Sua Internet est? lenta ou n?o est? funcionando? A falha pode estar relacionada ao roteador. O aparelho ? respons?vel por fazer o?encaminhamento das informa??es acondicionadas em pacotes de dados, proporcionando conectividade entre os dispositivos como computadores, smartphones e tablets. Confira algumas dicas para melhorar o funcionamento do aparelho e consertar o problema.

Qual ? o roteador Wi-Fi ideal para sua casa? Veja dicas e descubra

Confira algumas poss?veis causas para problemas no roteador (Foto: Divulga??o/D-Link)

Reinicie o roteador

A maioria dos roteadores precisa de uma reinicializa??o de vez em quando para continuar com um bom funcionamento. O ato de reiniciar o aparelho ? bem simples, basta desconectar o cabo de energia do dispositivo e esperar alguns segundos. Em seguida, conecte-o novamente no mesmo lugar. Se possuir um modem separado, voc? tamb?m pode tentar desconectar o cabo de energia do seu modem e reconect?-lo ap?s alguns segundos.

Traseira do roteador D-Link com cabos conectados (Foto: Raquel Feire/TechTudo)

Verifique se os cabos est?o conectados corretamente

Pode parecer ?bvio, mas, ?s vezes, acontece de algu?m esbarrar no roteador e consequentemente algum fio acabar saindo do lugar. Por isso, uma dica antes de tentar milhares de solu??es ? verificar se os cabos est?o conectados corretamente. Cheque cada ponta do cabo e assegure-se de que ele esteja bem conectado ? ele pode parecer conectado, mas pode estar um pouco frouxo.

Como repetir o sinal do roteador? Veja no F?rum do TechTudo.

Confira se h? superaquecimento do aparelho

Os roteadores, assim como qualquer outro aparelho eletr?nico, podem sofrer superaquecimento e isso pode prejudicar o funcionamento do dispositivo, tornando-o inst?vel. Confira se o roteador est? muito quente e certifique-se de que ele est? recebendo circula??o de ar suficiente. Uma dica ? n?o deix?-lo em locais quentes, como, por exemplo, em cima da torre do computador, onde a temperatura ? mais elevada.

Mude seu roteador de lugar

Reposicionar seu roteador pode ser uma boa op??o. Isso porque na posi??o anterior, a presen?a de algum objeto poderia estar bloqueando o sinal da rede sem fio,?principalmente grandes objetos de metal ou dispositivos que possam interferir, como microondas ou alguns tipos de telefones sem fio. Certifique-se tamb?m de que a antena do aparelho esteja posicionada verticalmente, assim ela lhe fornecer? uma ?rea de cobertura maior do que se estiver na horizontal.

Resete o roteador

Esta op??o ? recomendada em casos mais s?rios. Se voc? achar que pode haver algum problema com o seu roteador, resete o aparelho para os ajustes padr?o de f?brica. Pode acontecer de voc? ter alterado alguns ajustes errados, por isso ? mais f?cil voltar as configura??es inicias do que ter que procurar uma por uma. Lembre-se que ao optar por essa op??o,?voc? ter? que reconfigurar o seu roteador depois disso, incluindo conf

... igurar novamente o nome da sua rede sem fio e senhas.

Mude o canal Wireless?

Mudar o canal Wireless pode parecer simples, mas, muitas vezes, ? a resposta para o seu problema. Isso ? muito comum acontecer com quem mora em apartamento ou condom?nios fechados, j? que esses lugares possuem uma?grande quantidade de roteadores sem fio nas proximidades. Com isso, pode acontecer de haver interfer?ncia?vindas de outros roteadores sem fio, enviando sinais na mesma frequ?ncia do seu.

Se essas op??es n?o derem certo, pode ser que seu roteador esteja quebrado ou com os cabos danificados. Nesses casos, o ideal a se fazer ? procurar ajuda de um profissional e verificar se ? mesmo necess?rio substituir o aparelho.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.