Atrav?s do Windows Insider, a Microsoft utiliza a for?a da sua comunidade para moldar o Windows 10. Mas, como efetivamente o feedback dos usu?rios impacta nas a??es de melhorias do novo sistema operacional? No blog oficial da desenvolvedora, Samer Sawaya, l?der do programa de feedback do Windows, detalhou como as cr?ticas e opini?es s?o utilizadas para o aperfei?oar o sistema operacional.

Microsoft vai unificar apps do Skype para Windows; entenda o que muda

Opini?o dos usu?rios impacta diretamente no aprimoramento do sistema (Foto: Reprodu??o/Microsoft)

A Microsoft tem um grande equipamento para colher e decifrar a opini?o dos usu?rios. Desde o primeiro preview do Windows 10, lan?ado em outubro de 2014, foram recebidas mais de tr?s milh?es de contribui??es da comunidade atrav?s do Windows Feedback App.?

Para conseguir dar ?forma? ?s opini?es, um software avan?ado compila todas as informa??es repassadas pelos usu?rios. Um papel importante deste programa ? tornar a leitura dos feedbacks mais ?gil, agrupando em palavras-chave os termos mais utilizados. Assim, sempre quando uma nova vers?o ? lan?ada, os engenheiros conseguem identificar rapidamente quais s?o os problemas mais comentados. O sistema tamb?m identifica o hardware e dispositivo dos usu?rios.

Software cria nuvem de palavras-chave com principais termos dos feedbacks (Foto: Reprodu??o/Microsoft)

As informa??es colhidas ficam salvas em um banco de dados. Com isso, todas as pessoas envolvidas na constru??o do sistema conseguem pesquisar os erros mais comuns e as sugest?es enviadas pela comunidade.?

O Windows Feedback app tem parte fundamental na elabora??o desse banco dados. O outro pilar do colhimento de informa??es s?o os mini-question?rios criados pelas equipes de desenvolvimento. ? atrav?s das perguntas repassadas aos usu?rios que os engenheiros conseguem medir se as altera??es est?o agradando. J? foram elaborados mais de 13 milh?es de question?rios, com uma taxa de resposta de 18,5%.?

Feedback de todas as partes do mundo

Quadro de contribui??es por linguagem de vers?o preview do Windows 10 para smartphone (Foto: Reprodu??o/Microsoft)

N?o h? d?vidas que a Microsoft ? conhecida mundialmente. Para se ter ideia, apenas quatro pa?ses de todo o mundo n?o tem participantes do programa de testes do Windows 10. Por isso, a empresa recebe um feedback em todos os idiomas e tem um cuidado especial com a tradu??o do sistema.?

No quadro acima ? poss?vel ver a quantidade de feedbacks recebidos por cada idioma. As informa??es foram computadas ap?s o lan?amento da Build 10080 para smartphones. O portugu?s do Brasil est? na terceira posi??o com mais contribui??es, atr?s do chin?s simplificado e do ingl?s.?

Obviamente, as pessoas envolvidas no desenvolvimento do sistema n?o sabem todos os idiomas. A tradu??o dos feedbacks ? feita no Bing Translator, mas ainda sim ? poss?vel visualizar o coment?rio na l?ngua original.?

... r>

Altera??es baseadas nas contribui??es?

O Windows 10 j? recebeu altera??es significativas com base no feedback dos usu?rios. Uma delas est? no posicionamento do ?expandir? nas janelas abertas do Modern Apps. No in?cio, para visualizar a janela em tela cheia era preciso apertar o bot?o ??? e selecionar ?Full Screen?.

Evolu??o do 'Expandir' na barra de t?tulo baseado na contribui??o dos usu?rios (Foto: Reprodu??o/Microsoft)

Novo bot?o e Cortana com pausa

Com base nas contribui??es, na Build 9926 o bot?o ?expandir? foi adicionado do lado esquerdo do bot?o ?fechar?. No entanto, os usu?rios reclamaram que o ?expandir? estava sendo apertado acidentalmente, j? que ficava na posi??o do ?maximizar. Na Build 10041 isso foi corrigido e o ?expandir? foi posicionado no lado esquerdo de ?minimizar?.?

Outra modifica??o com base no feedback dos usu?rios foi no comando inicial usado para ativar a Cortana. No in?cio, para ativar a assistente virtual era preciso dizer ?Hey Cortana? e de uma vez falar o recurso. A comunidade identificou que esse comando muitas vezes era confuso. Agora, para ativar a assistente n?o precisa dizer a frase do comando inteira, bastando utilizar apenas o comando inicial e depois de uma pausa falar o recurso.?

Baseado nas perguntas espec?ficas enviadas pela Microsoft, os usu?rios puderam opinar sobre o modo de impress?o do Windows 10. Foi identificada a necessidade de colocar impress?o nativa ? PDF. Na Build 10041 esse recurso foi adicionado.

Qual o melhor Windows de todos os tempos??Comente no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.