Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Galaxy S5 e o Galaxy Note 4 são os aparelhos mais avançados com Android da Samsung no Brasil. Lançados neste ano, os smartphones prometem agradar o usuários com funções e características diferentes. Entretanto, qual será a melhor opção para cada usuário? Confira o comparativo do TechTudo e descubra qual top deve ser a melhor opção!

Leia o review do Galaxy S5 e saiba se ele é o smartphone ideal para você

Design

No que diz respeito ao visual, Galaxy S5 e Note 4 seguem o padrão adotado pela Samsung, com um botão físico frontal acompanhado de dois capacitivos e câmera na parte superior traseira. Entretanto, a algumas diferenças importantes entre ambos os modelos.

Galaxy S5 (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Galaxy S5, da Samsung (Foto: Luciana Maline / TechTudo)

O Galaxy Note 4 traz um visual mais “premium” da Samsung, equipado com as recentes alterações de design da companhia. Em primeiro lugar, o aparelho substituiu a antiga lateral plástica por uma nova armação metálica, dando a impressão de maior resistência. Além disso, o aparelho tem ainda os detalhes em couro que dão um tom mais “executivo” ao telefone. Fora isso, as diferenças ficam restritas ao tamanho e espessura levemente maiores.

Já o Galaxy S5 adota um padrão clássico da Samsung, embora com algumas diferenças em relação ao Galaxy S4. Para começar o aparelho tem um corpo inteiramente de plástico, o que deixa-o consideravelmente mais leve, mas desagrada muitos pela questão do acabamento. Além disso, o telefone traz uma traseira no mesmo material, mas com os detalhes dos “furinhos”.

Comparativamente, tanto o Galaxy Note 4 como o S5 não são para mãos pequenas, já que superam as cinco polegadas. Entretanto, é possível afirmar que o S5 tende a ser levemente mais confortável para usuários que buscam aparelhos mais compactos.

Botões Home e Back e o sensor biométrico do Galaxy S5 (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Botões Home e Back e o sensor biométrico do Galaxy S5 (Foto: Luciana Maline / TechTudo)

Tela

A Samsung promoveu um avanço considerável entre os seus dois tops de linha no que diz respeito a tela. Enquanto o Galaxy S5 vem com um display Super Amoled de 5,1 polegadas e resolução Full HD (1080p), o Galaxy Note 4 traz uma tela de 5,7 polegadas com o dobro de resolução: QHD (1440p).

Na prática, ambos os aparelhos da Samsung são capazes de oferecer ótimos resultados na exibição de aplicativos, jogos e filmes. Entretanto, se você está interessado em estar um passo à frente da maior parte dos smartphones do mercado, deve ficar com o Note 4. A resolução QHD do foblet da Samsung ainda não é totalmente aproveitada pelo desenvolvedores e ou produtoras de conteúdo, mas é uma tendência.

Galaxy Note 4 tem tela com resolução QHD e configurações avançadas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) (Foto: Galaxy Note 4 tem tela com resolução QHD e configurações avançadas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo))Galaxy Note 4 tem tela com resolução QHD e configurações avançadas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Desempenho

No que diz respeito à potência, a Samsung colocou um poder adicional no seu aparelho gigante. O Galaxy Note 4 chega com o novíssimo processador quad-core Snapdragon 805 de 2,7 Ghz, 3 GB de RAM e 32 GB de memória interna, expansíveis em até 128 GB.

Já o Galaxy S5 possui um processador quad-core Snapdragon 801 de 2,5 GHz, levemente inferior, 2 GB de RAM e 16 ou 32 GB de armazenamento interno, expansíveis em até 128 GB. Na prática, o S5 promete não fazer feio em aplicativos e jogos de última geração. Entretanto, seu desempenho tende a ser levemente inferior na briga com o Note 4.

Ambos os aparelhos da Samsung trazem ainda as conectividades 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e infravermelho. Estão incluídos ainda diversos sensores e o suporte ao desbloqueio e pagamentos através de impressões digitais.

Bateria

No quesito bateria, o Galaxy Note 4 traz um componente de 3.220 mAh consideravelmente superior aos 2.800 mAh presentes no S5. Entretanto, é preciso considerar que o foblet possui uma tela maior e uma resolução maior em relação ao S5, o que leva a um consumo de energia superior.

Há um diferencial importante a favor do Galaxy Note 4: a nova tecnologia de carregamento rápido da Samsung, que promete economizar o tempo em que o aparelho precisa ficar conectado às tomadas. Fora isso, ambos trazem também o Ultra Power Saving Mode, que desliga todas as funções não importantes para poupar os últimos momentos de energia.

Câmera

Se você está à procura de um bom smartphone para fotografias, tanto o Galaxy S5 como o Note 4 promete oferecer uma ótima experiência. Ambos têm um sensor traseiro de 16 megapixels com flash LED e gravação de vídeos em 4K (2160p). Entretanto, o Galaxy Note 4 traz um sistema de estabilização óptica de imagem (OIS) como diferencial, prometendo vídeos muito mais estáveis e sem grandes tremores.

Já no que diz respeito à câmera frontal, a vantagem do Note 4 sobre o S5 aumenta. O foblet da Samsung traz um sensor de 3,7 megapixels, contra 2 megapixels do irmão menor, equipado com a função Wide Selfie, que permite a captura de autorretratos com um ângulo maior.

Modos de captura do Galaxy S5 estarão no Note 4 junto com quatro outras novidades (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Modos de captura do Galaxy S5 estarão no Note 4 junto com quatro outras novidades (Foto: Isadora Díaz/TechTudo))Câmera traseira do Galaxy S5 tem 16 megapixels de resolução (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Sistema operacional e diferenciais

Ambos os aparelhos da Samsung vem equipado com o Android KitKat, mas há alguns diferenciais entre ambos. Para começar, o Galaxy Note 4 traz uma nova função de multijanelas, que oferece ao usuário a possibilidade de utilizar aplicativos em telas flutuantes e não lado a lado, como a maior parte dos modelos da empresa.

 Há ainda outro peso em favor ao Note 4: a caneta S Pen. O acessório adiciona uma grande quantidade de funcionalidades e experiências ao foblet da Samsung, possibilitando desde a escrita na tela até o uso de funções como arrastar e selecionar, comuns em mouses de computadores.

Se você não liga para nenhuma dessas funções extras e procura um celular para a execução de aplicativos e jogos, além das ferramentas de saúde da Samsung, o Galaxy S5 promete ser uma opção mais adequada. O top de linha da empresa sul-coreana traz ainda uma resistência à água e poeira, que o ajuda a ficar a salvo de chuvas inesperadas ou pequenos acidentes do dia a dia.

Preço e disponibilidade

A Samsung já trouxe os seus principais aparelhos para o Brasil. Entretanto, se a diferença de desempenho entre ambos não é muito grande, a de preço promete assustar. O Galaxy Note 4 traz um valor de lançamento de R$ 2.800, enquanto o Galaxy S5 pode ser encontrado por cerca de R$ 1.600.

Galaxy Note 4 recebe atualização do Android 4.4.4 com melhoria de desempenho e novo app (Foto: Paulo Alves/TechTudo) (Foto: Galaxy Note 4 recebe atualização do Android 4.4.4 com melhoria de desempenho e novo app (Foto: Paulo Alves/TechTudo))Galaxy Note 4 com a capinha oficial da Samsung (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Qual comprar?

Se você está à procura de um top de linha com boas opções e a um preço mais baixo, o Galaxy S5 promete ser uma boa opção. O aparelho da Samsung traz um hardware de ponta, tela e câmera de boa qualidade e funções personalizadas da fabricante que prometem agradar no dia a dia.

Já o Galaxy Note 4 é a melhor opção para quem procura uma experiência diferenciada como a da caneta S Pen, por exemplo, e quer estar um passo à frente no que diz respeito à hardware. O foblet da Samsung é capaz de oferecer o de mais avançado no mercado, porém isso reflete no preço.

Antes de escolher um dos dois telefones, procure ainda listar seus objetivos com o novo aparelho e ver qual é capaz de oferecer isso com mais vantagens. Caso a dúvida persista, procure por aparelhos de outras fabricantes como o Moto Maxx, Xperia Z3 e LG G3.

Especificações técnicas do Galaxy S5 e do Galaxy Note 4 (Foto: Arte/TechTudo)Especificações técnicas do Galaxy S5 e do Galaxy Note 4 (Foto: Arte/TechTudo)

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.