Com o avan?o da tecnologia, recursos que antes eram imprescind?veis tornam-se facilmente obsoletos com o tempo, como o GPS veicular. Se antes os celulares serviam apenas para fazer liga??es e mandar mensagens, hoje eles t?m milhares de recursos e aplicativos. Mas ser? mesmo que estes programas conseguem substituir de vez o GPS do carro? Veja a compara??o que fizemos para te ajudar a decidir.

GPS super port?til promete encontrar qualquer coisa; conhe?a

GPS come?aram a ser substitu?dos pelo celular, mas ser? que eles perderam a vez mesmo? (Foto: Divulga??o/Multilaser)

Praticidade: GPS nos smartphones

Com rela??o a praticidade, n?o se pode negar que ? muito mais simples usar um aplicativo de GPS no celular do que o pr?prio recurso. Ter tudo concentrado em um ?nico eletr?nicos facilita a rotina e diminui as chances de voc? ficar na m?o, j? que dificilmente voc? esquecer? de levar seu telefone celular com voc? por onde vai. Portanto, neste primeiro quesito o ponto vai para os aplicativos de dispositivos m?veis.

Bateria: GPS veicular

Uma das grandes desvantagens dos aplicativos de GPS no celular ? que eles consomem uma quantidade enorme de bateria quando est?o sendo utilizados. Ap?s tra?ar uma rota, a quantidade carregada dispon?vel cai drasticamente. Portanto, se voc? pretende usar o GPS no smartphone, uma dica importante ? sempre levar o carregador junto e ter uma entrada USB no carro (ou comprar um carregador para usar no ve?culo). J? com um GPS comum voc? n?o ter? esse problema, basta lembrar de deixar o dispositivo sempre com a carga completa.

Bateria 100%: conhe?a os carregadores veiculares com melhor pre?o

O navegador Garmin N?vi 52 indica informa??es visuais e sonoras durante todo o trajeto para que o motorista n?o se perca (Foto: Divulga??o/Garmin)

Custo-benef?cio: GPS nos smartphones

Muitos aplicativos de GPS dos smartphones atuais s?o gratuitos, oferecendo um ?timo servi?o sem cobrar nada por isso, como o Google Maps ou Waze. Por?m, para utiliza-los ? necess?rio ter Internet no momento, j? que eles precisam da rede de dados para funcionar. Isso pode ser um problema, j? que em alguns lugares, por exemplo, a Internet pode ficar mais fraca, o que comprometer? o servi?o do GPS. Por?m, a vantagem desses apps ? que muitos mostram a situa??o do tr?nsito em tempo real, o que ajuda o usu?rio a fazer rotas alternativas e fugir do engarrafamento.

Para obter um GPS m?vel, voc? vai pagar no m?nimo R$ 200. Sendo assim, nesse caso vale a pena obter um servi?o online pelo celular e n?o pagar nada al?m da sua rede de Internet para utiliz?-lo.

Aplicativo Waze ? atualizado constantemente com informa??es dos usu?rios (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Gr?ficos: empate

Os gr?ficos e mapas dos dois tipos de servi?o s?o muito bons e cumprem com o prometido, fazendo um ?timo trabalho. Os aplicativos para celular s?o ?timos para cidades grandes, por?m, caso voc? more em uma cidade pequena, ou use o GPS para frequentar lugares menos povoados, pode ser uma boa ideia comprar um GPS veicular. Isso porque estes lugares podem ter mapas desatualizados. Portanto, pense na sua necessidade para depois escolher o

... modelo ideal para o seu caso.

Atualiza??o: GPS nos smartphones

Sem d?vida, nesse quesito os GPS dos aplicativos levam grande vantagem. Estes apps conseguem mostrar dados atualizados em tempo real, para mostrar, por exemplo, quando uma via est? em obra, ou se tem um carro engui?ado em determinada pista. Isso porque a maioria desses apps, como o Waze, usam informa??es dos pr?prios usu?rios para atualizar o programa, o que traz mais dinamismo ao aplicativo e ajuda seus usu?rios.

Conclus?o: GPS nos smartphones

Podemos concluir, portanto, que os programas de GPS nos smartphones podem ser uma ?tima op??o para quem n?o quer investir um dinheiro em um GPS veicular. Os apps cumprem muito bem a fun??o e t?m mapas bem atualizados. Al?m disso, estes programas trazem mais dinamismo ao recurso, uma vez que t?m seus dados atualizados constantemente atrav?s das informa??es enviadas pelos pr?prios usu?rios. Por?m, caso voc? v? viajar para fora do Brasil ou deseje ir para alguma regi?o menos povoada, a dica ? investir no GPS tradicional e n?o correr o risco de ficar perdido por a?.

Como localizar um celular pelo GPS? Comente no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.