A Siri, badalada assistente virtual da Apple, teve uma atenção especial durante a apresentação do iOS 9, durante a WWDC. Além de um novo visual, o recurso promete ficar mais inteligente e se tornar capaz de dar melhores sugestões ao usuário, integrando-se melhor ao novo sistema. Se você está afim de saber tudo o que vem por aí, o TechTudo preparou um especial com todas as mudanças da Siri no iOS 9.

iOS 9: saiba quais aparelhos são compatíveis com o novo sistema

Siri recebeu importantes modificações no iOS 9, incluindo mudanças de interface (Foto: Reprodução/Apple)

De cara nova

Para marcar a renovação da Siri no iOS 9, a Apple decidiu fazer algumas mudanças na interface do recurso. Na parte inferior da tela, a assistente apresentará uma nova animação mais colorida sempre que estiver reconhecendo a fala do usuário, substituindo as linhas simples da versão atual.

As alterações da Siri incluem ainda pequenas modificações no botão de microfone da assistente e nas janelas interativas para salvar lembretes e outras ações. No mais, a Siri segue as mesmas linhas apresentadas desde o iOS 7.

Proatividade: Siri sempre pronta

Uma das grandes evoluções na inteligência artificial por trás da assistente pessoal da Apple será a sua capacidade de entender o contexto em que o usuário está inserido. Em outras palavras, a Siri será capaz de estudar os seus hábitos, as suas ações naquele momento e saber responder com mais precisão o que você deseja.

Siri pode sugerir playlists sempre que usuário conectar fone de ouvido ao aparelho (Foto: Reprodução/Apple)

Por exemplo, se o dono do smartphone está acostumado a ouvir musica em um determinado horário, a assistente virtual da Apple será capaz de mostrar uma playlist quando um fone de ouvido for conectado ao aparelho. O mesmo ocorrerá ao receber um e-mail com detalhe de um evento ou local, que poderão ser adicionados automaticamente ao calendário sempre que a assistente for ativada.

Outra parte que ganhará uma integração é o aplicativo de chamadas do iOS, onde a assistente funcionará como um identificador de números telefônicos. A análise contextual da Siri funcionará ainda em outros aplicativos, como o de mensagens, no qual a assistente poderá importar informações para um lembrete mais rapidamente. Ou seja, a Siri vai ser mais rápida e mais precisa para usuário.

Mais eficientes ao pesquisar fotos

Quer achar uma foto específica de uma viagem? A nova Siri promete trazer uma busca mais eficiente no aplicativo de Fotos do sistema. Por exemplo, é possível pedir para que a assistente mostre “Fotos da viagem a São Luiz em outubro de 2011?. Após processar a informação, o hub de fotografias do iOS será aberto com todas as imagens que se enquadrem naquele quesito.

Siri pode fazer sugestões ao organizar eventos ou montar emails (Foto: Reprodução/Apple)

Lembrete por localização

... >Assim como o Google Now e a Cortana, a Siri agora será capaz de fazer um lembrete do usuário com base na localização do mesmo. Após a atualização, será possível pedir para ser lembrado de fazer uma ação ao entrar em algum lugar, como ligar para um amigo ao chegar ao trabalho, por exemplo. A Apple prometeu ainda que a Siri será capaz até de reconhecer o seu carro, mas é provável que isso esteja associado ao Car Play, sistema da empresa para veículos inteligentes.

Siri “Now”

A Siri ganhará ainda uma central muito parecida com o Google Now, sendo encontrada à esquerda da tela inicial, tal qual o assistente do Google. Nesta parte, o usuário poderá encontrar contatos sugeridos pela Siri, informações que podem ser do seu interesse, notícias, placares e outros.

Siri ganhou uma nova tela de pesquisa que lembra bastante Google Now e Cortana (Foto: Reprodução/Apple)

A janela da Siri deverá ser bastante integrada com o Spotlight, o recurso de busca do iOS, fazendo pesquisas na web com respostas precisas, incluindo a conversão de unidades. A Apple lançou ainda uma ferramenta para que desenvolvedores integrem seus aplicativos ao recurso, permitindo que o usuário pesquise dentro de programas específicos.

Transporte: chegue na hora

Uma integração entre a assistente da Apple com o novo aplicativo de mapas vai oferecer ao usuário a possibilidade de procurar rotas de transporte público por voz. A Siri será capaz de sugerir quais meios usar, mostrar a hora que estes passarão e quanto tempo a pé o indivíduo gastará caminhando entre um local e outro. A má notícia é que nenhuma cidade brasileira conta com as informações integradas, por enquanto.

Busca por música inteligente

Apresentado durante o WWDC 2015, o Apple Music também terá uma integração com a assistente pessoal. Ao acessar a Siri, o usuário poderá pedir para que o iPhone toque músicas de sucesso no mês de junho de 1988, por exemplo. O novo aplicativo abrirá com uma playlist que atenda ao comando do usuário.

Privacidade nas mãos do usuário

Apple garantiu que Siri não salvará informações do usuário na Internet e nem compartilhará (Foto: Reprodução/Apple)

Após detalhar como a Siri será uma observadora atenta do dia a dia do usuário, a Apple fez questão de destacar que os dados permanecerão privados. Segundo a empresa, a Siri manterá todos os dados que coletar offline, apenas no aparelho do indivíduo e sem nenhuma associação com o Apple ID, evitando qualquer infração de privacidade. É esperar para ver.

Quando estará disponível? Vai chegar em Português?

As novidades apresentadas para Siri chegarão junto com o iOS 9 a partir de setembro. Assim como aconteceu em outros anos, é provável que a atualização seja disponibilizada junto com o novo iPhone, com apresentação prevista para o início de setembro.

Siri será capaz de mostrar clima e resultados de jogos em nova tela de pesquisa (Foto: Reprodução/Apple)

A grande dúvidas para os brasileiros, porém, é se a “turbinada” da Siri também será incluída na versão em português da assistente virtual, que só foi liberada no iOS 8.3. A nova tela de pesquisa é a que tem maiores chances de chegadas, mas os demais recursos que envolvem reconhecimento de voz podem ter o mesmo destino da pesquisa de transporte público, que não estará disponível. Só nos resta aguardar.

O que você achou das novidades da Apple para 2015? Comente no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.