O Skype, um dos principais programas mensageiros e de videoconferência é muito útil, mas apresenta alguns erros com frequência. Se você é usuário da plataforma, confira esta lista com os cinco problemas mais comuns do software e saiba como resolvê-los em um computador com Windows.

Bug no Skype: código de 8 caracteres trava app no desktop, iOS e Android

Confira como resolver 5 problemas comuns no Skype (Foto: Reprodução/Skype)

1) Skype não consegue localizar câmera, microfone ou alto-falantes

Este é um erro bastante frequente do serviço de mensagens. É preciso notar que o problema pode estar no hardware desses dispositivos, no driver ou até mesmo no Windows. Se você tiver testado essas opções e o problema persistir, primeiramente abra “Ferramentas” > “Opções”.

Na barra lateral esquerda, selecione “Configurações de áudio” caso o erro seja no microfone ou alto-falante. Caso seja na webcam, vá em “Configurações de vídeo”.

Janela de Opções de configuração de áudio do Skype (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Se está ocorrendo erro no vídeo, clique na caixa “selecionar webcam” e selecione o dispositivo atual. O Skype armazena todas as câmeras já usadas no computador, o que às vezes gera confusão no próprio sistema. A mesma coisa serve para a parte de áudio. Neste caso, você deverá clicar no botão “Exibir configurações avançadas” e então marcar os dispositivos atualmente em uso.

Janela de configurações de áudio avançadas do Skype (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

2) Qualidade da ligação ruim

Uma das principais causas de chamadas com baixa qualidade no Skype é a conexão com a Internet. Isso pode ocorrer por diversos motivos, então é preciso testar cada possível origem. Se estiver conectado via Wi-Fi, fique o mais próximo possível do roteador.

Outra dica é não mexer o dispositivo – seja ele um notebook, tablet ou smartphone – após achar um ponto onde a chamada esteja boa. Manter o local ajuda a estabilizar a conexão sem fio, além de melhorar a qualidade otimizando a compressão de vídeo. Isso porque, se o fundo da imagem fica estático, menos pixels estarão se movendo, o que significa mais banda disponível.

Também vale se certificar de que outros dispositivos não estejam monopolizando a rede. Pessoas usando serviços de streaming de vídeos, como o Netflix, na mesma rede podem piorar a transmissão.

3) Skype substitui número de telefone no navegador por botão “Clique para ligar”

O recurso “Clique para ligar”, instalado por padrão junto com Skype, frequentemente dá problemas. Para consertar o erro que impede de fazer chamadas, o primeiro passo é abrir o “Painel de Controle” do Windows, localizar a opção “Skype Click to Call” e desinstalar.

Depois, verifique a list

... a de extensões do navegador e desative o “Skype Click to Call” caso ele esteja presente. Por fim, abra o menu “Ferramentas” > “Opções” e selecione “Configurações avançadas”. Ali, desmarque as duas caixas de seleção na parte de cima e aperte o botão “Salvar”.
Configurações avançadas do Skype (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

4) Créditos que desaparecem após tempo sem uso

Se você passar mais de 180 dias sem usar os créditos do Skype eles serão desativados. O valor vai continuar na sua conta e pode ser recuperado a qualquer momento. Para isso, vá até a janela onde os créditos eram exibidos e clique em “Reativar crédito”. Se esta opção não estiver aparecendo para você, faça o login no site do Skype e reative os créditos neste link (skype.com/portal/settings/credit/reactivate).

5) Skype envia notificações sonoras por qualquer coisa

Essa é uma característica padrão inconveniente do Skype, mas não é um erro. Para reduzir o número de alertas sonoros vá “Ferramentas” > “Opções” > “Notificações” e clique no menu “Configurações de notificação”. Ali, desmarque as situações em que você não quer receber alerta sonoro do Skype.

Configurações de notificação do Skype (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como resolver problemas no áudio do Skype? Veja no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.