O donos de iPhone 4S e do iPad 2 receberam uma boa not?cia da Apple: os aparelhos receber?o o iOS 9. Ao contr?rio do esperado, a empresa resolveu dar uma esticadinha no suporte de ambos e atualiz?-los, ainda que com funcionalidades limitadas. Mas fica a d?vida: vale a pena comprar as vers?es antigas do smartphone e do tablet? O TechTudo traz uma an?lise para voc?.?

iPad ou iPhone 6 Plus? Veja se ainda vale a pena comprar o tablet Apple

iPhone 4S tem iOS atualizado at? vers?o mais recente (Foto: Isadora D?az/TechTudo)

Ainda ? poss?vel encontrar?

Lan?ado em 2011, o iPhone 4S ainda pode ser encontrado em lojas online como uma alternativa ?mais acess?vel? do smartphone da Apple. Mesmo defasado, o aparelho tem um pre?o m?dio de R$ 1,1 mil nas principais varejistas do pa?s, o que ? bem caro.

Outro ponto importante ? que a pr?pria Apple j? n?o comercializa mais o telefone em sua loja oficial h? algum tempo. Isso ?, claramente, uma indica??o que o telefone deve perder o suporte, tornando-se defasado tamb?m em software, o que ? terr?vel para quem baixa muitos aplicativos.

iPhone 4S tem tela de apenas 3,5 polegadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O que voc? achou das novidades da Apple para 2015? Comente no F?rum do TechTudo

J? o iPad 2 n?o foi encontrado na loja oficial da Apple, nem em grandes varejistas do Brasil, indicando que o suporte ao tablet ? ainda menor que o telefone. Sendo assim, ? poss?vel que muitos usu?rios encontrem o tablet apenas de segunda m?o e sem garantia v?lida no Brasil, o que ? um risco consider?vel.

Tela: menores e inferiores

A Apple resistiu, durante muito tempo, a apresentar um iPhone com tela maior, mas mudou de ideia no iPhone 5, que tem 4 polegadas, e aderiu de vez ? tendencia no modelo 6 e no 6 Plus, que t?m 4,7 e 5,5 polegadas, respectivamente. Enquanto isso, o iPhone 4S continua com tela de 3,5 polegadas, apresentada desde o primeiro iPhone.

Embora o tamanho da tela envolva o gosto do usu?rio, ? preciso considerar que os padr?es do mercado hoje gira em torno do tamanho do iPhone 6: 4,7 polegadas. Ou seja, a tend?ncia ? que os desenvolvedores lancem aplicativos e jogos mais adaptados a displays maiores e dif?ceis de usar no iPhone 4S ou, simplesmente, n?o compat?veis.

iPad 2 tem tela com resolu??o bastante inferior aos modelos recentes (Foto: Divulga??o/Apple)

J? no caso do iPad 2, o tamanho ? o mesmo adotado no novo iPad Air 2: 9,7 polegadas. A grande diferen?a fica por conta da resolu??o de 1024 x 768 pixels, ou seja, nem chega

... perto da tela Retina dos modelos mais recentes, que chegam a ter 2048 x 1536 pixels e uma densidade muito maior.

Desempenho: o calcanhar-de-Aquiles

Se tem algum ponto em que usu?rio deve ter problemas ao comprar o iPhone 4S ou o iPad 2, ? no desempenho do aparelho. Diversos donos do modelo j? relatam uma queda na produtividade ap?s a atualiza??o para o iOS 8, apresentando lentid?o e at? travamentos. Embora a Apple prometa uma otimiza??o para a nova vers?o, ? bastante improv?vel que os aparelhos tenham uma melhora muito significativa.

iPhone 4S e iPad 2 trazem entrada dock antiga e incompat?vel com novos acess?rios (Foto: Divulga??o/Apple)

O iPhone 4S e o iPad 2 compartilham o mesmo hardware: um processador dual-core Apple A5 de 1 GHz, e 512 MB de mem?ria RAM, o que pode ser bastante atrasado. Com isso, ? prov?vel que o iOS 9 chegue aos aparelhos com bastante limita??es e poucas fun??es novas.

Entrada dock: incompatibilidade ? vista

O iPad 2 e o iPhone 4S compartilham ainda outra caracter?stica: a antiga entrada dock de 30 pinos. Substitu?do pelo padr?o lightining, a partir do iPhone 5, o antigo conector da Apple deixou de ser utilizado gradualmente por fabricantes de acess?rios. Isso significa que os donos do smartphone e tablet antigos ter?o mais dificuldade de encontrar produtos que sejam compat?veis com os seus modelos.

H? tamb?m que se considerar que, em caso de quebra do cabo, a substitui??o tende a ser cada vez mais dif?cil. Afinal, a Apple j? n?o comercializa o modelo e a tend?ncia ? que ela deixe de vender acess?rios para eles em breve.

iPad 2 e iPhone 4S podem ser encontrados com pre?o muito alto para o que oferecem (Foto: Divulga??o/Apple)

Afinal, vale a pena ou n?o?

O desejo de ter um iPhone ou iPad ainda ? bastante presente na vida de muitas pessoas, mas ? preciso tomar cuidado para n?o transform?-lo em frustra??o. Apesar de muitas lojas oferecerem parcelamentos do iPhone 4S em at? dois anos e de ser poss?vel achar o iPad 2 por um pre?o camarada, a compra pode n?o ser uma boa escolha.

Em primeiro lugar, o valor de R$ 1,1 mil ? bastante elevado para um telefone cujo suporte n?o deve ser estendido novamente. Al?m disso, ? poss?vel encontrar aparelhos com Android e Windows Phone por um pre?o parecido, mas com configura??es bem mais robustas e que v?o atender o usu?rio sem problemas.

N?o h? d?vidas que a Apple ? capaz de oferecer um ?timo atendimento aos seus consumidores e que o iPhone e o iPad t?m funcionalidades que v?o al?m da ?ostenta??o?. No entanto, como diz o ditado: o barato pode sair caro.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.