/Google)

Android Pay

Outra ferrame

... nta importante do Android M será o Android Pay, sistema de pagamento parecido com o Apple Pay. O recurso usará o NFC do smartphone para fazer pagamentos, e substituirá o cartão de crédito ou débito em mais de 700.000 lojas. Por enquanto, o serviço só estará disponível nos Estados Unidos, sem previsão de lançamento para o Brasil.
Google anuncia Android Pay, novo serviço de pagamentos com smartphones (Foto: Divulgação/Google)

Finger Print

Desbloquear a tela do smartphone sem digitar senha não será mais exclusividade do iOS ou de smarts Android mais sofisticados. A leitura de impressão digital será um recurso nativo do Android M, e garantirá mais segurança e agilidade para o usuário.

A leitura de impressão digital será um recurso nativo do Android M (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Economia de bateria

Com Doze, um serviço de economia de bateria, o Android M vai identificar quando a pessoa não estiver usando o smartphone, para reduzir o consumo nesses momentos. Será possível também escolher quais apps terão prioridade e, com isso, não vão parar de rodar, mesmo com o recurso de economia.

A economia de bateria do Android M vai saber quando o smart estiver "em descanso" (Foto: Reprodução/Google)

Ainda é cedo para dizer se o Android M é tudo isso ou não, afinal a versão oficial do sistema só deve começar a chegar aos aparelhos no fim do ano. Apesar disso, parece que vem coisa boa por aí.

Qual é o melhor sistema para smartphone? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.